OFICINA DE “CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO SUAS” Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Nacional Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Novas Estratégias de Enfretamento Brasília, 20 e 21 de maio de 2010.
Advertisements

1.
CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS
INSTRUMENTOS ESTRATÉGICOS DE POLÍTICAS DO PBSM
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
O BPC na interrelação da previdência e a assistência social
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF
Desafios da integração de políticas intersetoriais para o enfrentamento das desigualdades sociais Jeni Vaitsman Dpto. de Avaliação e Monitoramento Secretaria.
COMISSÃO INTERGESTORES TRIPARTITE
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Todas essas ações devem ter como pressupostos:
BUSCA ATIVA NO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
O campo da Psicologia no CRAS
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
1. CRAS como porta de entrada da Política de Assistência Social
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
Encontro Nacional de Monitoramento e Vigilância Socioassistencial
Atividades (Como?) Atividades que promovam o desenvolvimento do convívio familiar, grupal e social; mobilização para a cidadania; Estimulem e potencialize.
SEMAS Secretaria Municipal de Assistência Social.
Acompanhamento Familiar
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Protocolo de Gestão Integrada
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família
As modalidades de proteção social previstas no SUAS e os serviços socioassistenciais correspondentes Sandra Mancino Curitiba, 04/04/ ui9jiouiioiouiio.
IMPLANTAÇÃO DA NOB SUAS BRASILIA / JULHO DE 2013
O MP E A FISCALIZAÇÃO DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Proteção Social Básica
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sistema Único de Assistência Social
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES ANÁLISE DOS 102 PLANOS MUNICIPAIS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE ALAGOAS
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
CONTROLE E PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS PROGRAMA DE TRANSFERÊNCIAS DE RENDA E BENEFÍCIOS Brasília – DF, 08 de maio de 2014.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
Oficina de capacitação de Multiplicadores para implantação e utilização do Prontuário SuAS
Cadastro Único e Busca Ativa
Rede de atenção Intersetorial
As potencialidades do Novo Cadastro Único para Programas Sociais como ferramenta de monitoramento e avaliação.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Governo do Estado do Piauí Secretaria da Assistência Social e Cidadania - SASC CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIALPAIF.
Apoio Técnico da Vigilância Socioassistencial
Estratégia de Saúde da Família
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
DADOS DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO OESTE – SC LOCALIZAÇÃO: EXTREMO OESTE DE SANTA CATARINA POPULAÇÃO: (IBGE 2010) MUNICÍPIO DE PEQUENO.
Ações Estratégicas do PETI Contribuições do CadÚnico
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS E UNIDADES PÚBLICAS
RELATO DE EXPERIÊNCIA Projeto de Informatização da Política Municipal de Assistência Social do Município de Schroeder - SC.
Vigilância dos padrões dos Serviços de Proteção Social Básica
Centro de Referência de Assistência Social
O que é CRAS?. O que é CRAS? O Centro de Referência de Assistência Social é uma unidade pública estatal descentralizada da política nacional de assistência.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
A Interface a Proteção Social Especial e os Programas Socioeducativos SEDS – 25 de fevereiro de 2014.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças de até 6 anos é um serviço de proteção social básica ofertado de forma complementar.
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A 2026
REFERÊNCIA E CONTRARREFERÊNCIA
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
CRAS nas PECs.
Avaliação, Gestão da Informação e o PRONTUÁRIO SUAS
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza material.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TRABALHO E HABITAÇÃO.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS
DIAGNÓSTICO/ REFERENCIAMENTO , CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE E PRONTUÁRIO
DIREITO À ASSISTÊNCIA SOCIAL E PESSOA IDOSA
METODOLOGIA DE TRABALHO COM FAMÍLIAS
Transcrição da apresentação:

OFICINA DE “CAPACITAÇÃO DE MULTIPLICADORES PARA IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO PRONTUÁRIO SUAS” Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no Cadastro Único Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Gestão do SUAS Coordenação-Geral dos Serviços de Vigilância Socioassistencial

