PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
ILMA PASSOS ALENCASTRO VEIGA
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
2º encontro – Professores Maio de 2012
Metodologia Científica
NOÇÕES PRELIMINARES.
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Edna Maria Barbosa Arrebola
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
EQUIPE HISTÓRIA SEED/PR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Aulas Práticas no ensino de Ciências
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Curso de Docência Universitária
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
Portfólio de Estágio Supervisionado
Aula 09 A pesquisa-ação e a pesquisa participante
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA TÉCNICAS EM COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA São Luís 2008.
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
A Gestão participativa
Universidade Federal de Uberlândia
LOCAL DA INTERVENÇÃO: ESCOLA ESTADUAL JOÃO GUILHERME LEITE KUNZE
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
AUTORAS: Maria das Mercez Sousa Ribeiro e Valéria Bento Noleto
ESTUDO DO MEIO.
TRABALHOS CIENTÍFICOS
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
Docência universitária: repensando a aula
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Projeto Pedagógico - PP - Ivany Ehrhardt – fev.2006.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
NOÇÕES PRELIMINARES. Propostas desse estudo Identificar os fatores que ajudam no processo de planejamento e controle da investigação; Identificar os fatores.
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Transcrição da apresentação:

PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR: CAMINHO NECESSÁRIO

INICIANDO A CONVERSA! O que é ensino? O que é mesmo ensinar? De que maneira a aprendizagem se realiza? Quem é sujeito no processo ensino- aprendizagem?

Fonte: University of Auckland, John Hattie, outubro, 2003

Como colocar a pesquisa nesse contexto? De qual pesquisa estamos falando?

MAIS PERGUNTAS... Que pesquisa nos interessa? Como entender a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão prevista pela legislação educacional? Que relação pode ser estabelecida entre pesquisa e ensino de qualidade? De que maneira VOCÊ, professor universitário, pode manter um clima de investigação em sua sala de aula? Como tornar-se professor-pesquisador?

PESQUISA... ... Significa diálogo crítico e criativo com a realidade. ... Funda o ensino e evita que este seja simples repasse copiado. ... Aponta na direção correta da aprendizagem ... Acolhe, na mesma dignidade, teoria e prática. ... É o cotidiano mais cotidiano. Quem pesquisa tem o que ensinar; deve pois, ensinar, porque ensina a produzir, não a copiar. Quem não pesquisa, nada tem a ensinar, pois apenas ensina a copiar. (DEMO, 2003, 128)

PESQUISA: princípio científico e educativo BUSCA CAMINHO/TRILHA OBJETIVO

Desenvolvimentos teóricos Noções fundamentais Desenvolvimentos teóricos Linhas de pesquisadores que trilharam o caminho Biblioteca Arquivos Visitas aos locais Entrevistas

CRITÉRIOS/Procedimentos de pesquisa (BELLEIROT, 2001) Produção de conhecimentos novos Produção rigorosa de encaminhamento(protocolos a serem seguidos) Comunicação de resultados ( discussão e crítica)

É possível realizar pesquisa desvinculada do ensino, mas não dá para pensar em ensino desvinculado da pesquisa.

(MARAFON, 2001, p. 132 apud CASTANHO, 2001, p. 93) A indissociação entre o ensino e a pesquisa deve constar no projeto da graduação e da pós- graduação e ser sustentada pela discussão e assunção de concepções político-pedagógicas de educação, de homem, de mundo, que são muito mais amplas e sólidas que as metodologias, visto que as determinam. O professor, que constantemente reflete sobre estas concepções, cria e recria novas metodologias e impulsiona significativas revisões curriculares. (MARAFON, 2001, p. 132 apud CASTANHO, 2001, p. 93)

Todo aprendizado exige pesquisa. Ora, o ensino exige aprendizado Todo aprendizado exige pesquisa. Ora, o ensino exige aprendizado. Logo, o ensino exige pesquisa. (CASTANHO, 2005,p. 80)

Ensino com pesquisa Situação de uso: Quando o professor deseja contribuir com a formação de sujeitos autônomos, reflexivos e criativos. Permite aos estudantes: Tomar iniciativa na busca de informações; Entrar em contato com diferentes fontes de informações; Selecionar, organizar, comparar, analisar, correlacionar dados e informações; Fazer inferências; Levantar hipóteses, checá-las, comprová-las, reformulá-las e tirar conclusões; Elaborar um relatório com características científicas; Comunicar os resultados obtidos com clareza, ordem, precisão científica, oralmente ou por escrito.

Como fazer: Discutir os critérios para a escolha do tema ou da situação a ser pesquisada. Dividir a turma em pequenos grupos, ficando cada um com um aspecto da temática ou com um tema próprio; Definir o problema da pesquisa e a metodologia; Definir a bibliografia a ser pesquisada; Escolher os procedimentos e instrumentos para a coleta de dados; Realizar a tabulação e a análise dos dados; Realizar a conclusão; Elaborar o relatório final; Comunicar os resultados a toda a classe ( pôster, power point, cartazes, etc.).

Para obter melhores resultados é preciso: Disposição do professor para orientar os estudantes durante o processo. Para tanto, precisará realizar encontros específicos com cada grupo; Definir uma norma para a apresentação do relatório final; Elaborar inicialmente um projeto ou anteprojeto que orientará o grupo em cada passo; Realizar um trabalho interdisciplinar, com a participação de mais de um docente ou área do conhecimento.

REFERÊNCIAS CASTANHO, Sérgio. Ensino com pesquisa na graduação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; NAVES, Marisa Lomônaco de Paula (Orgs.). Currículo e avaliação na educação superior. Araraquara: Junqueira e Marin, 2005, 230p. DEMO, Pedro. Desafios da universidade. In: Desafios modernos da educação. 4. Ed. Vozes: Petrópolis, 1993, cap. 4.