GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL AULA REVISÃO AV2 Profª Maria Cristina Costa

CONSIDERAÇÕES A cultura organizacional é formada daqueles aspectos da organização, que dão a ela um modo particular de ser. Ela é para a organização, o que a personalidade é para o indivíduo. Ela é quem determina o conjunto de crenças, valores, estilos de trabalho e relacionamentos, que distinguem uma organização das outras.

IMPACTO DO CLIMA SOBRE A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS. Há duas formas de avaliação:     AVALIAÇÃO INDIVIDUAL/EQUIPE:   Ouvir os funcionários, individualmente, é responsabilidade de cada gestor da empresa.    AVALIAÇÃO COLETIVA OU INSTITUCIONAL:   Compete à Administração de Recursos Humanos.

POR QUE O RH DEVE AVALIAR O CLIMA? Porque faz parte da sua missão proporcionar às empresas um ambiente de trabalho favorável às pessoas e aos objetivos organizacionais. Em toda a literatura encontramos na própria definição da Administração de Recursos Humanos o compromisso com a motivação, satisfação ou bem-estar dos recursos humanos.

A RELAÇÃO ENTRE O CLIMA E A QUALIDADE DOS PRODUTOS E SERVIÇOS (4) B) Empresas de Capital Intensivo e de Mão-de-Obra Intensiva: Vejamos um exemplo: A Indústria Têxtil x A Indústria do Vestuário. Podemos considerar a primeira como uma indústria de capital intensivo e a segunda como de mão-de-obra intensiva.

ESTRATÉGIAS DE MONITORAMENTO E OU DE AVALIAÇÃO DO CLIMA: 1. Pesquisa de Clima; 2. Entrevistas de Desligamento; 3. Ombudsman; 4. Café da Manhã com o Presidente; 5. Reuniões da Equipe de RT; 6. Atendimentos do Serviço Social; 7. Canal Direto com o Presidente/ RH.

VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS (1) Uma variável organizacional nada mais é do que um aspecto da organização que é avaliado nas pesquisas de clima. As variáveis organizacionais são fatores que podem causar insatisfação nos trabalhadores. Por exemplo, um empregado de uma empresa pode estar descontente com a empresa por causa do seu salário.

VARIÁVEIS ORGANIZACIONAIS (2) Outro empregado pode estar insatisfeito no trabalho, porque percebe que a sua empresa não investe no seu desenvolvimento profissional. Pode ter um empregado que se sente insatisfeito porque não vê qualquer possibilidade de ascensão profissional na empresa. O próprio chefe (superior imediato/gestor) pode ser a causa da insatisfação de alguns membros de sua equipe.

ETAPAS DA PESQUISA (1) O planejamento que deve ser feito para aplicar uma pesquisa de clima. 1ª: Obtenção da Aprovação e do Apoio da Direção.  2ª: Planejamento da Pesquisa.  3ª: Definição das Variáveis a Serem Pesquisadas.  4ª: Montagem dos Cadernos de Pesquisa.

ETAPAS DA PESQUISA (2) 5ª: Parametrização Para Tabulação das Opções de Respostas.  6ª: Divulgação da pesquisa.  7ª: Aplicação e Coleta da Pesquisa.  8ª: Tabulação da Pesquisa.  9ª: Divulgação dos Resultados da Pesquisa.  10ª: Aplicação das Medidas Necessárias.  

MONTAGEM DO INSTRUMENTO DE PESQUISA: Escolha das perguntas para cada variável. Escolha das opções de resposta para cada pergunta. Decisão de fazer 1 ou mais cadernos de perguntas. Considerar: diferenças acentuadas nos públicos-alvo; diferenças de benefícios etc.

       OPÇÕES DE RESPOSTA (1)  sempre; quase sempre; raramente; nunca.  muito satisfeito; satisfeito; insatisfeito; muito insatisfeito    Concordo Totalmente Concordo Discordo Discordo Totalmente 1 2 3 4    

PARAMETRIZAÇÃO PARA TABULAÇÃO DAS OPÇÕES DE RESPOSTAS Consiste em definir parâmetros para facilitar a tabulação eletrônica das diferentes opções de respostas. Consiste em definir no questionário da pesquisa de clima, que opções de respostas serão consideradas “satisfatórias” e as que serão consideradas “insatisfatórias”. Cada opção de resposta deve ser interpretada, no momento da tabulação, como UMA manifestação de satisfação (favorabilidade) ou insatisfação do respondente.

Exemplo (1) PARAMETRIZAÇÃO DAS SEGUINTES OPÇÕES DE RESPOSTA: O ambiente de trabalho no seu setor é bom?   sempre ( ) quase sempre ( ) raramente ( ) nunca ( ) não tenho opinião sempre satisfeito quase sempre satisfeito raramente insatisfeito nunca insatisfeito não tenho opinião tabula-se só o percentual.

Exemplo (2) Ou seja, para a pergunta anterior, os respondentes da pesquisa que optarem pelas opções “sempre” e “quase sempre” serão considerados satisfeitos. Os que optarem pelas opções “raramente” e “nunca” serão considerados insatisfeitos.   De outra forma, as respostas assinaladas como “sempre” e “quase sempre” serão classificadas como favoráveis, já as assinaladas como “raramente” ou “nunca” serão consideradas não favoráveis.

