SUPERVISÃO Prof. Adrean Scremin Quinto
Definição Ato ou efeito de supervisar. / Visão superior (AURÉLIO, 2013).
Definição Histórica Voltada exclusivamente para fiscalização; Policiamento visando fins lucrativos; Obtenção de maior produtividade; Assegurava o cumprimento das ordens, detecção de falhas e aplicação de sanções.
Definição Histórica
Definição Processual É um processo educativo e contínuo, que consiste em motivar e orientar os supervisionados na execução das atividades com base em normas, a fim de manter elevada a qualidade do serviço prestado.
Definição Processual Liderança: é a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva* mentalidades e comportamentos.
Definição Processual Processo dinâmico e democrático de integração e coordenação dos recursos humanos e materiais.
Definição Processual Estrutura organizada, visando alcançar objetivos definidos em um programa de trabalho, mediante o desenvolvimento pessoal.
Definição Processual O papel do supervisor mudou para orientador e facilitador no ambiente de trabalho. Os problemas diagnosticados servem de subsídios para o planejamento visando sempre a melhoria e ao crescimento do pessoal. O prestígio e a autoridade do supervisor são legitimados quando vem dos subordinados, tendo por base o respeito, a postura profissional e a competência.
Definição Processual
Instrumentos de Supervisão Técnicas: observação direta, análise de registros, entrevista, reuniões, discussão em grupos, demonstração, orientação, estudo de caso, dinâmica de grupos, análise de situação pelo método científico, etc. Instrumentos: prontuário do paciente, a prescrição de enfermagem, o plano de supervisão, o cronograma, o roteiro, o manual de serviço juntamente com as normas, procedimentos e rotinas, plano de desenvolvimento do funcionário e outros.
Etapas da Supervisão Planejamento: 1. Plano; 2. Rotina; 3. Cronograma.
Execução Ter sensibilidade e respeito pelos valores e crenças do grupo de trabalho; percepção; cognição (sobre si mesmo e sobre o mundo). Capacidade de integrar pessoas. Prevenir que situações do trabalho não seja desmotivador para as pessoas. Saber orientar quanto a inadequação de comportamento do ambiente social e ambiente de trabalho.
Eficácia Manutenção de um nível elevado na qualidade da assistência. Manutenção da satisfação do cliente. Reconhecimento da qualidade da assistência prestada. Adequação dos programas elaborados pelo serviço.