APRESENTAÇÃO Orientador:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NO ENSINO DE QUÍMICA.
Advertisements

Regina Célia Baptista Belluzzo
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ESCOLA DE SISTEMA. PROF ELCIO HENRIQUE –
Prof. Azenaide A. S. Vieira Prof. Luciana B. O. Catarino
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Avaliação Psicomotora
Definição A inovação não exige uma revolução interna nas empresas – o que ela verdadeiramente exige é a bem-pensada construção de sólidos processos de.
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
POR QUE PLANEJAR!.
Ana Cristina Ghisleni
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Prof.a Andréia Chagas Pereira
SIMULAÇÃO EM COMPUTADOR: O PENSAMENTO COMO PROCESSAMENTO DE INFORMÇÕES
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Uma Análise Autopoiética das Comunidades Virtuais
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
O uso de novas mídias nas escolas
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Trabalhando com Grupos
Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-músical
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Projetos digitais colaborativos Empresa 2.0 Gestão do conhecimento funciona?
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Teoria Geral de Sistemas
As relações entre tecnologias e educação ALGUNS COMPONENTES PARA MIRAR.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
UNIÃO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS PEDAGOGIA-GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CRISTINA MATTOS PROFESSORES GILCA VILARINHOS ZEILA MIRANDA.
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
A Psicologia ou as Psicologias
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Gabriel Bastos Machado
O profissional da gestão escolar e suas implicações
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
O Futuro da Licenciatura a partir das normativas do Ensino Médio
GESTÃO DO CONHECIMENTO
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
“CMAPTOOLS: CRIANDO MAPAS CONCEITUAIS”
MBA Saúde GC 15/out/2003 Gerenciando Conhecimento PRICHARD, Craig; HULL, Richard; Chumer, Mike; Willmott, Hugh , MacMillan Business.
AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA EDUCAÇÃO INFANTIL:
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
Perspectiva estratégica da qualidade
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
ABORGAGENS PEDAGÓGICAS
Tecendo a aprendizagem em Mato Grosso do Sul
Atividade complementar 04
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Sistema de Garantia de Direitos Redes: um sistema de incompletudes.
Somos todos seres sociais
Softwares Educacionais. O Que é? Softwares são programas de computador, que por sua vez, designam um conjunto de instruções ordenadas que são entendidas.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
MÉTODOS PARTICIPATIVOS Interação entre agricultores familiares, extensionistas e pesquisadores Disciplina: Extensão Rural Curso Técnico em Agropecuária.
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO Orientador: Referências Bibliográficas: FERREIRA, Liliane. Conectivismo. Disponível em: http://blogdanany14.blogspot.com.br/2014/07/conectivismo.html. Acesso em: 29 Set. 2015. Psicologia Cognitiva Paradigma anterior. Disponível em: http://slideplayer.com.br/slide/332582/. Acesso em 29 Set. 2015. Significado de Behaviorismo – o que é, Conceito e Definição. Disponível em: www.significados.com.br/behaviorismo. Acesso em: 28 Set. 2015. Orientador: Prof. Msc. Adm. Eco. Luiz Cláudio Brites Lobato Disciplina: Teorias e Conceitos da Aprendizagem em Rede Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

TEORIAS E CONCEITOS DA APRENDIZAGEM EM REDE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ensino que usa diversas práticas, para que se possa tornar possível uma aprendizagem, através da vantagem da distância tempo/espaço entre aluno e professor. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

TEORIAS E CONCEITOS DA APRENDIZAGEM EM REDE 1ª GERAÇÃO Cognitiva-Behaviorista: Foca-se no indivíduo e na necessidade de estudar comportamentos que podem ser observados através das relações dos indivíduos a novos estímulos. Basea-se na compreensão crescente das funções do cérebro e na forma como os computadores eram usados para testar a aprendizagem e o pensamento. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

TEORIAS E CONCEITOS DA APRENDIZAGEM EM REDE CONECTIVISMO – 2ª Geração Importância da interação social para o aprendizado. No ambiente colaborativo cria-se uma cultura de aprendizado, de conhecimento e significados compartilhados. Interação aluno-objeto, aluno-professor e aluno-aluno. MOOCs – 3ª Geração (Massive Open Online Course) Cursos on-line abertas maciços, oferece uma plataforma poderosa para a formação empresarial, educação e desenvolvimento - em grandes economias de custos e com maior eficiência. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

GERENCIAMENTO DE PROJETOS A primeira dimensão diz respeito à estrutura do sistema:      Simples: Fácil de se entender   Complicado: Muito difícil de se entender A segunda dimensão diz respeito ao comportamento do sistema:     Ordenado: Totalmente previsível    Complexo: Parcialmente previsível, mas com muitas “surpresas”     Caótico: Imprevisível O projeto muda seu comportamento durante a execução e em momentos diferentes poderá exigir abordagens diferentes do gestor. Antes de entender como agir nestes diferentes momentos, vamos entender as diferenças entre os possíveis cenários utilizando duas dimensões distintas. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

