MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
Fundamentos da Didáctica da Matemática
A prova do ENADE em Administração avaliará se o estudante desenvolveu, no processo de formação, habilidades e competências para:
Relação professor/aluno
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Núcleo Regional de Educação de Toledo
A IMPORTÂNCIA DAS MATÉRIAS DA GRADE CURRICULAR
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Apropriação de resultados SADEAM 2012
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
POR QUE O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO?
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
A Modelagem Matemática como Ambiente Educacional
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Construindo objetos de aprendizagem em matemática
Construindo o futuro do seu filho!
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
O que é ensinar história?
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Aline de Amorim, PUIC,Licenciatura em Matemática,Ponte de Imaruim.
Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Ensino Fundamental Objetivos definidos pelos PCNs
IDEB ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Informática na Educação
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
O ensino de Ciências de acordo com os RCNs
PCN no Ensino Médio Têm como fundamentos filosóficos a estética da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade.
Cristiane Jonas Francisconi
CURSO DE SOCIOLOGIA Professor Décio Soares Vicente 1.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO – CAMPUS I REFERENCIAIS TEÓRICOS- METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA Discentes: Juliana, Liliane.
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR Reunião com professores - Maio de 2011.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (Extraído da Lei 9394/96)
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Aula 7_IEEC_2015 Joana Andrade.  “...comprometer-se ideologicamente com uma causa que envolva o ser humano.”  “tornar-se professor exige mudanças de.
TEMA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
De Onde Vem A. O que é ser criativo? O que é a criatividade, afinal? O dicionário a explica de tal forma: “Faculdade ou atributo de quem ou do que é criativo;
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011

A natureza da matemática Por que ensinar matemática? As finalidades do ensino da matemática Conclusões Movimento de Reorientação Curricular – Matemática Documento 5

“AO LONGO DA HISTÓRIA A MATEMÁTICA SERVE COMO BASE PARA OS AVANÇOS DAS CIÊNCIAS FÍSICAS E, MAIS RECENTEMENTE, AUXILIANDO O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DAS CIÊNCIAS HUMANAS.”

AURÉLIO DIZ: s.f. Ciência que estuda, por meio do raciocínio dedutivo, as propriedades dos seres abstratos (números, figuras geométricas etc.), bem como as relações que se estabelecem entre eles.

Ciência Instrumento para ler e agir sobre a realidade ASPECTOS EM BUSCA DA NATUREZA DA MATEMÁTICA Jogo ou arte

PARA QUE HÁ DE SERVIR? “ Instrumento que auxilia a compreender, descrever e modificar a realidade.” “ Alguma educação matemática é essencial para o exercício da cidadania.” - Diversão e curiosidade humana.

POR QUE/ PARA QUÊ ENSINAR MATEMÁTICA?

Por quê? Pra quê? Aparentemente implicações práticas respondem o PORQUÊ. e outras razões podem ser pensadas no PARA QUÊ, tais como: desenvolvimento do raciocínio, melhora do aprendizado das ciências e dos mecanismos financeiros e razões estéticas.

O nosso sistema educacional -Promover o desenvolvimento fisico, afetivo e intelectual do educando -Aguçar o seu espírito crítico. E sua intenção está voltada na natureza política. E AS FINALIDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA ? objetivos natureza da matemática intenções do sistema educacional.

Primeira: -Consiste em contribuir para o exercício crítico da cidadania. Matemática básica Matemática como instrumento de comunicação e expressão Matemática: vida e história. Exploração dos domínios utilitários. Segunda: -Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades matemáticas de maneira a favorecer o progresso intelectual do educando. Exploração do domínio lúdico

“Os educandos deverão ser capazes de formular e resolver, por si questões matemáticas. Dentro de suas possibilidades produzir matemática. Ele deverá compreender a matemática como atividade humana, na qual ele também poderá participar e criar.”

PORTANTO os objetivos apresentados, a partir do sistema educacional em que estamos inseridos, apontam para novas posturas no ensino da Matemática. O que foi abordado junto com o trabalho do professor e as estratégias para o ensino e a aprendizagem da matemática podem melhorar o trabalho no cotidiano da sala de aula.