Responsabilidade patrimonial em contexto de insolvência Lisboa, Congresso da APAJ, 2015-12-05 José Manuel Branco, procurador da República.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
. AÇÃO CIVIL EX DELICTO.
Advertisements

Direito Processual Penal I
A ASSOCIAÇÃO.
Origem e Antecedentes Históricos
A RESPONSABILIDADE DOS ADMINISTRADORES
PROCEDIMENTO EXTRAJUDICIAL DE CONCILIAÇÃO Insolvência e oportunidade para as pessoas colectivas Decreto-lei nº201/2004, de 18 de Agosto Amadora –
Responsabilidade Ética do Médico
AÇÃO PENAL.
Direito Processual Penal I
Meio Ambiente: o papel do Ministério Público.
1.º Congresso dos Juízes de Paz JOEL TIMÓTEO RAMOS PEREIRA
Fundações. Criação Instituição ou dotação Reconhecimento.
A Sociedade em Nome Coletivo
Direito Proc. Civil Coletivo
1 Conferência Novas responsabilidades Novos riscos Responsabilidade Civil de Directores e Administradores Mais Seguro Lisboa, 8 de Julho de 2010 Diamantino.
PROFESSOR: CELIO CELLI
-Actividade social (980) Artigos do código comercial
NOVO CÓDIGO DE INSOLVÊNCIA Processo Especial de Revitalização Reforço da Responsabilidade do Insolvente, seus Administradores e órgãos da Insolvente Lisboa,
DIREITOS HUMANOS Unidade VIII Federalização dos crimes contra os D.H. Emenda Constitucional nº 45/04 Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) Alteração.
CONSELHO TUTELAR – SISTEMA
COMPETÊNCIA DECLARATIVA DOS TRIBUNAIS COMUNS. NOÇÕES GERAIS.
PERSONALIZADAS – CÓDIGO CIVIL 2002
EFEITOS DA FALÊNCIA.
Unidade 4 Sociedade em Conta de Participação
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIN 2
FALÊNCIA.
Estudo dos arts. 796 a 821 do Código de Processo Civil MEDIDAS CAUTELARES ARRESTO. CEAP – CURSO DE DIEITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL Professor:
EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE
Direito das Pessoas e das Situações Jurídicas 6. Desconsideração do ente colectivo A personalidade colectiva é um instrumento Por isso pode ser mal usado,
a)Estado: Público (Ministério Público);
DA EXIBIÇÃO DE DOCUMENTO OU COISA arts. 355/363, do CPC
Profº Carmênio Júnior
ESMP – MAIO/2008 Curso de adaptação para estagiários do Ministério Público – 14º Concurso de Credenciamento Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude.
JOSÉ MANUEL PUREZA O Direito Nacional do Ambiente - Aula 3 - Faculdade de Direito Universidade Nova de Lisboa
Direito Empresarial I Hilda Ledoux Vargas UEFS 2009
ASPECTOS ÉTICOS DAS PERÍCIAS MÉDICAS.
Elementos que segundo a regra geral são dispensáveis: 1) Data de vencimento; 2) Indicação do local de emissão e de pagamento.
PARTES Arts. 7º a 45, CPc.
Créditos Laborais no Processo de Insolvência e no PER
Estatuto da OAB Aula 14.
RESPONSABILIDADE POR DANO AMBIENTAL
Fernando Antonio Costa de Sá
Profº Carmênio Júnior
EMPRESÁRIO INDIVIDUAL Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – DCIS Colegiado de Direito Disciplina:
Profº Carmênio Júnior
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ – CEAP DIREITO EMPRESARIAL 7º DIV 1
DO PROCEDIMENTO PRÉ-FALIMENTAR
Profº Carmênio Júnior
DIREITO PROCESSUAL PENAL I
Daniela Filipa 1ºC Nº4. Contrato de Trabalho:  Retribuição.  Que tipo de retribuições podem existir?  Falta e o Respetivo Artigo.  Dois exemplos de.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
ADMINISTRAÇÃO DAS ENTIDADES SINDICAIS
INQUÉRITO POLICIAL.
XVIII ENCONTRO NACIONAL DA APAJ Maria do Rosário Epifânio Lisboa, 5 de dezembro de 2015.
“O interesse do Mandatário do insolvente vs Interesse da Massa insolvente: Qual a fronteira, contornos e interesses do processo de insolvência” António.
Manuela Tavares Morais 4 de Dezembro de 2015 O papel do Presidente da Comissão de Credores vs superior interesse dos credores da insolvência. Conciliação.
A recuperação de sociedades no contexto do PER e da insolvência J OANA D OMINGUES Lisboa 4 de dezembro de 2015.
1Lisboa, 7 de abril de 2015 Sandra Mendeiros/IGFSS, IP XVIII Encontro Nacional da APAJ  Indisponibilidade dos créditos públicos  Reversões fiscais Lisboa,
Introdução | Princípio da igualdade
XVIII Encontro Nacional da APAJ 4 e 5 de Dezembro, Tivoli Oriente, Lisboa Créditos Laborais no Processo de Insolvência: créditos sobre a massa ou sobre.
Processo Especial de Revitalização
Bens em compropriedade ou comunhão - especificidades do processo de insolvência de um dos cônjuges.
V JORNADAS IAD O ARTIGO 18º DA LAJ.
Processo de Execução e Cumprimento de Sentença
Direito processual civil Fraude à execução. É a alienação ou oneração de bens quando sobre eles pendam ação fundada em direito real ou quando, ao tempo.
PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL EMPRESARIAL Procedimentos especiais AÇÃO DE DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE Geraldo Fonseca 26/11/2015.
“Os Princípios Básicos de Seguros e Autorregulação na Intermediação de Seguros – Experiência brasileira.”
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO MEIO AMBIENTE DO TRABALHO, DIREITO PENAL INCLUSIVO E COMPETÊNCIA.
IMPOSTO DE RENDA PESSOAS JURÍDICAS Juros sobre o Capital Próprio Reorganização Societária IRPJ 2013.
Transcrição da apresentação:

