COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DO ÓRGÃOS (UNIFESO) CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA CRECHE PARAÍSO Supervisora bolsista: Adriana Bolsistas: Bruna Fernandes Barbosa Janaína Crespo de Andrade Dias Luana Lopes da Rosa Thayane de Souza Gonzales Correa Márcia Regina Maia da Silva Brincando na creche Portfólio
2. DESENVOLVIMENTO O projeto teve início com o diálogo entre as supervisoras e equipe diretiva acerca do local proposto para a construção de espaços educativos e atividades que pudessem desenvolver melhor a capacidade psicomotora dos alunos. 1. INTRODUÇÃO O Programa de iniciação a Docência (PIBID) possibilita aos alunos de cursos superiores a articulação entre teoria e prática. O projeto foi desenvolvido na Creche Municipal Paraíso na turma de jardim e maternal I e II que é composta respectivamente por 17, 15 e 16 alunos em média.
2.1 - Organização / ações: A definição de um espaço físico para a construção de uma brinquedoteca não foi possível pelo fato de a creche não contar com espaços disponíveis para a realização do mesmo. Sendo assim, resolvemos nos adaptar e reformar um local em uma casinha de boneca, onde as crianças poderão, além de tudo, aprender brincando.
3. INAUGURAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA CASINHA DE BONECA No primeiro semestre foram realizadas atividades que pudessem desenvolver nas crianças a psicomotricidade, identidade, conhecimento do mundo, autonomia, trabalho em grupo, educação moral, diversidade, musicalidade, linguagem oral, entre outros. Os alunos puderam experimentar diferentes formas para obter a noção de regras ou seja, esperar sua vez, seguir um percurso, além de desenvolver suas habilidades psicomotoras que pudemos perceber que se encontram m em desenvolvimento. No segundo semestre, o maior projeto foi o de construir uma Casinha de Bonecas. Este espaço era um local de risco por conter lixos e entulhos, o que poderia ter a proliferação de dengue e demais doenças. Fizemos deste local, um espaço de lazer e aprendizagem para as crianças, sem deixar de lado os demais conceitos que já haviam sendo trabalhados.
4. CONCLUSÃO Por meio das atividades realizadas, percebemos que os alunos estão se familiarizando com as regras, colocando-as em prática na rotina diária. Além de terem a oportunidade de brincar aprendendo e desenvolvendo suas habilidades. Puderam também aprender no meio destas atividades a importância de cuidar do espaço em que vivem através da casinha, que possibilitou lazer e aprendizagem. BIBLIOGRAFIA BAZÍLIO, Luiz Cavalieri e KRAMER, Sônia. Infância, educação e direitos humanos. São Paulo: Cortez, CRAYDY, Carmem e KAERCHER, Gládis E. Educação infantil: Pra que te quero? Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.