METODOLOGIAS DE PROJETO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Análise e Projeto de Sistemas I
Advertisements

Gerenciamento de Projetos
Os projetos.
Dra Sueli Rezende Cunha
PROJETO DE JOIAS Apresentação
Aula 03 – Projeto do produto e processo
Versão Premium Janeiro de 2003
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Engenharia de Software
Etapas do Projeto Melhado (1994) diz que o processo de projeto é composto por diferentes atividades ou fases e segue etapas conceitualmente progressivas,
Informática Industrial
SISTEMA DE INFORMAÇÕES DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
DEFINIÇÃO PROPOSTA ? (de proposto ) MOÇÃO; ALVITRE; PROMESSA;
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Método de Resolução de Problemas O que é?.
INTRODUÇÃO Para acompanhar as mutações gerais que se verificaram em vários domínios da nossa sociedade e corresponder às exigências dos utentes do processo.
Estratégia de Planejamento do Projeto
Prof.Alfredo Parteli Gomes
Modelos de Maturidade de Processos de Software
Fundamentos de Engenharia de SW
Mestrado em Engenharia de Concepção I ST - Setembro de 2003 Mestrado em Engenharia de Concepção 1ª edição, l Alguma considerações gerais sobre.
Como escrever um Documento de Projecto para Redes Informáticas
Análise e Projeto de Sistemas
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
Projeto de Sistemas De Produto Bacharelado em Design – DADIN – UTFPR
O DESIGN © antónio de campos, 2011.
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Aula 7 – Planejamento do Levantamento
TCC - Trabalho de Conclusão de Curso
Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Método de transformação do PDP
Sistemas de informação (nome da nossa disciplina)
Integração.
Roteiro Projeto de Produto em Design
Os projetos.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Introdução ao Design.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Processo e Qualidade.
Projetos de Máquinas Ferramentas Desenvolvimentos de Projetos
Professora: Fabrícia F. de Souza
Sistemas de Informação
Introdução ao projeto de produto
Parquímetro Empresa: Flexpark.
Prof. Fábio Botelho Metodologia de Desenvolvimento de Software - MDS Padrões de Processo de Software: CMMI.
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
PROJETO DE INTERIORES I
Projeto de produto UFERSA | Eng. de Produção | Prof. Kléber Barros.
Pré-Projeto Multimídia
Lenylda Albuquerque ISO Processos de Ciclo de Vida de Software Universidade Federal de Pernambuco.
Prof. Paulo Barreto  O gerenciamento da informação, segundo Davenport (1997), é um conjunto estruturado de atividades que espelha.
Programa criado em Apoio ao programa: Ministério da Ciência e Tecnologia da Finep Banco Interamericano de Desenvolvimento Universidades e Governo.
PROJETO DE PESQUISA AVALIAÇÃO DA QUALIDADE NA GESTÃO DO TRÁFEGO URBANO ATRAVÉS DO ESTUDO DO BENCHMARKING ENTRE OS CENTROS DE CONTROLE.
Processos de Software Ludimila Monjardim Casagrande 1º Semestre Desenvolvimento e Qualidade.
Gestão de Marketing de Moda
Estudo do Trabalho ou Estudo dos Tempos e Movimentos
Sistemas de Informação Capítulo 6 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

METODOLOGIAS DE PROJETO Design de Ambientes Gráficos

Metodologia: é composta pelos métodos, as técnicas e as ferramentas (bem como as suas aplicações) estudadas, para organizar o plano que se pretende traçar para alcançar a resolução do problema, quer seja ele teórico ou prático (BOMFIM, 1995).   Geralmente, todos os métodos contemplam os seguintes aspetos:    Problema: trata-se da identificação e enunciação de uma necessidade. Levantamento de dados: recolha de informação para análise. Conceptualização/estudo de alternativas: definição de conceitos Seleção das alternativas: análise, seleção da alternativa. Desenvolvimento: concretização teórica e/ou gráfica dos elementos do projeto para posterior produção/implementação

