Diretoria de Ensino Região de Taubaté

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
DIRETRIZES CURRICULARES
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS (CHT)
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Construindo uma identidade profissional
Cristiane jonas Francisconi
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
PROJETO “reinventando o ensino médio”
Currículo de Ciências PÚBLICO ALVO: Professores Coordenadores
Teia do Saber 2007 Apresentação do Projeto Básico Aspectos Pedagógicos e Técnicos Resumo do Projeto.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
PERSPECTIVAS PARA 2009.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
PROGRAMA “São Paulo faz escola”
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Prof.ª Irislane Figueiredo
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Perguntas de Modelação
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LINGUAGENS 1 Camila, Helena, Irene, Maria Cristina, Patrícia, Rita.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
I CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO DISCURSO
Coordenadoria do Ensino Fundamental
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Odilei Avelino dos Santos
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
PROJETO “O CINEMA VAI À ESCOLA”
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015/ Ensino Médio
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE TAUBATÉ EE PROF. BERNARDINO QUERIDO – TAUBATÉ Rua Augusta.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
PCN Ensino de Ciências Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª a 4ª Série) Volume 1 - Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais Volume 2 - Língua.
Programas Nacionais do Livro Coordenação Geral de Materiais Didáticos Diretoria de Conteúdos Educacionais Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação.
A gênese geoeconômica do território brasileiro
LINGUÍSTICA APLICADA I. LINGUÍSTICA APLICADA HOJE: “[O] objeto de investigação da (LA) é a linguagem como prática social, seja no contexto de aprendizagem.
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
MOURA et al. A atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. In: MOURA, M.O. ( org). A atividade pedagógica na teoria histórico-cultural.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO PNLD 2012 Em 2010, foi publicado o Decreto 7.084, de , que regulamentou a avaliação e distribuição de materiais.
MATERIAIS E MÉTODOS: Nossa investigação tem como foco a situação da Filosofia no contexto da escola pública de ensino médio de Santa Maria. Buscamos saber.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FÍSICA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO PROFESSORA : VALCINETE PEPINO DE MACÊDO DISCENTES : ANA LUIZA CÂMARA FRANCISCO.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino Região de Taubaté Articulação do Currículo

Planejamento 2015 Língua Portuguesa 2ª Série do Ensino Médio Disciplina Eixo Norteador Habilidades Disciplinas articuladas Língua Portuguesa A linguagem e a crítica de valores sociais Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador Inglês, Filosofia e Arte História Reforma e Contrarreforma • Reconhecer que a liberdade nas práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupos sociais representa um direito humano fundamental Filosofia

Geografia Território brasileiro O Brasil no sistema internacional Ler e interpretar mapas e gráficos para extrair informações que permitam identificar singularidades e distinções das diversas etapas da formação territorial do Brasil Comparar as diferentes formas de regionalização do Brasil • Extrair informações implícitas e/ou explícitas em mapas e gráficos acerca da situação socioeconômica brasileira Identificar dados, representações e informações encontradas em cartas e mapas para Identificar e comparar o papel de cada país no processo de integração econômica da América Latina, notadamente no Cone Sul Biologia Identidade dos seres vivos – Organização celular e funções vitais básicas Identificar os elementos básicos que compõem a célula, bem como as funções de cada um desses elementos Reconhecer e explicar diferenças entre células eucarióticas e procarióticas , células animais e vegetais, funções da membrana celular Relacionar a gênese de tumores e cânceres a processos descontrolados de divisão celular Química

Arte O encontro entre a arte e o público • Investigar o encontro entre arte e público na dimensão da mediação cultural, como experiência estética a ser compartilhada • Identificar espaços e formas de integração entre arte e público • Analisar a mediação cultural, como abertura de possíveis canais de interação comunicativa e de diálogo entre o público e as artes visuais, a música, o teatro ou a dança • Esboçar projetos individuais ou colaborativos como condutores de espaço para Língua Portuguesa, Inglês Matemática Fenômenos periódicos Reconhecer a periodicidade presente em alguns fenômenos naturais

Língua Estrangeira Moderna Inglês Intertextualidade e cinema Filmes e programas de TV • Profissionais do cinema e da televisão • Etapas na produção de um filme • Sinopses e resenhas críticas • Resenha crítica de filme • Ler, compreender, analisar e interpretar: sinopses e resenhas críticas de filmes, roteiros, piadas, adivinhas e diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e usos sociais • Comparar gêneros de textos distintos, identificando suas características • Comparar conteúdos em gêneros diferentes • Reconhecer a diferença entre sinopse e resenha crítica • Produzir uma resenha crítica de filme, compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e reelaboração Língua Portuguesa, Arte, Ed. Física e Filosofia. Educação Física Mídias Significados/sentidos no discurso das mídias sobre a ginástica e o exercício físico O papel das mídias na definição de modelos hegemônicos de beleza corporal Reconhecer a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza Analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica Língua Portuguesa e Arte