GERENCIAMENTO DE PROJETOS Abordagem do Cynefin Framework, de Dave Snowden Simples, Complicado, Complexo ou Caótico Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

Jorge Alexandrino Borges Um exemplo bem interessante sobre a mudança do ambiente de simples para caótico é ilustrado no filme, Um Dia de Fúria (Falling Down, 1993) Onde o ator principal se irrita com uma regra (normal em sistemas simples) e provoca algo catastrófico. Referência Bibliográfica: RIBREIRO, Rafael Dias. QUAL A MELHOR FORMA DE GERENCIAR PROJETOS ? Disponível em : https://www.linkedin.com/pulse/qual-melhor-forma-de-gerenciar-projetos-rafael-dias-ribeiro. Acesso em: 01 Out. 2015. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

TEORIA DA COMPLEXIDADE Conceitos: A complexidade não é um conceito teórico e sim um fato. Corresponde à multiplicidade, ao entrelaçamento e à contínua interação da infinidade de sistemas e fenômenos que compõem o mundo natural e as sociedades humanas.” (Humberto Mariotti)  Princípios comuns: Auto-organização e emergência Conectividade Co-evolução Espaço de possibilidades Caos Estruturas dissipativas Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

TEORIA DA COMPLEXIDADE AUTO-ORGANIZAÇÃO: Tipo de interação cujos elementos encontram espontaneamente a forma mais adequada de estabelecer a relação. EMERGÊNCIA: Surgimento de novas propriedades, qualidades, padrões ou estruturas, oriundos da auto-organização de um sistema. CONECTIVIDADE: Capacidade dos elementos do sistema em estabelecer relações entre si e com o ambiente. CO-EVOLUÇÃO: Dependência parcial entre sistema e meio, no seu processo evolutivo. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

TEORIA DA COMPLEXIDADE ESPAÇO DE POSSIBILIDADES: Os sistemas, em geral, devem explorar seus espaços de possibilidades, refutando uma estratégia única de evolução CAOS: Coexistência entre ordem e desordem em um dado sistema. Relação com a não linearidade, com a imprevisibilidade e com a dependência das condições iniciais do sistema. ESTRUTURAS DISSIPATIVAS: O não equilíbrio como fonte de organização. Processos irreversíveis podem levar a um novo tipo de estados dinâmicos. Influência da história passada de um sistema sobre o seu desenvolvimento, que pode ocorrer a partir de diversos padrões. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

PENSAMENTO ECO-SISTÊMICO “As ciências clássicas já não dão conta de explicar a complexidade do mundo atual”   “A complexidade é efetivamente o tecido de acontecimentos, ações, interações, retroações, determinações, acasos, que constituem o nosso mundo fenomenal” Edgar Morin. Referência Bibliográfica: PRESCE, Lucila, TEORIA DA COMPLEXIDADE, disponível em: http://pt.slideshare.net/lucilapesce/teorias-da-complexidade. Acesso em: 02 Out. 2015. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

AS CARACTERÍSTICAS DA SOCIEDADE ATUAL   1ª. Exclusão social com falta de empregos aos jovens e o despreparo dos candidatos que procuram ingressar no mercado de trabalho; 2ª. Abandono dos menores nas ruas por incapacidade das famílias e a decadência da qualidade do ensino público para capacitação das crianças e adolescentes;  3ª. Ação dos traficantes de drogas na sociedade e o aumento da violência e da criminalidade entre jovens; 4ª. Aumento do índice de gravidez entre as meninas em faixas etárias sem desenvolvimento físico, mental e psicológico, e sem suporte familiar;  Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

A SOCIEDADE E A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO   A chegada do computador e de outras tecnologias, como a Internet, nos trouxe novos padrões de complexidade, competitividade e mudanças constantes em todos os empreendimentos, e a única maneira de acompanhar essa complexidade e as suas mudanças é através da aprendizagem constante. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

A SOCIEDADE E A EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO   O computador aliado às tecnologias de telecomunicações substitui e amplia o trabalho mental do homem. A partir dessa informação, devemos refletir o quanto ela é importante para nossas vidas e estaremos desenvolvendo novas ideias que poderão se transformar em informações. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940

Jorge Alexandrino Borges GESTÃO DE TI     O mundo mudou a forma como produzir informação e construir conhecimento. Mudaram as velocidades, o acesso, a Internet permitiu as trocas, o intercâmbio, não existe mais o monopólio da informação, não precisamos mais guardar conteúdos, eles estão todos armazenados em banco de dados, nas nuvens. Jorge Alexandrino Borges Mat: 2014200940