MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011
A natureza da matemática Por que ensinar matemática? As finalidades do ensino da matemática Conclusões Movimento de Reorientação Curricular – Matemática Documento 5
“AO LONGO DA HISTÓRIA A MATEMÁTICA SERVE COMO BASE PARA OS AVANÇOS DAS CIÊNCIAS FÍSICAS E, MAIS RECENTEMENTE, AUXILIANDO O PROGRESSO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DAS CIÊNCIAS HUMANAS.”
AURÉLIO DIZ: s.f. Ciência que estuda, por meio do raciocínio dedutivo, as propriedades dos seres abstratos (números, figuras geométricas etc.), bem como as relações que se estabelecem entre eles.
Ciência Instrumento para ler e agir sobre a realidade ASPECTOS EM BUSCA DA NATUREZA DA MATEMÁTICA Jogo ou arte
PARA QUE HÁ DE SERVIR? “ Instrumento que auxilia a compreender, descrever e modificar a realidade.” “ Alguma educação matemática é essencial para o exercício da cidadania.” - Diversão e curiosidade humana.
POR QUE/ PARA QUÊ ENSINAR MATEMÁTICA?
Por quê? Pra quê? Aparentemente implicações práticas respondem o PORQUÊ. e outras razões podem ser pensadas no PARA QUÊ, tais como: desenvolvimento do raciocínio, melhora do aprendizado das ciências e dos mecanismos financeiros e razões estéticas.
O nosso sistema educacional -Promover o desenvolvimento fisico, afetivo e intelectual do educando -Aguçar o seu espírito crítico. E sua intenção está voltada na natureza política. E AS FINALIDADES DO ENSINO DA MATEMÁTICA ? objetivos natureza da matemática intenções do sistema educacional.
Primeira: -Consiste em contribuir para o exercício crítico da cidadania. Matemática básica Matemática como instrumento de comunicação e expressão Matemática: vida e história. Exploração dos domínios utilitários. Segunda: -Desenvolvimento de conhecimentos e habilidades matemáticas de maneira a favorecer o progresso intelectual do educando. Exploração do domínio lúdico
“Os educandos deverão ser capazes de formular e resolver, por si questões matemáticas. Dentro de suas possibilidades produzir matemática. Ele deverá compreender a matemática como atividade humana, na qual ele também poderá participar e criar.”
PORTANTO os objetivos apresentados, a partir do sistema educacional em que estamos inseridos, apontam para novas posturas no ensino da Matemática. O que foi abordado junto com o trabalho do professor e as estratégias para o ensino e a aprendizagem da matemática podem melhorar o trabalho no cotidiano da sala de aula.