Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Outubro/2015 Lei de Acesso à Informação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

SECRETARIA DA CONTROLADORIA
Transparência e Acesso a Informação Pública
Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
Alcance e Diretrizes da LAI
Portal da Transparência Estadual
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Controle Externo e Interno da Administração Pública
Transparência ativa e passiva
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
TRANSPARÊNCIA E ACESSO A INFORMAÇÃO PÚBLICA DECRETO Nº /2014
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
A Lei de Acesso à Informação e o seu impacto no Governo da Bahia.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
Catálogo de Sistemas e Bases de Dados (CSBD) Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai ago.2012.
DEMOCRACIA E ACESSO À INFORMAÇÃO
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Paulo César Miranda Bruno 1º CONSID – Congresso Sindical da FESERP-MG.
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
A Lei de Acesso à Informação
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
ACESSO À INFORMAÇÃO.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
Política Nacional do Meio Ambiente
Apoio à Implementação da Lei de Acesso à Informação Secretaria de Gestão Pública Lei Federal de 18.nov.2011 Decreto Estadual de 16.mai.2012.
Lei de Acesso à Informação Lei Federal de 18.nov Nov.2014.
Pedidos de Informação: principais conceitos e boas práticas.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Responsabilização dos Agentes Públicos. LEI /11 CAPÍTULO V Das Responsabilidades Arts. 32 a 34.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS Transparência no Setor Público: acessibilidade aos dados e informações do Setor Público Programa de Pós Graduação em Administração.
A Lei de Acesso à Informação
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
Secretaria de Justiça e Defesa da Cidadania Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Outubro/2015 Diálogo sobre a Lei de Acesso à.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
“Revisão da Classificação de Informações” Outubro / 2015.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
30 de setembro a 02 de outubro de VELHOS DESAFIOS.
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Novembro/2015 Lei de Acesso à Informação.
Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados
LEI Nº 8.142, DE 28/12/1990 CONTROLE SOCIAL
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
Lei de Acesso à Informação para a efetivação dos Direitos Humanos.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
A Transparência na Lei de Responsabilidade Fiscal
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Contagem – MG, 25 de maio de SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE.
Reunião Geral de Ouvidorias 2016 Ouvidoria Geral da União Brasília, 16 e 17 de março de 2016 Gustavo Ungaro Ouvidor Geral do Estado de São Paulo A experiência.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Brasília, 23 de fevereiro de 2016 COMISSÃO DE TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA PÚBLICA DO SENADO FEDERAL.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
Administrador Público – CRA/DF
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Região Centro-Oeste. L ei de A cesso à I nformação e Ouvidoria Fábio Félix Controladoria-Geral da União Região Centro-Oeste.
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Advocacia-Geral da União Mariana Melo Ouvidora-Geral.
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Governo do Estado de São Paulo Outubro/2015 Lei de Acesso à Informação

Direito de Acesso à Informação SOLICITAR/ REQUERIR/ PEDIR QUALQUER INFORMAÇÃO OU DOCUMENTO PRODUZIDO E/OU GUARDADO PELO ESTADO Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

A Lei de Acesso à Informação - LAI  Lei Federal nº /2011 – LAI:  Decreto Estadual /2012  Garante ao cidadão o direito de receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular e de interesse coletivo Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Princípios e Diretrizes  Publicidade como regra e o sigilo como exceção;  Transparência Ativa;  Uso da tecnologia da informação para comunicar  Uso de audiências e consultas públicas  Incentivo à participação popular Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Princípios e Diretrizes  O desenvolvimento do controle social  Gestão transparente de documentos, dados e informações, assegurando sua disponibilidade, autenticidade e integridade, para garantir o pleno direito de acesso  A proteção de documentos, dados e informações sigilosas e pessoais Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Objetivos  Garantia do direito à informação, que é um direito humano fundamental  Apoiar o exercício de outros direitos  Fortalecer o combate à corrupção  Fomentar inovações e tecnologias para melhoria da governança  Impulsionar uma melhor organização da administração pública Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

A Lei de Acesso à Informação e seus antecedentes Constituição de 1988, art. 5.º, inciso XIV 1ª Conferência Nacional de Transparência e Controle Social - Consocial Comissão da Verdade Co-presidencia do Comitê Diretor Internacional do Open Government Partnership (OGP) Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

