Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ligações Químicas Arranjos Atômicos.
Advertisements

QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
Distribuição dos elétrons
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Aula de Química Junho de 2013
Ligações Covalentes Aula de Química Maio de 2013.
LIGAÇÕES INTERATÔMICAS
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos estáveis Mais.
Ligações Quimicas A maioria dos atomos fazem ligações na tentativa de obtenção de maior estabilidade quimica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Colégio MV – 9º ano Profª Adriana Amorim Ciências – Cap. 5
Ligações Metálicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Consiste na combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos.
Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Substâncias: simples e compostas
O que você deve saber sobre
QUIMICANDO com a Ducha Ligações Químicas.
LIGAÇÕES QUÍMICAS Conceito Geral: Combinação entre átomos, moléculas e íons onde cada espécie química procura uma maior estabilidade. Menos estáveis Mais.
Ligações Químicas.
Revisão 9º ano Ligações química.
Prof.: NILSONMAR AS LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Teoria do Octeto Todos os gases do grupo 18 da tabela periódica (exceto o hélio) possuem oito elétrons em sua última camada; como esses gases pareciam.
Ligações Químicas Profº Diego C. Abreu
Ligação Metálica.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Características dos retículos
REGRA DO OCTETO.
Ligações Químicas I A visão clássica.
Ciências Físico-Químicas 9º Ano
Ligações iônicas e metálicas
Professora Rafaela Ferreira dos Santos
Tipos de Ligação química
LIGAÇÕES QUÍMICAS ÁGUA AMÔNIA Prof. Leonardo.
TABELA PERIÓDICA E LIGAÇÕES IÔNICAS
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Capítulo 7: Propriedades Periódicas dos Elementos Amanda Kris Pereira Lais E. G. Medeiros Engenharia de Produção 2009.
Prof. Rivaldo S. S. Silva QUÍMICA
Ligações Químicas. Professora Magna.
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos.
LIGAÇÃO IÔNICA.
PRINCÍPIOS DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
QUÍMICA GERAL / QUÍMICA TECNOLÓGICA
Ligações Químicas Nilsonmar.
Ligações Químicas Prof.: Joyce Almeida.
Revisão - Ligações químicas
QUÍMICA PROF. JAIR ALBERTO LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu.
Ligações Químicas - Regra do Octeto: os átomos apresentam 8 elétrons na camada de valência (ultima camada) assim como os gases nobres; - Ao ligar-se a.
LIGAÇÕES QUÍMICAS FÓRMULAS DE LEWIS REGRA DO OCTETO  Ligação iônica Forças eletrostáticas que existem entre íons de cargas contrárias. Íons formados a.
Conceitos Básicos de Ligação Química
TABELA PERIÓDICA.
Ligações Químicas.
Revisão - Ligações químicas
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
Capítulo 08 Conceitos Básicos de Ligação Química
Aula de Química – Perito Criminal Maio de 2015
AULA 03 ARISTIDES CIPRIANO LIGAÇÕES QUÍMICAS
AULA 2 CONCLUSÕES.
As Ligações Químicas.
2º ANO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Aula 11 QUÍMICA GERAL Ana Luisa Daibert Pinto.
Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno
9.3 Tipos de substâncias. 9.3 Tipos de substâncias.
1. Ligações Químicas Prof. Marcel Piovezan
Exercícios de Fixação GABARITO LIGAÇÕES QUÍMICAS
Compostos Moleculares / Covalentes e
Ligações Químicas. Page 01 Luciana Melo Almeida Teoria do Octeto -Formulada por G. Lewis e W. Kossel (1916) -Apenas os gases nobres são estáveis, apresentando.
Ligação química resolução dos exercício impares propostos página 171
ÁGUAAMÔNIA Professor Christopher Souza. Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Se dois átomos.
QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF.: SILVIO.
Transcrição da apresentação:

Ligações Químicas cicloexeno AAS acetona cicloexanona nitrobenzeno H2O H2 Cl2 CaF2 NaCl AlCl3 CO2 Na3N

Teoria do octeto

Existe uma lei geral da natureza segundo a qual todos os sistemas têm tendência a aumentar a sua estabilidade. Isso pode ser conseguido se os átomos adquirirem a configuração estável, com oito elétrons na camada de valência (ou dois, se esta for K). A configuração estável pode ser obtida por meio do compartilhamento de elétrons entre eles ou da transferência de elétrons de um átomo para o outro. Dessa maneira, formam-se as ligações químicas entre os átomos. Essa é a teoria do octeto, proposta em 1916, pelos químicos Kossel, Lewis e Langmur.

