FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Educação Infantil V e VI

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MICRO POLÍTICAS E CONFLITOS NA SALA DE AULA
Advertisements

Formação Sala de Leitura e Filosofia
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
O USO DO JORNAL NA PRÉ-ESCOLA
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
Organização Jornada Pedagógica de 17/04/2013 2º encontro
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
EMEF Prof. Dercy Célia Seixas Ferrari
E, o que é Didática? A didática é o principal ramo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realizar a educação mediante o.
Guião de pesquisa 3.º ano E.B Zambujeira.
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
OS TRÊS PORQUINHOS.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - FACED ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIA E NOVAS EDUCAÇÕES CADERNO DE PRÁTICAS Fernanda Santos, Maria Áurea S. Ribeiro, Rosângela.
Os níveis básicos da leitura
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CRÔNICAS.
Pedagogia, Licenciatura Recursos Pedagógicos, Tecnológicos e Multimídia – Professora Mariângela Ziede – 2012/2 Ananda Sonali Andressa Kopriva Bruna Bernardino.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Rodas de leitura, conversando sobre livros
PRIMEIRAS PALAVRAS Este pôster registra resultados de uma pesquisa qualitativa em curso que se volta para a análise de produções textuais elaboradas e.
Relatório de Proposta de Projeto
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
Curso sobre Revista.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
Organizando o trabalho pedagógico
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
Contadores de histórias
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Coordenadora: Josandra Araújo Barreto
CURSO: Alfabetização e Letramento com Jornal
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Planejamento da Rotina Semanal
Diretoria de Ensino de Mauá E. E. Zaíra VI
A IMPORTÂNCIA DA LEITURA:
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
Etapas de uma sequência didática
Debate a. Um debate precisa ser planejado? Por quê? b. Qualquer assunto pode ser tema de debate? Por quê?
Seminário de Análise e Produção Textual III
LÍNGUA PORTUGUESA 2013 PROFESSORA: ANNILMA MORORÓ
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
ATIVIDADE FÍSICA x SEDENTARISMO Público alvo:7º ano B
O universo do cinema mudo no teatro
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
HISTÓRIA DA AVIAÇÃO UM MENINO QUE SONHAVA VOAR...
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Os sentimentos de cada um
Você vai escrever um conto em que o narrador será o personagem da história e também o protagonista dos acontecimentos.
LETRAMENTO CRÍTICO VISUAL: EXPLORANDO A LÍNGUA EM MUITAS FORMAS
Projeto: Trabalhando com o livro “O segredo de Bonezinho Vermelho”
POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Educação Infantil V e VI Professora Solange Cabral Alves Coordenadora Pedagógica Maio/ 2015

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 3ºs ANOS Professora Solange Cabral Alves Coordenadora Pedagógica Maio / 2015

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAUTA DO DIA… Educação Infantil V e VI LEITURAS DELEITE12 de maio Manhã: Dulce / EMEIF BORACÉIA Tarde: Leonísia / EMEIF BORACÉIA Retomada do encontro anterior e HTPC VIRTUAL , Avaliações Espaços de formação em leitura, planilhas das leituras de março e abril Apresentação da Silvia Orthof e o livro A Vaca Mimosa Vídeo “ O CHICO NO SHOPING” ATIVIDADES EM GRUPO: LER É DIFERENTE DE CONTAR HISTÓRIAS CARDÁPIO DE LEITURA

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 1ºs e 2ºs ANOS Professora Solange Cabral Alves Coordenadora Pedagógica Maio / 2015

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PAUTA DO DIA… LEITURAS DELEITE 1ºs e 2ºs Anos Manhã: professoras Jocinara (EMEIF JOSÉ CARLOS BUZINARO) Tarde: professoras Pattrícia , Maria, Renata e Marli ( EMEIF Vista Linda) Retomada do encontro anterior e HTPC VIRTUAL , Avaliações Espaços de formação em leitura, planilhas das leituras de março e abril Apresentação da Silvia Orthof e o livro A Vaca Mimosa Vídeo “ O CHICO NO SHOPING” ATIVIDADES EM GRUPO: LER É DIFERENTE DE CONTAR HISTÓRIAS CARDÁPIO DE LEITURA

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA LEITURA DELEITE A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda - A história de uma vaca que cansada de ser perturbada por uma mosca, acaba por engoli-la. Mas a mosca que não se cansa, mesmo dentro do intestino continua a alvoroçar. Até que como um tufão, ou melhor, um furacão acaba achando a saída e sai em forma de um pum. Sylvia Orthof

Como vocês trabalhariam esse texto ? FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Como vocês trabalhariam esse texto ? Pensem em como fariam exploração desse texto em sala de aula... Explorariam os elementos pré-textuais? 1. Na capa do livro tem desenhos? Quais? 2. E escrita? Onde? E qual será o título? 3. Observe como está escrito vaca Mimosa e mosca Zenilda. Por que será que escolheram letras com tamanhos diferentes? 4. Como será a vaca Mimosa? E a mosca Zenilda? 5. Como será essa história? Você acha que contará história de duas amigas? De duas inimigas?