DESAFIOS...  Boa Gestão de Dados e Documentos  Mudança de Cultura do Segredo para a Cultura da Transparência  Infraestrutura e capacitação de Agentes Públicos  Conhecimento e Uso do Direito de Acesso à Informação pela sociedade Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Para quem se aplica a LAI?  Válido para os Três Poderes da União, para Estados e seus poderes, e para Municípios e seus poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).  A Transparência dos dados também vale para Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Empresas de Economia Mista.  Entidades Privadas devem ser transparentes sobre recursos públicos recebidos por meio de contrato de gestão, termo de parceria ou convênio, entre outros Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Transparência Pública  Transparência ativa: Divulgação espontânea de informações públicas, sem necessidade de solicitações, por sites da internet e outros meios  Transparência passiva: Atendimento dos pedidos de informação feitos pelos cidadãos (estabelecimento de regras, prazos e procedimentos) Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

O que é Informação Pública? I. Atos e Resoluções da Administração Pública.  Fundamentos  Documentos que sirvam de base  Procedimentos que se utilizam para a elaboração. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

O que é Informação Pública? II. Informações produzidas com Recursos Públicos.  Pesquisas  Estudos  Mapas Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

O que é Informação Pública? III. Qualquer outra informação que se encontre em poder da Administração (em qualquer formato, suporte, data de criação, origem, etc.)  Atas  Acordos  Expedientes Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Dados Abertos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral Dado aberto é aquele que pode ser livremente utilizado, reutilizado e redistribuído por qualquer pessoa

Dados Abertos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral  Disponibilidade de acesso Dado disponível por inteiro e por um custo razoável de reprodução, preferencialmente, sem custo, por meio de download na Internet, e também deve estar em um formato conveniente e modificável.  Reuso e redistribuição Dado fornecido em condições que permitam a sua reutilização e redistribuição, incluindo o cruzamento com outros conjuntos de dados.  Participação universal Todos podem usar, reutilizar e redistribuir, não havendo discriminação contra áreas de atuação, pessoas ou grupos.

Lei de Acesso à Informação  Serviço de Informações ao Cidadão - SIC  Pedidos de informações, negativas e recursos  Transparência ativa  Informações sigilosas e pessoais  Responsabilidades de agentes  Comissão de Acesso à informação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

OS ÓRGÃOS PÚBLICOS DEVEM DIVULGAR Estrutura/ organograma, responsabilidades, equipes, Endereços, contatos e horários de atendimento; Gestão financeira (repasses, transferências, receitas, despesas, execução orçamentária); Licitações e contratos; Programas, ações, projetos e obras; Relatórios, estudos e pesquisas; Respostas a perguntas freqüentes; Tabela de Classificação de Documentos, Dados e Informações Sigilosos e Pessoais. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Serviço de Informações ao Cidadão - SIC Todos os órgãos/entidades devem instalar o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC Atribuições do SIC Realizar atendimento Protocolar requerimentos de acesso à informação Registrar e encaminhar pedidos de desclassificação das informações e/ou interposição de recursos Controlar o cumprimento dos prazos legais Buscar e fornecer as informações Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO Pedido de informações entra no órgão/entidade para o SIC por meio de: Sistema E-SIC Telefone Carta Pessoalmente Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

PEDIDOS DE INFORMAÇÃO Cidadão deve ser identificado com apenas: Nome Nº de documento Endereço Cidadão não necessita justificar seu pedido Cidadão deve especificar a informação requerida Serviço de acesso é gratuito Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

RESPOSTAS Imediato se informações estão disponíveis No Prazo de até 20 dias ou + 10 dias com justificativa Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

TIPOS DE RESPOSTA DO SIC Fornecer a informação no formato indicado Comunicar data, local e modo para obtenção da informação Indicar e fundamentar as razões da recusa do acesso (informações sigilosas ou pessoais) Comunicar que não possui a informação Indicar quem detém a informação, se souber Remeter pedido a quem detém e cientificar cidadão Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

RECURSOS Não atendimento ou indeferimento de acesso permite recurso Prazo de 10 dias desde ciência do indeferimento 1ª instância: mesmo órgão/entidade (pelo menos 1 autoridade hierarquicamente superior à que decidiu) 2ª instância: Ouvidoria Geral do Estado 5 dias para deliberar 3ª instância: Comissão Estadual de Acesso à Informação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Diferenças: SIC, Ouvidoria, Fale Conosco Serviço de Informações ao Cidadão – SIC  Recebe solicitações de documentos, dados e informações custodiadas pelo poder público Ouvidoria  Recebe e analisa sugestões, reclamações e denúncias, e as encaminha para as autoridades responsáveis Atendimento ao Público (Fale conosco)  Fornece informações disponíveis e gerais sobre localização, horários e prestação de serviços Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

