“Entre a ficção e o documentário: as estratégias estéticas dos filmes biográficos sobre a ditadura militar brasileira” Bolsista: Gabriela de Souza Carvalho.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias e análises Encaminhamentos básicos para trabalho final da disciplina Entrega =
Advertisements

ARTIGO CIENTÍFICO OU ACADÊMICO
A origem da Filosofia e as suas relações com os mitos.
CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
CONTOS PESCADOS: VALORIZANDO AS NARRATIVAS ORAIS DA COMUNIDADE DE PESCA DO BAIRRO DA RIBEIRA.
Bazin Cinema e realidade cinema e realidade. Bazin - Bazin - escreveu no período de 1944/56, morre aos 40 anos, Contexto - crítico de cinema (Esprit /Cahiers.
Kátia Rodrigues Araújo (IC) e Flávia Ulian (PQ)
Das coxias do Teatro à repressão Teatro Oficina (1958 a 1974)
Componentes Carlos César Almendra Walmor Francisco Neto
TEATRO DRAMÁTICO.
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
O senso comum como ponto de partida. Estudo da pág. 10 a 16.
RESENHA: CONCEITO, ESTRUTURA E PRODUÇÃO
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Ensaio: documentários sobre arte
ARQUEOLOGIA HISTÓRICA NA CASA DA NAÇÃO, CAMACHO- JAGUARUNA –SC
Metodologia Científica
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
A CONSTRUÇÃO DA SUBJETIVIDADE, O QUE A TV TEM COM ISSO?
INDÚSTRIA CULTURAL.
Ciência e Conhecimento científico
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Professsora: Aíla Rodrigues
GÊNEROS DISCURSIVOS DEFINIÇÃO:
Arte e representação.
A cultura de um povo, em suas diferentes formas de expressão, representa todo um modo de “ser e viver,” e o como se relaciona em uma dada sociedade.
Thiago Rodrigues Raquel Mariano Carlos Gandolfi Roberta Lorraine
AQUISIÇÃO LÉXICO-CULTURAL DO INGLÊS ATRAVÉS DE MÚSICAS: (RE)TOMADAS DE POSIÇÕES PARA O TRABALHO EM SALA DE AULA Jean Santos PRADO (Bolsista PIBID/CAPES)
Cap. 13. Linguagem do cinema
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
Reconhecendo o território do IAPC do Irajá: Relato da experiência de elaboração diagnóstico situacional no curso técnico de Agentes Comunitários de Saúde.
O Artigo Científico Cultura, Língua e Comunicação
Biografia: João Pequeno atualmente mora no Porto, é cantor, compositor e produtor. O seu estilo de música é o Hip Hop. A música que apresento foi lançada.
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
SEMINÁRIO DE PESQUISA PEDAGOGIA 8° PERÍODO
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Elaboração de relatório
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
REGISTRO AUDIOVISUAL DOS PROJETOS EM DISCIPLINA 2007 Trabalho de Iniciação Científica: Bolsistas da Revista Laboratório Ciência em Curso Graduação em Com.
GÊNERO TEXTUAL E SUBJETIVIDADE: EM BUSCA DO ESTILO
 .
Desconstruindo o Cinema Verdade Projeto - PUIC Orientador(a):. Jorge H. Wolff Bolsista: Daniel Costa Pompeu Grande Florianópolis / Pedra Branca Introdução.
Videodançar: um verbo possível.
UDESC- UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Análise e Produção Textual III PECRI-A/Semestre 2014/2 Acadêmicas: Andréia de Souza Gonçalves Flávia de.
A construção e preservação da imagem “A imagem do produto e da empresa (como instituição) formam seu patrimônio maior, que deve ser construído e preservado,
ANOTAÇÕES e DIÁRIO DE CAMPO
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
Homem e Sociedade 1.1. O Conhecimento: característica fundamental da humanidade O conhecimento, produto da atividade consciente do pensamento,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
O regime militar e a questão da resistência: memória e história
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Documentários biográficos sobre a ditadura militar brasileira: atualização da história Bolsista: Bárbara Biolchi (BPA/PUCRS) Orientadora: Cristiane Freitas.
Alienação Mental Nomes dos componentes do grupo: Aline Santiago n°: 01 Danilo n°: 10 Gabriela n°: 17 Gean n°: 18 Laís n°: 29 Priscila n°: 37 2° A. EE.
Universidade Comunitária da Região de Chapecó UNOCHAPECÓ Prof Silvia Maria Alves de Almeida DOSSIÊ TEMÁTICO O QUE É? 25/04/2017.
Constituição de acervo e a ação com a leitura
 O subprojeto PIBID História 1 tem como eixo central o trabalho com Cultura, Identidades Culturais e Pluralidade no ensino fundamental, trabalhando com.
Métodos e Técnicas de Pesquisa em História Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
Estética Realista na Produção Audiovisual Brasileira Contêmporanea: tradição ou mercadoria? Ciências socialmente aplicáveis- Curso de cominicação social.
Walter Benjamin ( ). Grande estudioso da cultura francesa. Associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica Traduziu para o alemão as obras.
1/19 Professora: Silvia Pereira de Castro Casa Nova Monitora: Suilise Berwanger Wille Estrutura de trabalhos e projetos científicos Metodologia da Pesquisa.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
DO “PAPA DOS LOUCOS” À “CEGUEIRA BRANCA”: A DIFERENÇA REPRESENTADA NA LITERATURA FERNANDA CRISTINA DE SOUZA LINHA DE PESQUISA: EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTADORA:
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa. Ms.Márcia Bet Kohls
Pedagogia Progressista Libertadora
Transcrição da apresentação:

“Entre a ficção e o documentário: as estratégias estéticas dos filmes biográficos sobre a ditadura militar brasileira” Bolsista: Gabriela de Souza Carvalho Orientadora: Cristiane Freitas Gutfreind

Objetivo da Pesquisa Objetivo Geral: Analisar as estratégias estéticas dos longas-metragens biográficos ficcionais e documentais sobre a ditadura militares brasileira (1964-1985), realizados entre 2002 e 2014.