Responsabilidade patrimonial em contexto de insolvência Lisboa, Congresso da APAJ, José Manuel Branco, procurador da República

Papel do administrador da insolvência na liquidação O papel crucial do administrador da insolvência no sucesso da liquidação é reconhecido em normas avulsas do CIRE: Opções quanto ao cumprimento de negócios (102.º segs.); Resolução em benefício da massa (120.º segs.); Providências conservatórias da massa (149.º segs.); Conservação e frutificação dos direitos do insolvente (55.º, n.º 1, b); Manutenção e preservação do património (33.º – AJP)

Quando a liquidação não chega para ressarcir os credores

Papel do Ad. I. nas ações de responsabilidade penal Competência própria para a apresentação de denúncias em crimes públicos ou queixas em representação da massa (49.º CPP); Competência própria para apresentação de pedido de indemnização civil enxertado na ação penal (71.º segs. CPP) para indemnização da massa; Competências avulsas relativas a pedidos de apreensão, situação processual do ofendido ou assistente.

Papel do Ad. I. nas ações de responsabilidade civil Competência própria para o exercício de pretensões fundadas em responsabilidade civil contratual (799.º CC); Competência própria para o exercício de pretensões fundadas em responsabilidade civil extracontratual (483.º CC); Competências avulsas noutras áreas jurisdicionais em benefício da massa insolvente (CCom., CT, CPPT).

Papel do Ad. I. nas ações de responsabilidade societária As ações societárias na superveniência da insolvência Artigo 82.º 3 - Durante a pendência do processo de insolvência, o administrador da insolvência tem exclusiva legitimidade para propor e fazer seguir: a) As ações de responsabilidade que legalmente couberem, em favor do próprio devedor, contra os fundadores, administradores de direito e de facto, membros do órgão de fiscalização do devedor e sócios, associados ou membros, independentemente do acordo do devedor ou dos seus órgãos sociais, sócios, associados ou membros.

Papel do Ad. I. nas ações de responsabilidade societária As ações societárias na superveniência da insolvência Artigo 82.º 3 - Durante a pendência do processo de insolvência, o administrador da insolvência tem exclusiva legitimidade para propor e fazer seguir: b) As ações destinadas à indemnização dos prejuízos causados à generalidade dos credores da insolvência pela diminuição do património integrante da massa insolvente, tanto anteriormente como posteriormente à declaração de insolvência;

Papel do Ad. I. nas ações de responsabilidade insolvencial A difícil incumbência do administrador da insolvência no incidente de qualificação da insolvência: A falta de atribuições específicas de investigação; A limitação temporal; O equívoco da visão do administrador da insolvência como “parte”; A ausência de benefícios específicos, desde logo, remuneratórios; O anómalo estatuto do administrador enquanto “testemunha”.

Desafios para o Ad. I. no atual incidente de qualificação Adequação dos prazos Mediação entre realidade e tribunal Compensação ou remuneração?