TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Advertisements

Disciplina: Educação Especial A DEFICIÊNCIA
Deficiência Intelectual
Psicólogo clínico – CRP – 01/10.100
PSICOLOGIA.
Avaliação Psicomotora
Alcoolismo e o Comportamento Suicida
Deficiência Sensorial
ESTUDO DE CASO.
Deficiência Mental : Jornada AVAPE o desfio do diagnóstico
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
Síndrome de Asperger HISTÓRICO.
ESQUIZOFRENIA.
Quando a desatenção e a inquietação perturbam o nosso dia a dia.
Transtornos da Aprendizagem
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
DIAGNÓSTICOS NEUROPSIQUIÁTRICOS MERECEM TODA A SUA ATENÇÃO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Pós-graduação em Neuropsiquiatria da Infância e Adolescência – FM/UFG
TGD (Transtorno Global do Desenvolvimento)
CLASSIFICAÇÃO E CATEGORIZAÇÃO DAS DOENÇAS
Aprendizado depende de:
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER
SUCESSO E SUPERAÇÃO DA PESSOA COM
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
Doença Mental Definição Médica
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Transtornos de Adaptação
TABAGISMO E DISTÚRBIOS PSIQUIÁTRICOS
TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/ HIPERATIVIDADE (TDAH)
Ensino Especializado em TGDs
Edilson Costa Lima O Transtorno do Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças em idade escolar Tele-sala São Luís - MA 2007.
Concurso SES-DF: Psicólogo
Inteligência Capacidade de encontrar meios para alcançar determinado fim Obter o máximo de efeito com o menor dispêndio.
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade João Konart Lina Marins Rafael Gonçalves Ricardo Velasque Ruan Monteiro Thiago Pazetto William Carvalhal.
Educação Especial Aula 9
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO ED
Questionário Nome Número USP Telefones para contato.
Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade TDAH
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
DISCUTINDO OS DIAGNOSTICOS
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
Depressão.
ESQUIZOFRENIA.
GENÉTICA E DEFICIÊNCIAS MENTAIS BRUNO VINICIUS DE AGUIAR
CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa
Transtornos do Neurodesenvolvimento
TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
Comorbidades Psiquiátricas na Dependência Química
Faculdade de Medicina 7º período Disciplina de Saúde Mental Prof.: Daniel Bosi Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.
Indicadores antropométricos do estado nutricional
Prefeitura Municipal de João Pessoa Secretaria de Saúde Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência.
ESQUIZOFRENIA Infantil
COMPREENDENDO SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR
Síndrome de Patau.
1 Hiperactividade. 2 A Hiperactividade é: É um distúrbio neurofisiológico Definição.
Atendimento Educacional Especializado para estudantes com transtornos globais de desenvolvimento Fga. Ana Paula Pamplona da S. Müller.
SÍNDROME DE RETT Dayana Canani Pedroso Jussara Mendes
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
Profa. Ms. Raquel Pinheiro Niehues Antoniassi
GENÉTICA Autismo e a Mente Técnica por Simon Baron- Cohen,
ANATOMIA Esquizofrenia BRUNO ,CRISLENE,ELVIS,GILBERTO,MÔNICA.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

TRANSTORNOS MOTORES Transtorno do desenvolvimento da coordenação O transtorno se caracteriza pela dificuldade que crianças e adolescentes apresentam para fazer tarefas que exigem desenvolvimento motor, como escrever, correr e andar de bicicleta. Problema atinge 6% das crianças em idade escolar. É diagnosticado apenas se o prejuízo nas habilidades motoras interferir significativamente no desempenho ou na participação das atividadesdiárias da vida familiar, social, escolar ou comunitária.

Critérios diagnósticos A) Aquisição e execução de habilidades motoras coordenadas estão substancialmente abaixo do esperado considerando-se a idade cronológica. B) O déficit constatado no critério A interfere, significativa e persistentemente, nas atividades cotidianas apropriadas à idade cronológica. C) Início dos sintomas ocorre precocemente no período do desenvolvimento. D) A deficiência intelectual( síndrome de Down) ou visual e ainda não atribuíveis a alguma condição neurológica que afete os movimentos( mal de Parkinson). Características associadas que apoiam o diagnóstico – algumas crianças com TDC mostram atividade motora adicional (comumente suprimida), como movimentos coreiformes de membros sem apoio ou movimentos espelhados.

Prevalência Desenvolvimento Crianças de 5 a 11 anos fica entre 5 e 6% (em crianças de 7 anos, 1,8% tem diagnóstico de TDC grave e 3% apresentam provável TDC. Indivíduos do sexo masculino são mais frequentemente afetados do que os do sexo feminino, com uma proporção de 2:1 e 7:1. Embora possa ocorrer melhora no longo prazo, problemas continuam durante a adolescência em 50 a 70% das crianças. Início ocorre na primeira infância e atrasos em marcos motores podem ser o primeiro sinal. Identificado pela primeira vez quando tenta tarefas como segurar garfo/faca, abotoar roupas. Na infância intermediária há dificuldades em montar quebra- cabeças, escrever a mão. O começo da vida adulta, há dificuldade continuada para aprender tarefas novas que envolvam habilidades como dirigir e usar ferramentas.

Fatores de risco e prognóstico Ambientais – TDC é mais comum após exposição pré-natal ao álcool e também em crianças com baixo peso ao nascer. Genéticos e fisiológicos – Prejuízos em processos subjacentes do neurodesenvolvimento. Habilidades visuomotoras afetam a capacidade de fazer ajustes motores rápidos. A ocorrência concomitante e consistente em gêmeos aparece apenas nos casos graves. Modificadores do curso – Indivíduos com TDAH e TDC demonstram mais prejuízos do que aqueles com TDAH e sem TDC. Questões relativas à cultura, raças e condições socioeconômicas variadas podem ter ocorrência ou não de TDC, e essas diferenças devem ser consideradas no contexto em que cada criança está vivendo.

Diagnóstico diferencial Prejuízos motores devido a outras condição médica – função visual e doenças neurológicas específicas (paralisia cerebral, problemas neuromusculares). Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual). Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Transtorno do espectro autista. Síndrome de hipermobilidade articular.

Comorbidade Transtorno da fala e da linguagem. Transtorno específico da aprendizagem (leitura e escrita). Problemas de desatenção incluindo TDAH sendo essa a mais frequente, com cerca de 50% de concomitância. Transtorno do espectro autista. Problemas comportamentais disruptivos e emocionais. A presença de outros transtornos não exclui o TDC, mas pode dificultar mais a testagem e interferir na execução de atividades da vida diária.

Referências www.timocco.com https://www.youtube.com/watch?v=rGo_CE0Nn9E https://www.youtube.com/watch?v=MRCsIzWKX5 4 AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Págs. 74 – 77.