Objetivos da Pesquisa Objetivos Específicos: Mapear os filmes biográficos que correspondem o período estudado ressaltando as temáticas relatadas (ex. cenas de tortura, movimentos de resistência, controle das mídias, tentativas de golpes políticos, etc.) e, consequentemente, as diferenças entre relatos de “militares” e “militantes”; Analisar as escolhas estéticas em termos imagéticos (montagem, enquadramento, movimento de câmera, etc), o que determina a forma de dramatização do personagem biográfico na ficção e no documentário;

Objetivos da Pesquisa Objetivos Específicos: Investigar e compreender as diferenças estéticas e de estilo sustentadas pelo realismo nos filmes biográficos contemporâneos de ficção e documentário; Investigar e compreender as diferenças quantitativas entre os formatos fílmicos (documentário e ficção).

Metodologia da Pesquisa Análise da narrativa fílmica baseada na “desconstrução” da montagem, enquadramento e escolhas estéticas, o que determina a forma de dramatização do filme. Pesquisa bibliográfica vinculada a uma reflexão sobre os principais eixos teórico-conceituais: realismo (Bazin; Kracauer; Rancière), construção da imagem biográfica e seus discursos (Agamben; Aumont; Badiou; Benjamin).

Documentário É o cinema documentário o cinema que se dedica ao ‘real’. É, nesse sentido, capaz de uma invenção ficcional mais forte que o cinema de “ficção”, que se dedica facilmente a certa estereotipia das ações e dos tipos característicos. (RANCIÈRE, 2009, p.57) O mundo parece poder falar por si, e a fala do mundo, a fala das pessoas, é predominantemente dialógica. A tendência mais participativa do cinema direto/verdade introduz no documentário uma nova maneira de enunciar: a entrevista ou o depoimento. As asserções continuam dialógicas, mas são provocadas pelo cineasta. (RAMOS, 2008, p.23)  

Realismo Estratégia estética utilizada frequentemente nos filmes-biográficos sobre “catástrofe histórica” (Benjamin), pois intensifica as emoções, através do personagem que viveu a história, ajuda a exorcizar o trauma e atualiza o acontecimento histórico no presente (Bazin, Kracauer, Rancière). Os filmes-biográficos são um instrumento relevante para a compreensão da comunicação na atualidade e que remete ao presente transformando, reinterpretando o passado, interagindo, assim, entre o vivido e o transmitido.  

Filme-biográfico Instrumento do cinema que se baseia em personagens cuja existência é legitimada pela história e constrói imagens que permitem compreendê-la, em muitos casos, servindo de contraponto a história oficial. Esse gênero híbrido, transita entre o filme político, o filme dramático-social e o filme histórico. O filme biográfico permite, também, identificar fenômenos históricos, definir e desmitificar a permanência de certos traços e estilos culturalmente determinados.

Filme-biográfico FILME HISTÓRICO FILME DRAMÁTICO-SOCIAL FILME POLÍTICO

Alguns filmes do corpus Person (Marina Person, 2003) Dom Hélder Câmara – O Santo Rebelde (Erika Bauer, 2004) Vlado – 30 Anos Depois (João Batista Andrade, 2005) Zuzu Angel (Sérgio Rezende, 2006) Brizola – Tempos de Luta (Tabajara Ruas, 2007) O Longo Amanhecer - Cinebiografia do Celso Furtado (José Mariani, 2007) Batismo de Sangue (Helvécio Ratton, 2007) Diário de uma busca (Flávia Castro, 2008) Cidadão Boilesen (Chaim Litewski, 2009) Em Teu Nome (Paulo Nascimento, 2009) Marighella (Isa Ferraz, 2011) Repare Bem (Maria Medeiros, 2012)

Resultados parciais Elaboração de banco de dados e de acervo fílmico Análise de imagens e de acervo fílmico sobre a temática Desenvolvimento de artigos científicos Participação no grupo de pesquisa Kinepoliticom (CNPq) Apresentação em eventos acadêmicos

Referências bibliográficas AARÃO REIS FILHO, Daniel. Ditadura Militar, esquerdas e sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. ____, Daniel Aarão. O golpe e a ditadura militar : quarenta anos depois (1964-2004) / Daniel Aarão Reis, Marcelo Ridenti, Rodrigo Patto Sá Motta (orgs.). – Bauru, SP: Edusc, 2004. AGAMBEN, Giorgio. Estado de exceção. São Paulo: Boitempo, 2009. AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Texto & Grafia, 2009. BADIOU, Alain. El cine como experimentación filosófica. Buenos Aires: Manantial, 2004. BAZIN, André. O Cinema: ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012. DA-RIN, Sílvio. O Espelho Partido: tradição e transformação do documentário. Rio de Janeiro: Azougue, 2008. DOSSE, François. O desafio biográfico: escrever uma vida. São Paulo: EDUSP, 2009. FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. GASPARI, Elio. A Ditadura Derrotada. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. KRACAUER, Siegfried. De Caligari a Hitler : uma história psicológica do cinema alemão. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. LABAKI, Amir. É tudo verdade. São Paulo: Francis, 2005. NICHOLS, Bill. Introdução ao Documentário. São Paulo: Papirus, 2005. PENA, Felipe. Teoria da biografia sem fim. São Paulo: Mauad, 2004. RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental, 2005. SELIGMANN-SILVA, Márcio. Palavra e imagem: memória e escritura. Chapecó: Argos, 2006.

Obrigada!