Física Calor, Ambiente e Usos de Energia 1)Identificar fenômenos, fontes e sistema que envolvem o calor para a escolha de materiais apropriados a diferentes usos e situações. 2)Identificar os processos de troca de calor e as propriedades térmicas das substâncias, explicando fenômenos atmosféricos ou climáticos. 3)Debater e argumentar sobre avaliações e hipóteses acerca do aquecimento global e suas consequências ambientais e sociais. Língua Portuguesa - Sociologia - História {Geografia(aborda estes temas no 8º ano EF e na Física Temas 4 e 5)}- Química. Química Materiais e suas propriedades Água e seu consumo pela sociedade Propriedades da água para consumo humano Uso e preservação da água no mundo Reconhecer como a solubilidade e o calor específico da água possibilitam a vida no Planeta Refletir sobre o significado do senso comum de água “pura” e água potável Aplicar conceitos de separação de misturas, de solubilidade e de transformação química para compreender os processos envolvidos no tratamento da água para consumo Humano Avaliar a necessidade do uso consciente da água, interpretando informações sobre o seu tratamento e consumo Língua Portuguesa, Filosofia, Sociologia, Física e Biologia

Filosofia Introdução à ética Questionar a realidade social e planejar ações de intervenção solidária • Identificar diferentes conceitos de liberdade com base em algumas teorias filosóficas Relacionar ética e moral Historia, Língua Portuguesa, Química Física , Biologia e Inglês Sociologia De onde vem a diversidade social brasileira? Refletir sobre a questão dadiversidade nacional de forma crítica Distinguir emigração e imigração e identificá-los como elementos constitutivos da diversidade nacional • Estabelecer uma reflexão sobre as razões da migração Compreender e operar com os conceitos de assimilação e aculturação Geografia,História, Química, Física, Filosofia, Inglês e Matemática

Situação de Aprendizagem 1 e 2 Educação Física Língua Inglesa Língua Portuguesa Situação de Aprendizagem 1 e 2 Situated Learning 3 Situação de Aprendizagem 2 e 3 Selecionar, relacionar e interpretar informações e conhecimentos sobre ginástica, para construir argumentação. Perceber a associação promovida pelas mídias entre ginástica e padrões de beleza; analisar criticamente produtos e mensagens da mídia que tratem da ginástica Localização de informações específicas em um texto (leitura detalhada), comparação, interpretação e construção de opinião a partir de diferentes pontos de vista. Sintetizar opiniões Reconhecer, em textos, os procedimentos de convencimento utilizados pelo enunciador Relacionar – em artigos de opinião e anúncios publicitários – opiniões, temas, assuntos, recursos linguísticos, identificando o diálogo entre as ideias e o embate dos interesses existentes na sociedade

Educação Física Caderno do Professor Vol Educação Física Caderno do Professor Vol. 1 Situação de Aprendizagem 2 pág.22

English Teacher Book Vol. 1 Situated Learning 3 page: 31

Língua Portuguesa Caderno do Professor Vol Língua Portuguesa Caderno do Professor Vol. 1 Situação de Aprendizagem 2 e 3 pág. 19

Referências bibliográficas FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997. Harlow: Longman Pearson, O dicionário Longman of Contemporary Inglês. 2009. MARQUES, Amadeu. On Stage: ensino médio. São Paulo: Ática, 2010. Material de apoio ao currículo do Estado de São Paulo: caderno do professor; LEM - inglês, ensino médio, 1ª série / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Adriana Ranelli Weigel Borges, Alzira da Silva Shimoura, Lívia de Araújo Donnini Rodrigues, Priscila Mayumi Hayama. - São Paulo: SE, 2014. Murphy, Raymond. Grammar in Use Intermediate com Respostas: Autoestudo de referência e Prática para Estudantes de Inglês: Intermediário com Respostas (Grammar in Use S.).Cambridge: CUP, 2000. PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999. São Paulo (Estado) Secretária da Educação. Currículo do Estado de São Paulo: Linguagens, códigos e suas tecnologias / Secretária da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; coordenadora de áreas, Alice Vieira. - São Paulo: SEE, 2010. SÃO PAULO (Estado) Secretaria da Educação. Currículo oficial /estado de São Paulo para o ensino de língua inglesa para o ensino fundamental Ciclo II e ensino médio. São Paulo: SE, 2008. VYGOTSKY, L.A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Lidiane Máximo Feitosa PCNP – Língua Estrangeira Moderna THANK YOU!