O Método de Archer. Fase analítica. Fase criativa O Método de Archer Fase analítica Fase criativa Fase executiva Método de Munari Problema Definição do problema Componentes do problema Recolha de dados Análise dos dados Criatividade Pesquisa (materiais e tecnologias) Experimentação Modelo Verificação Desenho de Construção Solução

Método de Löbach (direcionado para design de equipamento e produto, mas adaptável a qualquer plano de design) Processo de solução do problema Processo de desenvolvimento do produto Análise do problema Análise do problema de design Identificação do problema Análise da necessidade Recolha de informações Análise da relação social homem-produto Análise das informações Análise da relação produto-ambiente Definição e clarificação do problema e definição dos objetivos Desenvolvimento histórico Análise do mercado Análise da função Análise estrutural Análise da configuração (funções estéticas) Análise de materiais e processos de fabricação Patentes, legislação e normas Análise de sistema de produtos Distribuição, montagem, serviço a clientes, manutenção Descrição das características do novo produto Exigências para com o novo produto Criação de alternativas Alternativas de design Escolha dos métodos para solucionar o(s) problema(s) Conceitos do design Conceptualização/ desenvolvimento de ideias Alternativas de solução Desenvolvimento de alternativas Esboços de ideias, modelos Avaliação das alternativas Avaliação das alternativas de design Análise das alternativas Escolha da melhor solução Processo de seleção Incorporação das características ao novo produto Processo de avaliação Realização da solução do problema Solução de design Concretização da solução Projeto mecânico Nova avaliação da solução Projeto estrutural Configuração dos detalhes Desenvolvimento de modelos Desenhos técnicos, desenhos de representação Fonte: http://cristinalucio.sites.uol.com.br/05_recado_design_metodo.htm#metodos Documentação do projeto, relatórios

Importante no Método de Gui Bonsiepe Identificação e clarificação do problema projetual: Analisar as soluções existentes Importante no Método de que Fuad-luke faz uso Incluir o utilizador em todas as fases do projeto - CO

Pré-Projeto: -Identificar o problema e desconstruí-lo -Analisar todos os componentes do problema -Definir o problema, identificando os sujeitos: o quê(?); para quem(?); Onde(?). CO -Pesquisa que contextualiza CO >Ambiente/Produto/Serviço (análise diacrónica –histórica-, análise sincrónica– concorrentes/outras soluções-; análise estrutural –materiais e processos-; análise morfológica; análise funcional; mapeamento do ciclo de vida, integração ambiental e ecológica atual e expectativas) > Utilizador (análise do público-alvo; pesquisa etnográfica; análise prática de uso e função, empatia) > Inovação (análise soluções existentes: estudo de adequação ao uso/função/com- portamentos ; estudo dos estímulo/significados/metáforas; análise SWOT) -Análise e organização da pesquisa. -Definição da estratégia, com apresentação (gráfica) que permita realçar os fatores de diferenciação (ex.: design emocional; co-design; design para a sustentabilidade…

Projeto: - Conceptualização Projeto: - Conceptualização. Criação de alternativas CO -Análise e seleção das alternativas CO _Finalização -Verificação da coerência estrutural - Verificação da coerência funcional - Verificação da coerência social - Verificação da coerência ambiental -Verificação da coeficiente de inovação - Desenvolvimento das peças para a boa execução/implementação do projeto -Implementação -Reavaliação (feedback)

CO Feedback CO Feedback Problema Análise, desconstrução Pesquisa Levantamento Gráfico Recolha de informação Conceptualização Forma, significado-conteúdo Função, comportamentos Seleção Avaliação Protótipo/ Peças Gráficas Anteprojeto Verificação e Seleção Avaliação Peças Gráficas/ Peças Escritas Projeto de Execução Implementação Verificação Experimentação/Ocupação Verificação Feedback APO Recolha de informação Adaptação Aperfeiçoamento Adaptação: A. Fuad-Luke CO Feedback CO Feedback