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico BREVE HISTÓRICO   Em 2010 foi realizada uma pesquisa sobre a padronização dos registros dos atendimentos dos CRAS e CREAS, cujo objetivo consistiu em levantar os tipos de fichas de registros utilizadas nos CRAS e CREAS para a oferta do serviço de acompanhamento familiar. Foram visitados 20 municípios, 43 CRAS e 24 CREAS. Nesse universo foram coletados 853 modelos de fichas de registro, sendo 423 adotadas em CRAS e 430 adotadas em CREAS.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico   A partir da análise e discussão do resultado dessa pesquisa, o MDS percebeu a importância e a necessidade da elaboração de um instrumento nacional que pudesse: Uniformizar os registros das informações do trabalho social com famílias realizado pelos equipamentos de CRAS e CREAS, visto que esses registros oferecem informações não só sobre o trabalho desenvolvido, mas também sobre as situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social que incidem sobre famílias e pessoas nos diferentes ciclos de vida e no território. Além de apontar também a responsabilidade da política de assistência social com os(as) usuários(as) do SUAS.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico   Importante considerar que a adoção de um prontuário padrão configura uma mudança cultural que proporciona uma transformação no vínculo da equipe com o(a) usuário(a). O prontuário não é um registro imediato e estático, ele consolida o momento de inserção do(a) usuário(a) nos serviços ofertados pela política de assistência social.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico   “... pois marca efetivamente uma relação com o usuário. O Prontuário SUAS pode ser considerado o marco de inclusão do usuário no SUAS; (...) quando abre-se um prontuário e registra-se o trabalho realizado firmou-se um vínculo, estabeleceu-se uma relação, estabeleceu-se um horizonte.” O que significa sair do imediatismo, do emergencial, significa ainda correlacionar, não com o olhar segmento, mas olhando de fato a matricialidade sociofamiliar. Isso é mudança de cultura, por à prova, aquilo que tem sido dito e escrito, avaliando se de fato há conhecimentos para fazer acontecer.” Fala proferida por Aldaíza Sposati na Oficina do Prontuário SUAS, realizada no dia 01 de junho de 2012.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico O Prontuário SUAS demarca o início do trabalho social com a família, e ainda indica o caráter processual e continuado do acompanhamento familiar no âmbito do SUAS.

OBJETIVOS DO PRONTUÁRIO SUAS Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico OBJETIVOS DO PRONTUÁRIO SUAS O Prontuário SUAS é um instrumento técnico que tem como objetivo contribuir para a: orientação na organização e registro das informações relacionadas ao trabalho social com as famílias e indivíduos atendidos/acompanhados pelos serviços do PAIF e do PAEFI. organização e qualificação do conjunto de informações necessárias ao diagnóstico, planejamento e acompanhamento do trabalho social realizado com as famílias e indivíduos, sem com isso ferir o direito à autonomia no planejamento e exercício do trabalho do(a) profissional.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico IMPORTANTE: O registro organizado das informações não pode nunca inibir o próprio ato da atenção e o processo de escuta que caracteriza o trabalho (...) Com isso, abrem-se novas possibilidades para que a política de assistência social crie condições para o estabelecimento de mecanismos efetivos de proteção social e de defesa de direitos.” (Brasil – MDS –Capacita SUAS, 2013).

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico O QUE É O CADASTRO ÚNICO? É um instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda: Renda mensal igual ou inferior a ½ salário mínimo por pessoa ou Renda familiar mensal de até três salários mínimos. Famílias com renda maior podem ser cadastradas se a inclusão estiver vinculada à seleção de programas sociais implementados em nível federal, estadual ou municipal. Deve ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sociais do Governo Federal voltados ao atendimento desse público

Informações da família e do domicílio em que ela reside Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico CADASTRO ÚNICO É um mapa representativo das famílias mais pobres e vulneráveis do Brasil, com ampla potencialidade de utilização pelas políticas públicas, pois apresenta: Informações da família e do domicílio em que ela reside composição familiar; endereço e características de seu domicílio; acesso a serviços públicos de água, saneamento e energia elétrica, despesas mensais; e vinculação a Programas Sociais; Dados de cada um dos componentes da família documentação civil; qualificação escolar; situação no mercado de trabalho; rendimentos, entre outros

OBJETIVOS DO CADASTRO ÚNICO Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico OBJETIVOS DO CADASTRO ÚNICO Identificação e caracterização dos segmentos socialmente mais vulneráveis da população; Constituição de uma rede de promoção e proteção social que articule as políticas existentes; Ferramenta de planejamento para políticas públicas voltadas às famílias de baixa renda; Criação de indicadores que reflitam as várias dimensões de pobreza e vulnerabilidade; Convergência de esforços para o atendimento prioritário das famílias em situação de vulnerabilidade