RESTRIÇÕES DE ACESSO Informações sigilosas Informações pessoais Toda informação sigilosa e pessoal deve ser identificada Não se exclui outras hipóteses legais de sigilo e de segredo de justiça ou industrial. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

INFORMAÇÕES PESSOAIS Documentos, dados ou informações relativas à intimidade, vida privada, honra e imagem Restritos por até 100 anos a contar da produção Poderão ser fornecidos mediante consentimento expresso da pessoa a que se referem Fornecimento exclusivamente pela via pessoal, mediante identificação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

INFORMAÇÕES SIGILOSAS Risco à defesa e à soberania nacionais ou a integridade do território nacional Prejudicar relações internacionais Risco à vida, à segurança ou à saúde da população Projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional

INFORMAÇÕES SIGILOSAS Planos ou operações estratégicos das Forças Armadas Estabilidade financeira, econômica ou monetária do país Segurança de instituições ou de altas autoridades nacionais ou estrangeiras e seus familiares Comprometer atividades de inteligência, bem como de investigação ou fiscalização em andamento, relacionadas com a prevenção ou repressão de infrações

INFORMAÇÕES SIGILOSAS Ultrassecreto Restrição de acesso por até 25 anos Secreto Restrição de acesso por até 15 anos Reservado Restrição de acesso por até 5 anos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

PAPEL DOS AGENTES PÚBLICOS Têm o direito de solicitar informações públicas; Podem fornecer informações não restritas sem sofrer medida disciplinar ou administrativa; Não devem ser discriminados, perseguidos ou prejudicados nas suas atividades profissionais por causa de seus pedidos de informação; Tem as suas informações pessoais, sobre intimidade, honra e imagem protegidas.

CONDUTAS ILÍCITAS DO AGENTE PÚBLICO Recusar-se a fornecer informações requeridas Retardar deliberadamente o fornecimento de informações requeridas Fornecer informações requeridas intencionalmente de forma incorreta, incompleta ou imprecisa Subtrair, destruir, inutilizar, alterar ou ocultar documento sob sua guarda ou a que tenha acesso Agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

CONDUTAS ILÍCITAS DO AGENTE PÚBLICO Divulgar ou permitir acesso indevido à informação sigilosa ou pessoal Impor sigilo a documento para obter proveito pessoal ou ocultar ato ilegal Ocultar da revisão documento sigiloso para beneficiar a si Destruir documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral  Arquivo Público do Estado de São Paulo Atribuições Específicas: Apreciar os planos de classificação e tabelas de temporalidade Organizar a Central de Atendimento ao Cidadão – CAC Orientar as Comissões de Avaliação de Documentos e Acesso - CADA

QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral  Secretaria de Governo Atribuições Específicas: Fomentar a cultura de transparência Treinar agentes públicos em práticas relacionadas à transparência Implementar a política de segurança da informação Regulamentar o credenciamento de segurança

QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral  Ouvidoria Geral do Estado Atribuições Específicas: Analisar os pedidos de recursos 2ª instância Coordenar Portal da Transparência  Corregedoria Geral da Administração – CGA Atribuições Específicas: Fiscalizar o cumprimento da LAI

QUEM É QUEM? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral  Fundação SEADE  Atribuições Específicas: Desenvolver o Catálogo de Sistemas e Bases de Dados da Administração Pública do Estado de São Paulo - CSBD

Portais de Transparência – Governo Estadual Transparência Estadual Expõe informações sobre recursos financeiros do Estado e seus destinos (remuneração de servidores, transferências para terceiros, contratos), empresas proibidas de contratar com o Estado e leis, entre outras. Prestando Contas Detalha informações sobre orçamentos e finanças (arrecadação de impostos, planejamento de uso dos recursos e seus destinos) Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Portais de Transparência – Governo Estadual Catálogo de Sistemas e Bases de Dados Indica e dá acesso a algumas fontes de informações sistematizadas e sistemas de organizações estaduais. Governo Aberto Informa e disponibiliza algumas bases de dados de organizações estaduais em formato aberto. Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Blog de Fomento à Cultura da Transparência Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Pagina do Facebook do Grupo de Fomento à Cultura da Transparência Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Sistema de Informação ao Cidadão – SIC.SP Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Rio Saúde Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Vacina Rec Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Cadê o Ônibus SP? Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral

Obrigado! Fernando Meloni de Oliveira João Marcelo Gomes Especialistas em Políticas Públicas Secretaria de Planejamento e Gestão Ouvidoria Geral do Estado Secretaria de Planejamento e Gestão/Ouvidoria Geral