Valência É o número de ligações que ele deve fazer para alcançar a estabilidade, ou seja, para que alcance oito elétrons na última camada. Justamente pelo fato de que o poder de combinação está relacionado com a camada eletrônica mais externa, ela é chamada camada ou nível de valência. A valência é um número puro e indica quantas ligações um átomo pode fazer.

Ligações Iônicas: ocorrem entre elementos que tem tendências opostas Propriedades dos compostos iônicos: Apresentam forma definida, são sólidos nas condições ambiente; Possuem altos pontos de fusão e de ebulição; Conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou fundidos; São duros e quebradiços.

Ligação iônica: É a atração eletrostática entre íons de cargas opostas num retículo cristalino. Esses íons formam-se pela transferência de elétrons dos átomos de um dos elementos para os átomos de outro elemento.

De uma maneira prática, para determinarmos a quantidade necessária de cada íon na formação da substância, temos:

MODELOS DE ESTRUTURAS CRISTALINAS

ESTADO FÍSICO

DUREZA: quando submetidos ao impacto, quebram facilmente, produzindo faces planas; são portanto, duros e quebradiços. CONDUÇÃO DE CORRENTE ELÉTRICA: praticamente não conduzem corrente elétrica no estado sólido; quando fundidos, tornam-se bom condutores, pois cátions e ânions estão livres para se moverem sob influência de um campo elétrico. Quando em solução aquosa, são bons condutores, pois a água separa os íons do retículo cristalino. SOLUBILIDADE: seu melhor solvente é a água.

ÍONS E SUA IMPORTÂNCIA NO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO HUMANO

EXEMPLOS 1) Represente as fórmulas iônica, eletrônica e estrutural dos compostos formados pela combinação de: a) Mg e O b) Ca e N c) Al e S 2) Qual a fórmula química (iônica) do composto resultante da combinação de um elemento X, cujo número atômico é 12, com um elemento Y situado na família VA da tabela periódica?

Ligações Covalentes: É a ligação formada pelo compartilhamento de elétrons. É o caso da ligação entre si de ametais, semi-metais e hidrogênio.

Ligação Covalente Coordenada ou Dativa Par de elétrons compartilhado entre dois átomos, sendo que esse par de elétrons é fornecido apenas por um dos átomos participantes da ligação. Ela ocorre quando um dos átomos participantes da ligação já completou o seu octeto e o outro ainda não.

A ligação covalente e as propriedades de seus compostos Em condições ambientes, as substâncias moleculares podem ser encontradas nos estados sólido, líquido e gasoso. . Geralmente apresentam ponto de fusão (PF) e ponto de ebulição (PE) inferiores aos das substâncias iônicas e quando puras, não conduzem corrente elétrica. Em condições ambientes substâncias covalentes são sólidas e apresentam elevados PF e PE.. Exemplos: areia (SiO2)n, grafite (Cn), celulose [(C6H10O5) n]

1) Representar as fórmulas eletrônica e estrutural de: a) H2 b) F2 c) N2 d) H2S e) HCN 2) Considere as afirmações: a) Todo composto iônico é sólido na temperatura ambiente. b) Todo composto sólido na temperatura ambiente é composto iônico. c) Todo composto molecular é gasoso ou líquido na temperatura ambiente. d) Todo composto gasoso ou líquido na temperatura ambiente é composto molecular. Quais são as afirmações corretas?

Ligações Metálicas: os retículos cristalinos dos metais sólidos consistem em um agrupamento de cátions fixos, rodeados por um verdadeiro “mar” de elétrons.

Forma de empacotamento regular dos átomos dos cristais metálicos: b) CCC c) CFC d) HC Propriedades dos materiais metálicos: Brilho metálico característico; Resistência à tração; Maleabilidade e Ductilidade; Condutibilidade elétrica e térmica elevadas; Alta densidade; Ponto de fusão e ponto de ebulição elevado. CCC CFC

Formação de ligas metálicas Materiais com propriedades metálicas, que contêm dois ou mais elementos, sendo que pelo menos um deles é metal. As propriedades de uma liga normalmente são diferentes das propriedades dos seus elementos constituintes, quando analisados separadamente. As ligas metálicas possuem algumas características que os metais puros não apresentam e por isso são produzidas e muito utilizadas. 1. Diminuição do ponto de fusão (Bi, Pb, Sn, Cd); 2.Aumento da dureza (Au, Ag, Cu); 3. Aumento da resistência mecânica ( Fe, C).

Representação Fórmula eletrônica ou de Lewis: representa os elétrons da última camada dos átomos. Fórmula estrutural: cada par de elétron compartilhado é representado por um traço. Fórmula molecular: indica apenas o tipo e o número de átomos que formam uma molécula.

H2 F2 Cl2