Prontuário SUAS Cadastro Único Entrevista e coleta de dados; Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico Cadastro Único Prontuário SUAS Entrevista e coleta de dados; Formulários (Formulário Principal de Cadastramento; Formulários Avulsos; Formulários Suplementares); Identificação do domicílio, da família, da condição socioeconômica; Entrevistadores de nível médio; Utilizado para famílias que estão em acompanhamento familiar no CRAS e CREAS; Documento único; Registrar informações da família, resultantes do acompanhamento familiar; Técnico de Nível Superior; Registro Profissional

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico IMPORTANTE DESTACAR Após a aprovação da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais outra discussão foi posta em tela para qualificar o trabalho social desenvolvido com as famílias nos CRAS e nos CREAS: a sistematização das informações e a padronização dos dados, considerando que os serviços públicos tem o dever de produzir e organizar informações sobre os serviços prestados à comunidade.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico ASSIM, A Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais aponta que a utilização de prontuário é requisito essencial para o trabalho social com famílias no âmbito do SUAS. O registro sistemático de informações em prontuário representa um indicador de qualidade do serviço ofertado, além de se constituir como um instrumento técnico para respaldo ético e legal dos profissionais responsáveis pelo serviço ofertado e para a família e indivíduos acompanhados no âmbito do PAIF e do PAEFI.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico O Prontuário SUAS materializa a importância da prática sistemática do registro no trabalho social com famílias. E aponta que esses registros devem considerar as vulnerabilidades da família e do território, a capacidade protetiva das famílias, as seguranças afiançadas pela PNAS e o acesso aos direitos socioassistenciais dos indivíduos. É essencial que os registros no Prontuário SUAS mostrem também os resultados dessa proteção social ofertada às famílias.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico O Prontuário SUAS permite aos profissionais dos CRAS e CREAS registrar as principais características da família e as ações realizadas com a mesma, preservando assim todo o histórico de relacionamento da família com os serviços da Unidade. É um documento formado por um conjunto de informações escritas, relativas à determinada pessoa ou família, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre os membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada à família.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico O Prontuário é um instrumento que promove a “Organização, Estruturação e Padronização de Informações” nas unidades de CRAS e CREAS e está dentro do escopo da Vigilância de Riscos e Vulnerabilidade

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico Prontuário é um instrumento técnico de caráter sigiloso no qual deve conter todas as informações relevantes sobre as famílias, bem como todos os registros das ações e serviços ofertados a ela ou algum dos seus membros.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico Dessa forma, o Prontuário SUAS é subdividido em blocos que registram informações sobre identificação e endereço da família, forma de acesso ao Serviço/Unidade e razão do primeiro atendimento, bem como informações sobre as características socioeconômicas da família, características do domicílio, identificação de vulnerabilidades, riscos e violações de direitos, acesso da família (ou indivíduo) a serviços e benefícios, registro dos encaminhamentos realizados e informações relativas à referência e contra referência.

OS BLOCOS DO PRONTUÁRIO SUAS ESTÃO ASSIM ORGANIZADOS: Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico OS BLOCOS DO PRONTUÁRIO SUAS ESTÃO ASSIM ORGANIZADOS: 1. Registro simplificado dos Atendimentos; 2. Identificação da Pessoa de Referência e Endereço da Família; 3. Forma de Ingresso na Unidade e Motivo do Primeiro Atendimento; 4. Composição Familiar; 5. Condições Habitacionais da Família; 6. Condições Educacionais da Família; 7. Condições de Trabalho e Rendimento da Família; 8. Condições de Saúde da Família; 9. Acesso a Benefícios Eventuais; 10. Convivência Familiar e Comunitária; 11. Participação em Serviços, Programas e Projetos; 12. Situações de Violência e Violação de Direitos; 13. Histórico de Cumprimento de Medidas Socioeducativas; 14. Histórico de Acolhimento Institucional; 15. Planejamento e evolução do acompanhamento familiar; e 16. Formulário de controle dos encaminhamentos realizados no processo de acompanhamento da família.

Aula 02: Conteúdo e sentido das informações no Prontuário SUAS e no CadÚnico