SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCESSO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO DO PLANO PLURIANUAL
Advertisements

Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
O Ciclo do Planejamento e a nova forma de organização da SPI
Avaliação do Plano Plurianual
1 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Planejamento e Gestão Territorial Novas Perspectivas Mauricio Albuquerque.
Atualização de Práticas Pedagógicas Universitárias
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Educação Escolar Indígena
Escolha de Sofia custo d b h g f ea Receita potencial Receita efetiva Alíquotas nominais c.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos - SPI Vitória, 01 de junho de 2009 Desafios e perspectivas do Planejamento.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
UM MODELO ESTRATÉGICO DE REFORMA DA GESTÃO PÚBLICA NO BRASIL: AGENDA, COALIZÃO E IDÉIAS MOBILIZADORAS Fernando Luiz Abrucio.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Cléo de Lima Tribunal de Contas do Paraná.
A Política de Gestão de Pessoas
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Avaliação de Custos para a Gestão da Qualidade do Gasto Público MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Claudiano Manoel de Albuquerque Brasília.
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
Compras Públicas Sustentáveis Seminário Produção e Consumo Sustentáveis Salvador, 18 de setembro de 2014 Ariel Pares Diretor de Produção e Consumo Sustentável.
Coordenação: FERREIRA, Fernando L. F. ; JUNGLES, Antonio E
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Plano Plurianual Plano Plurianual
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Gestão Descentralizada e Compartilhada A NOVA GOVERNANÇA Salão Nacional- JULHO 2009 Silvana Parente Consultora do MTUR - IADH Com respeito ao Plano Operativo,
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
CONAPREV Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social.
ABRIL 2010.
Orientações para a Elaboração do Plano Plurianual
Programa Nacional de Desenvolvimento Gerencial no SUS
R EPENSANDO O S ISTEMA DE P LANEJAMENTO E O RÇAMENTO F EDERAL Seminário Assecor Outubro/2013.
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Políticas de gestão pública e ampliação do controle: questões a partir de experiências recentes e perspectivas futuras Seminário Avaliação da Gestão Pública.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
MAIO 2010.
Seminário da Associação Nacional dos Servidores de Carreira do Planejamento e Orçamento, Repartição de competências e recursos entre entes federados:
Introdução à Gestão Pública
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento
Seminário ASSECOR A carreira e o trabalho dos Analistas e Técnicos de Planejamento e Orçamento e as demandas da sociedade, do ponto de vista de um cidadão.
Relatório Final dos trabalhos em grupo XIV Encontro Renast/SP 10/04/2008.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
twitter.com/funasa Poços de Caldas, 26 de maio de 2015 Seminário 4 Planejamento e Gestão Implantação.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 31ª REUNIÃO DA COGEF DF.
Meta 1: Produção, atualização e aperfeiçoamento de indicadores e dados básicos (IDB) Produto 1 – Base de dados do IDB 2011 Produto 2 – Tema do IDB 2011.
Transcrição da apresentação:

SEMINÁRIO SOBRE O SISTEMA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO FEDERAL Mesa: Como melhorar a relação da SPI e da SOF com os Setoriais de Planejamento e de Orçamento e aperfeiçoar o funcionamento desse Sistema? Rafael F. R. Monteiro SPO/MDS Brasília, 25 de outubro de 2013

1. SITUAÇÃO ATUAL DO RELACIONAMENTO ENTRE ÓRGÃOS CENTRAIS E SETORIAIS NO SISTEMA Alguns Resultados da pesquisa “DIAGNÓSTICO DOS SETORIAIS DE PLANEJAMENTO E DE ORÇAMENTO”, promovida pela ASSECOR.

RELAÇÃO COM OS ÓRGÃOS CENTRAIS: INTERAÇÃO

RELAÇÃO COM OS ÓRGÃOS CENTRAIS: PERCEPÇÃO – PROCESSOS

2. CONDICIONANTES DA SITUAÇÃO ATUAL Relacionamento Setoriais-SOF: Trajetória de aperfeiçoamento incremental do Orçamento e da atuação da SOF. Agenda de Gestão para Resultados e Qualidade do Gasto Relacionamento Setoriais-SPI: Modificações no padrão de relacionamento recente, metodologias e ambiente institucional do Planejamento Governamental. Transição da Agenda de Gestão por Resultados (Lógica de Reforma do Aparelho do Estado) para Agenda de Desenvolvimento e “Políticas Puxando a Gestão” (Abrúcio, 2011)

O CONTEXTO DOS PPA E DO SISTEMA Avança Brasil: Lógica da Reforma Administrativa (Modelo Universal de Gestão por Resultados). Seletividade no Gerenciamento Intensivo. Maior Liderança do MPOG/SPI Brasil de Todos: Contraste entre Incremento de Institucionalização no Sistema e Perda de centralidade do MPOG. Plano de Gestão e Sistema de Monitoramento e Avaliação versus novas Instâncias de coordenação (SAM) Desenvolvimento com Inclusão Social e Educaçao de Qualidade: Consolidação da Lógica de "Políticas Públicas Puxando a Gestão”: PAC, Agenda Social, PDE e Agenda de Desenvolvimento (CDES). Criação da SAE/PR. Transição Metodológica/Institucional SPI Mais Brasil: Nova configuração do PPA, busca por incremento de conteúdo estratégico e de comunicação. Ampliação da Agenda Federativa

CRONOLOGIA DAS MUDANÇAS NO PADRÃO DE RELACIONAMENTO SPI-SETORIAL 2007 Descontinuidade da Ação do SMA. CTMA: Instância de Dialogo entre Atores-Chave do Sistema e do MPOG) 2009 Nova estrutura da SPI. Ênfase na Gestão Interna do Conhecimento e Planejamento, introdução de relacionamento padronizado para programas não selecionados (Núcleo de Atendimento). Redução da Estrutura ligada ao Ciclo de Gestão 2010 Estruturação em Temas. Portal do Planejamento 2011 Elaboração do PPA

3. CONCLUSÕES E PROPOSTAS Maior autonomia da atuação SPI em relação ao SPOF constituído, com prejuízos ao desenvolvimento deste Contexto ainda sem condições para mudança Estruturantes? Sistema Nacional de Planejamento como oportunidade para aperfeiçoamento do SPOF Reconstruir instância(s) de diálogo permanente no SPOF: Ampliar o espaço para participação setorial em estágios iniciais de evolução metodológica. Difusão de melhores práticas Atualização continuada do “Diagnóstico dos Setoriais” pelo Min. do Planejamento  Alocação de RH, mapeamento de competências e Capacitação

Obrigado! Rafael Ferreira Rocha Monteiro