SITUAÇÕES CONSIDERADAS EXCEPCIONAIS EM RELAÇÃO À PARAMETRIZAÇÃO: 1ª Situação: A opção “não tenho opinião” não se parametriza.   Não parametrizamos essa opção já que o respondente não emitiu opinião sobre o que está sendo perguntado. 2ª Situação: As questões que solicitam ao respondente que enumere as opções de resposta não são parametrizadas já que a tabulação desse tipo de questão se faz através de ranking.

RANKING  A tabulação dessa questão será feita sob a forma de ranking, ou seja, serão consideradas quantas respostas cada benefício obteve. Aquele benefício que recebeu mais indicação, ou seja, que foi mais assinalado pelos respondentes será tabulado como o que os funcionários mais gostam. Portanto, não há nesse caso necessidade de parametrizar as diferentes opções de resposta.  

EXEMPLO: Dos benefícios que a empresa oferece qual o que você mais gosta?   Plano de saúde ( ) Cesta básica ( ) Previdência privada ( ) Refeição na empresa ( ) Auxílio-medicamento ( ) Empréstimos ( ) Estacionamento ( ) Auxílio-educação ( )

A tabulação de uma pesquisa de clima requer o cumprimento de uma sequência de passos: 1º: tabulam-se as perguntas; 2º: Tabulam-se as variáveis organizacionais; 3º: tabula-se o resultado geral.

CONSIDERANDO AS SEGUINTES PARAMETRIZAÇÕES: As opções “bom” e “razoável” serão consideradas satisfatórias. A opção “ruim” será insatisfatória. A Tabulação da pergunta quanto ao salário foi a seguinte: 54% estão satisfeitos com o salário em função do trabalho que realizam.

FAÇA A TABULAÇÃO DA SEGUINTE PERGUNTA: O ambiente de trabalho no seu setor é bom?   Sempre ( ) - 40 respostas Quase sempre ( ) - 14 respostas Raramente ( ) - 28 respostas Nunca ( ) - 12 respostas Não tenho opinião ( ) - 6 respostas Total de Respostas: 100

TABULAÇÃO POR VARIÁVEL: (1) É o resultado da média aritmética dos percentuais de satisfação de todas as perguntas relacionadas a uma determinada variável.    Aponta o grau de satisfação dos funcionários com relação a um determinado aspecto da organização.

ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS: Após a tabulação da pesquisa, devemos registrar em relatórios os resultados apurados. Geralmente, são produzidos:  Um Relatório Corporativo, consolidando os resultados da empresa; Um Relatório com os resultados de cada diretoria da empresa.   Esses relatórios devem apresentar os resultados da pesquisa e devem apresentar uma análise desses resultados. Devem destacar os pontos fortes e os pontos fracos. Devem ser ilustrados com gráficos.

DEFINIÇÃO DOS PLANOS DE AÇÃO: Essa é a parte mais importante do processo de gestão do clima organizacional. É o seu produto final. É a indicação de ações que vão tornar melhor o clima de uma empresa.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA. (1) A divulgação dos resultados gera credibilidade para a realização de futuras pesquisas.   É realizada após a Aplicação e tabulação da Pesquisa. Regras a serem seguidas para a divulgação dos resultados:  Censura da Direção da empresa: o que não deve ser divulgado?

ESTRUTURA CLÁSSICA DE UMA PESQUISA DE CLIMA:  INSTRUÇÕES    IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DO RESPONDENTE  QUESTIONÁRIO  COMENTÁRIOS/SUGESTÕES  FOLHA DE RESPOSTA

TEMA CENTRAL – AULA 10 A pesquisa socioeconômica. O que as empresas vêm fazendo para melhorar o clima?

A PESQUISA SOCIOECONONÔMICA COMO COMPLEMENTO À PESQUISA DE CLIMA. Logo, é essencial que as empresas conheçam a realidade de vida de seus colaboradores. É necessário que saibam onde moram, com quem moram, sob que condições eles vivem, seu padrão educacional, cultural, de lazer, quanto tempo gastam para chegar no trabalho e para retornarem às suas casas, qual é a renda familiar, enfim que problemas os afligem fora do ambiente de trabalho.

A PESQUISA SOCIOECONONÔMICA COMO COMPLEMENTO À PESQUISA DE CLIMA. Para conhecer essa realidade e nela intervir no que for possível, a empresa deve realizar uma pesquisa que complemente a de clima organizacional. Trata-se da Pesquisa Socioeconômica. Ela, ao contrário da pesquisa de clima, deve identificar os respondentes, para que possam intervir posteriormente sobre cada empregado.

A PESQUISA SOCIOECONONÔMICA COMO COMPLEMENTO À PESQUISA DE CLIMA. Por se tratar de uma pesquisa que “entra” na intimidade da vida do trabalhador, não pode ser conduzida por qualquer um. O ideal é que seja feita por um profissional habilitado, de preferência de fora da empresa, que conduza a pesquisa de forma ética, a fim de não criar qualquer constrangimento para o respondente. Pode ser feita também pelo Serviço Social da empresa.

A PESQUISA SOCIOECONONÔMICA COMO COMPLEMENTO À PESQUISA DE CLIMA. Para as empresas que pregam a valorização dos seus recursos humanos, nada melhor do que monitorar o grau de prosperidade deles, pois só assim conhecerão os seus problemas, as suas necessidades e também saberão se eles estão realmente “crescendo” junto com a empresa.