Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno.

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Transcrição da apresentação:

Marketing de Serviços Marketing de Relacionamento Natália Xavier Bueno

Consumidores  qualidade no serviço  satisfação do consumidor (repetição ou recomendação do serviço)

Dentre os diversos fatores importantes para a prestação de serviços, a motivação dos colaboradores destaca-se como elemento essencial, uma vez que os processos, por maior que seja o seu grau de automatização, SEMPRE NECESSITARÃO DO FATOR HUMANO qualificado e motivado na sua operação, de modo a obter o melhor resultado possível.

ENDOMARKETING OU MARKETING INTERNO Tem como objetivo principal a valorização do cliente interno das empresas, os colaboradores, de modo a maximizar todo o seu potencial criativo e operativo, de sorte que o objetivo principal das organizações seja alcançado.

O endomarketing utiliza o fundamento de que é necessário vender a ideia do produto primeiramente para o colaborador, e preza pela satisfação e a valorização da equipe, a fim de torná-la forte aliada da organização pelo seu comprometimento e assim conseguir resultados favoráveis à instituição.

Os valores éticos, a atitude das empresas, o envolvimento emocional dos funcionários e por fim a capacidade de agregar relações afetivas tomava lugar de destaque na nova realidade organizacional.

ENDOMARKETING Endomarketing é um instrumento que completa o esforço de marketing de uma organização, mobilizando seu público interno, visando aprimorar a cultura externa para prestar um bom serviço, além de, contribuir para o senso de pertencer e para a realização das pessoas. BEKIN, S. Faingaus. Endomarketing: como praticá-lo com sucesso. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

ENDOMARKETING É a utilização do Marketing junto ao Público Interno. OU SEJA, Ações de Marketing voltadas para dentro da empresa. EXEMPLO PRÁTICO.

Como as organizações são compostas por pessoas, quanto mais pessoas felizes trabalharem nela, melhor será seu clima organizacional. Nesse sentido Brum (2010) afirma que fazer endomarketing nada mais é do que oferecer ao colaborador educação, atenção e carinho, tornando-o bem preparado e mais bem informado, a fim de que se torne uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender encantar e entusiasmar o cliente.

DO MARKETING AO ENDOMARKETING O Marketing já recebeu inúmeras definições ao longo dos anos, variando conforme cada estudioso do assunto, porém todos chegam ao ponto comum de que é um ferramenta de venda que visa a satisfação pessoal do consumidor. Segundo Kotler (2000) o marketing com o passar dos anos ganhou ainda mais espaço e força no mercado mundial, moldando-se as constantes mudanças de desejo e atitude do consumidor.

DO MARKETING AO ENDOMARKETING O Século XXI, em particular, foi marcado pela expansão de mercado através da internet. A popularização da tecnologia permitiu também que o consumidor tivesse maior poder, não só de consumo, mas de qualidade também. Passando a adquirir e até mesmo exigir produtos personalizados.

DO MARKETING AO ENDOMARKETING Kotler (2000): Assim, percebe-se que o consumidor passa, não somente a desejar, mas a exigir o melhor. Mediante a esta postura as empresas buscam se adaptar a esta nova realidade, que exige uma equipe de trabalho integrada e conhecedora do presente mercado. Visando a importância da comunicação interna e primordialmente a conquista do cliente interno criou-se um novo nicho de administração e marketing: O endomarketing.