DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
Advertisements

Universidade Federal de Pelotas
Recife, setembro de 2005 Política de Monitoramento e Avaliação da Atenção Básica Encontrando caminhos para a institucionalização.
Saúde Bucal na esfera pública
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Gestão de Risco de Desastres no SUS Guilherme Franco Netto
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Educação Permanente em Saúde :
AÇÕES SAÚDE TRANSFORMAÇÃO
Rede de Atenção Oncológica
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
SITUAÇÃO ATUAL DO SUS ÁREAS DE SATISFAÇÃO DA POPULAÇÃO:
Secretaria Estadual de Saúde Departamento de Ações em Saúde Coordenação Estadual de Atenção Básica - Saúde da Família Política Estadual para Atenção Básica.
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Gestão Competente da Escola Pública
Política Nacional de Humanização
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
POLÍTICA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
TECNOLOGIAS DE GESTÃO DO CUIDADO EM SAÚDE
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Política Estadual para as Terapêuticas não Convencionais no SUS em MG I Simpósio Mineiro de Homeopatia Walcymar Leonel Estrêla Coordenação Estadual de.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Ministério da Saúde Carta de Ottawa – 1986  Conceito amplo de saúde – qualidade de vida  Reforça responsabilidade e direito de indivíduos e coletivos.
“Conectar coletivos na Saúde e na Educação”. Quem respondeu? -Maioria mulheres - Maioria profissionais de saúde -Residentes do Rio de Janeiro -
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior clareza da política.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Programa de Atenção Comunitária a meninos, meninas e adolescentes com sofrimento mental Direção Adjunta de Saúde Mental Governo da Cidade de Buenos Aires.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
I Encontro dos Núcleos do CONASEMS - Núcleo COMUNICOSEMS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Própria construção do.
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
MAIO 2010.
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
SEMANA MUNDIAL DO COMÉRCIO JUSTO E SOLIDÁRIO
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Centro de Referência de Assistência Social
POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
Associação Brasileira
Encontro Estadual do PMAQ
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
PROJETO TERRITÓRIOS. PROJETO PARCERIAS G H M DAE/CAMC DAB DARA GESTORES ESF NASF USUÁRIOS HOSPITAIS DE EXCELÊNCIA.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
REUNIÃO CÂMARA TÉCNICA DA ATENÇÃO BÁSICA, CONASS E CONASEMS – 12 DE AGO DE Grupo 2 – APS COMO ORDENADORA DA REDE DE ATENÇÃO EM SAÚDE (SISTEMAS DE.
Programa Saúde da Família
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Propostas de Organização do Modelo de Atenção à Saúde com ênfase na Atenção Básica, Promoção e Vigilância à Saúde em Minas Gerais: enfrentando os desafios.
Comunicação Interna PolíticaCompromissos Sugestões de produtos, soluções.
Programa Nacional Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Secretaria de Atenção à Saúde A importância do telessaúde na política de redes.
Transcrição da apresentação:

DESAFIO 4: VALORIZAÇÃO SOCIAL DA APS E AÇÕES INTERSETORIAIS ARMANDO - COSEMS CAROLINE - COSEMS RS CELIA BORTOLETO - COSEMS DANIELA BORBA – SES RO ELISABETH – SES ES GUILHERME - MS IMACULADA – SES CE JANAINA - MS KELVA AQUINO – MS LIVIA SOUZA - MS MIRNA – SES AL SHEILA CRUZ - COSEMS ES SILVIA - MS Grupo:

Formação de Câmara Intersetorial: Educação, Assistência Social, Conselhos Sociais, Segurança, Esporte e Cultura Explorar as potencialidades das áreas de diversos setores Explorar as potencialidades das áreas de diversos setores Elaborar planejamento integrado intra e intersetorial com base no diagnóstico situacional (participação da saúde nas discussões de outros setores do governo) Elaborar planejamento integrado intra e intersetorial com base no diagnóstico situacional (participação da saúde nas discussões de outros setores do governo) Ampliação da implantação dos NASF e maior acesso aos municípios Ampliação da implantação dos NASF e maior acesso aos municípios Reconhecimento, compreensão e respeito do saber popular no planejamento e realização de ações em saúde. Envolver os sujeitos na construção da solução de seus problemas. Reconhecimento, compreensão e respeito do saber popular no planejamento e realização de ações em saúde. Envolver os sujeitos na construção da solução de seus problemas. Ações Intersetorial

Valorização Social da APS Pautar nos colegiados de gestão a valorização da AB\APS Pautar nos colegiados de gestão a valorização da AB\APS Definição da terminologia Definição da terminologia Ministério da Educação Ministério da Educação Parâmetros curriculares Parâmetros curriculares Garantir infra-estrutura adequada Garantir infra-estrutura adequada Incorporação dos dispositivos da PNH objetivando melhorar a satisfação do usuário, dos profissionais e dos gestores Incorporação dos dispositivos da PNH objetivando melhorar a satisfação do usuário, dos profissionais e dos gestores Discutir a incorporação de tecnologias na APS mediante implantação de protocolos baseados em evidência – ex. práticas integrativas e complementares, procedimentos e exames – aumenta resolutividade Discutir a incorporação de tecnologias na APS mediante implantação de protocolos baseados em evidência – ex. práticas integrativas e complementares, procedimentos e exames – aumenta resolutividade Garantia de suporte de rede (acesso a diagnóstico, medicamentos e apoio logístico) Garantia de suporte de rede (acesso a diagnóstico, medicamentos e apoio logístico) Melhor divulgação e informação sobre APS para a população, incluindo ações na grande mídia, radios comunitárias – processos de educação popular em saúde e outras estratégias de marketing e publicidade (Política de Comunicação Social para a APS) Melhor divulgação e informação sobre APS para a população, incluindo ações na grande mídia, radios comunitárias – processos de educação popular em saúde e outras estratégias de marketing e publicidade (Política de Comunicação Social para a APS) Resgate dos valores éticos de todos os atores sociais da saúde (profissionais, gestores, controle social) Resgate dos valores éticos de todos os atores sociais da saúde (profissionais, gestores, controle social) “O SUS é nosso e a APS também” “O SUS é nosso e a APS também”