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Conhecendo a autora e o ilustrador Sylvia Orthof nasceu em Petrópolis, estado do Rio de Janeiro, em 1932, e faleceu em 1997. Ao longo de sua vida, publicou cerca de 120 livros para crianças, desde a estreia, em 1981, com Mudanças no Galinheiro Mudam as Coisas por Inteiro. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil pelo livro A Vaca Mimosa e a Mosca Zenilda, em 1983, e o Prêmio Ofélia Fontes, pela coleção Assim é se lhe parece, junto com Angela Carneiro e Lia Neiva, em 1995, entre outros. Sylvia morreu de câncer aos 64 anos, em Petrópolis (RJ), onde morou muito tempo. Isso aconteceu no dia 24/7/1997.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Gê Orthof nasceu em 1959, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Tornou-se artista plástico, ilustrador e professor no Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Cursou pósdoutorado na School of the Museum of Fine Arts, Boston, doutorado e mestrado em Artes Visuais na Columbia University, NY, Fulbright Scholar – School of Visual Arts, NY, e Bacharelado em Design – ESDI/ UERJ. Ilustrou mais de 30 livros infantis, tendo recebido importantes prêmios, entre eles: O Melhor para a Criança, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Melhor Ilustrador do Ano, na categoria livro infantil, da APCA, e outros, internacionais.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Nas abordagens de leitura e de produção de textos orais (oralidade) não podemos ficar restritos a uma abordagem. Assim, no trabalho com leitura é relevante conciliar essas abordagens para que os alunos possam ir além de localização de informações. Dessa forma, todas as abordagens colaboram para a produção de sentidos na leitura. Precisamos avançar para a abordagem discursiva. Ela pressupõe que: a compreensão de um texto não se encerra nele mesmo, nem somente nas capacidades cognitivas do leitor, pois leva em conta suas vivências e experiências; o sentido do texto não está circunscrito apenas a ele e nem tampouco a seu leitor, mas na relação dialógica entre texto e sujeitos. O leitor aciona seus conhecimentos para interagir com o texto, dialogando com ele; necessitamos explorar as condições de produção do texto, a sua relação com outros textos, as dimensões éticas, estéticas, políticas, as imagens que contribuem para a constituição de sentidos, a discussão crítica.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Na leitura é importante refletir também sobre: A frequência que ela é desenvolvida; Os suportes mais utilizados (livros, jornais, revistas, encartes etc.) Os gêneros mais utilizados; As finalidades (para entreter, obter informações, lembrar, despertar sentimentos, ampliar conhecimentos etc.) Os espaços/tempos (na sala de aula, na biblioteca, no recreio, laboratório etc.) Como são realizadas (pelo professor, pelos alunos individualmente, em pequenos grupos etc.) As queixas dos alunos nas atividades de leitura propostas.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DEBATENDO E OPINANDO O professor como mediador das reflexões: Na história que acabamos de ler vimos que a Vaca Mimosa ficou bastante incomodada com a mosca Zenilda, que na história foi até apelidada de Chatilda. A história retratou um animal pequeno incomodando um animal bem maior, mas por outro lado a mosca acabou sendo engolida pela vaca, animal de maior porte... Vocês conhecem a expressão popular “tamanho não é documento”? O que ela quer dizer? Vamos ler um texto para nos informar um pouco mais sobre essa expressão.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA “Tamanho não é documento é um jargão utilizado para dizer que o tamanho das coisas e/ou pessoas não é importante, quando elas possuem outras qualidades. A expressão é utilizada, muitas vezes, por pessoas de baixa estatura, que geralmente são motivo de chacota por outros indivíduos, e dizem que tamanho não é documento, ou seja, apesar da altura elas são pessoas boas, corretas, de caráter e etc. A expressão é para dizer que nem sempre pessoas pequenas são inferiores as mais altas, inclusive existe uma frase que diz  “se tamanho fosse documento, girafa era rei da selva”, mostrando que a girafa é um dos animais mais altos do mundo, porém o conhecido como o rei da selva é o leão, que é mais forte, rápido, ágil, e conhecido por suas habilidades para caça. Tamanho não é documento é para mostrar que o que importa nas pessoas não é a altura, e sim suas qualidades, atitudes, habilidades. [http://www.significados.com.br/tamanho-nao-e-documento..]”.

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA Agora, vamos organizar um debate. PRODUÇÃO DE TEXTO ORAL Agora, vamos organizar um debate. Quem concorda com a expressão “tamanho não é documento”? Quem discorda? Vamos levantar as mãos a cada questão para contabilizarmos as opiniões no quadro. Em seguida vamos organizar as falas para que os colegas justifiquem suas opiniões, podem, por exemplo citar situações já vivenciadas por vocês ou por algum conhecido...

PRODUÇÃO DE TEXTO ESCRITO Agora vamos produzir um texto manifestando nossa opinião se na história “A Vaca Mimosa e a mosca Zenilda”foi tamanho ,foi documento. Inicie o texto informando o seu posicionamento; Depois escreva argumentos convincentes para defender a sua opinião. Encerre o seu texto com um argumento bem convincente e apelativo. A turma poderá ser dividida em duplas para a elaboração de um texto de opinião sobre o assunto; Poderão produzir individualmente; Poderá ser feito texto coletivo, com ajuda da professora.

Ações combinadas com os alunos Com as produções iremos confeccionar um cartaz para afixar na biblioteca ou em algum mural da escola. Para incentivarmos outros colegas/ turmas a realizarem a leitura da história “A vaca Mimosa e mosca Zenilda” para também manifestarem as suas opiniões. Por isso deixaremos um reservado para nossos colegas/turmas colem suas opiniões no cartaz.

CARDÁPIO DE LEITURA Formar 4 grupos de trabalho: GRUPO 1 - PROPAGANDA DO LIVRO GRUPO 2 - ALÔ LEITURA GRUPO 3 - FANTOCHEANDO GRUPO 4 – PAINEL DE LEITURA

Atividade : Ler é diferente de contar histórias 14 pessoas do grupo receberão definições acerca das ações de contação de histórias e leituras. Seguindo os itens: Característica principal Objetivo Preparação organização da turma Início da atividade cuidados O que fazer depois Deverão montar o quadro com a ajuda de todos da formação.