DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de 2006-2007 1º Semestre.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

TENDÊNCIAS ATUAIS NA INVESTIGAÇÃO EM LINGUÍSTICA APLICADA Luís Guerra
Dr. Thomé E. Tavares Filho
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
ESTRATÉGIAS DE INCLUSÃO EM EAD
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Relação professor/aluno
MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia II
MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia II
Ano 2000: Programa de Educação a Distância COORDENAÇÃO GERAL EQUIPE DE APOIO LOGÍSTICO EQUIPE DE DESIGN PEDAGÓGICO EQUIPE DE PROJETOS E PESQUISA EQUIPE.
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Escola Superior de Educação
Me. Edimar Roberto de Lima Sartoro .
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
PIAGET.
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
Fundamentação Teórica
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
INTERAÇÃO MEDIADA POR COMPUTADOR
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Teorias Pedagógicas Contemporâneas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Integração das TIC nas práticas Lectivas
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Departamento do Ensino Secundário
Metodologia: Piaget e Vygotsky
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Teorias de Aprendizagem
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Transposição informática e sistema cognitivo
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
PSICOMOTRICIDADE.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Educação a distância: esboço de uma análise ético-política.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
LUCIANA PEREIRA DA SILVA NELSDY CUNHA TEIXEIRA LAZZARINI UBATUBA 2007
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Laboratório de Aprendizagem
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de º Semestre.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Docência universitária: repensando a aula
Concepções em Educação Matemática
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Estudo do Possível Piagetiano em ambientes de aprendizagem: é possível inovar em EAD utilizando recursos telemáticos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR.
Tendência Liberal Acadêmicas: Adriana dos Santos, Caroline Fagundes Nogueira, Claudia Zimermann e Natalia Pilonetto.
1 ECLE – CONCLUSÃO CAP. 7 Baseado na obra de Jack C. Richards O ENSINO COMUNICATIVO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS Elaborado por Cecília Hartt.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE (Modalidade presencial) Área: Ciências Humanas/Educação – CAPES.
Aula 6_IEEC_2015 Profa. Joana Andrade.  Homem Mundo Homem mundo conhecimento Reflexão epistemológica e formação de professores de ciências.
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

DCP 2006 MESTRADO EM EDUCAÇÃO MULTIMÉDIA Educação Multimédia I Ano lectivo de º Semestre

DCP 2006 Nova Educação da Nova Ciência na Nova Sociedade

DCP 2006 O objectivo deste trabalho é uma: Reflexão sobre a Educação Científica Isto porque: cada vez mais a Educação se estende a 100% da população - Terceira Revolução Educativa. e porque nos encontramos perante um novo tipo de Ciência, um novo tipo de Sociedade, uma nova forma de ver a Aprendizagem.

DCP 2006 O novo desafio da Educação é então: Preparar a população total (100%) para a nova sociedade. Sociedade que exige: opções cientificamente inspiradas – necessidade de aprender a aprender. e o domínio do discurso científico (literacia científica).

DCP 2006 Importa no entanto alertar para a complexidade da educação: ambiguidade do termo Educare (levar) vs Educere (tirar) vários processos (aprendizagem, instrução, desenvolvimento, motivação, etc.) várias fases (básica, inicial, contínua) vários níveis (primária, secundária, superior) diferentes possibilidades de acesso (aberta, condicionada) diferentes relações espaciais (presencial, à distância) diferentes relações temporais (síncrona, assíncrona)

DCP 2006 Mas também alertar para as diferentes Teorias Contemporâneas da Educação: focadas no pólo do Aprendiz (Teorias Humanistas) focadas no pólo da Sociedade (Teorias Sociais) focadas no pólo dos Conteúdos (Teorias Académicas) focadas no pólo das Interacções (Teorias Psicocognitivas, Sociocognitivas e Tecnológicas)

DCP 2006 Para caracterizar a Educação Científica Contemporânea e a Pedagogia que lhe deve estar subjacente vamos: Num primeiro momento considerar a forma como os seus pólos inspiradores, bem como as suas interacções, têm evoluído. E num segundo momento caracterizar as práticas que lhe estão associadas. Importa estudar as mudanças disciplinares, interdisciplinares, multidisciplinares e transdisciplinares para assim poder reflectir sobre as suas consequências ao nível educativo, particularmente nas práticas pedagógicas que lhe estão associadas.

DCP º Numa primeira parte caracterizaremos os Fundamentos de uma Pedagogia Científica Contemporânea: Conteúdos (cap.1) Questões Epistemológicas, Filosóficas e Metodológicas da Ciência Contemporânea Sociedade (cap.2) Aspectos da emergente Sociedade de Informação e da Economia que lhe subjaz. Aprendiz (cap. 3) Aspectos relacionados com a nova forma de ver a aprendizagem – Cognitivismo Construtivista

DCP 2006 Interacção Ciência – Sociedade(cap.4) Novo tipo de conhecimento científico – Modo 2 funcionamento em rede interactiva, cognição distribuída, transdisciplinaridade e sustentabilidade Interacção Ciência – Sujeito (cap.5) Cognição distribuída, andaimamento cognitivo, literacia científica Interacção Sujeito – Sociedade (cap.6) Comunicação, Competências Transferíveis Educação Científica Contemporânea (cap.7)

DCP º Num segundo momento caracterizaremos as suas Práticas Pedagógicas (2º Volume). Um novo modelo de Educação da Ciência permitirá: Progressos ao nível da ciência – atrair vocações Progressos ao nível da sociedade – desenvolvimento sustentável Progressos individuais – Literacia Científica. Tudo isto só possível através de um praxis educativa equilibrada

DCP 2006 Principal pilar teórico Construtivismo Epistemológico (cap.1) Base de uma série de outros Construtivismos: endógenos (determinados pela Mente) exógenos (determinados pela Sociedade e/ou Contexto), interaccionais (determinados pelo Discurso ou Linguagem)

DCP 2006 Ciência Construtivismo Epistemológico Sociedade Construtivismo Social Aprendiz Construtivismo Psicológico Construtivismo ConteúdalConstrutivismo Sócio - Científico Construtivismo Sócio - Cognitivo Educação Construtivismo Educativo

DCP 2006 Construtivismo social – exógeno (cap.2) Construtivismo Psicológicos – endógenos (cap.3) Construtivismo Genético de Piaget Construtivismo Radical de Von Glaserfeld Construtivismo sócio-científico – exógeno (cap.4) Construtivismo Conteúdal ou Psico-Científico - endógeno (cap.5) Construtivismo Sócio-Científico e o Construcionismo ou Construcionismo Social (cap.6) – interaccionais Construtivismo Educativo (cap.7)