Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Contexto de Transparência e Acesso à Informação
Advertisements

Lei Estadual de Acesso à Informação 2ª. Reunião Técnica do Conselho Nacional de Órgãos de Controle Interno – CONACI.
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA. PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.
Alcance e Diretrizes da LAI
Procedimentos Gerais Necessários à Regulamentação da LAI no Município
Transparência ativa e passiva
Lei de Acesso à Informação Nº , de 18 de novembro de 2011
PLANO DE GESTÃO.
Lei de Acesso à Informação Painel de Debates W3C
Ministério Público do Estado do Paraná
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
Novidades na estrutura do art. 48 da LRF
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
PRÊMIO GESTOR PÚBLICO Um estímulo à Administração de Resultados
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Ministério Público do Estado do Paraná. Transparência Pública A transparência pública decorre diretamente do princípio da publicidade dos atos da administração.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
Atuação da CGU como instância recursal da Lei de Acesso a Informações Érica Bezerra Queiroz Ribeiro Coordenadora-Geral de Recursos de Acesso à Informação.
VII SEMINÁRIO DE USUÁRIOS VOLUNTÁRIOS DA AGERGS Marco Regulatório do Saneamento Um novo papel para os Usuários Voluntários Porto Alegre, 26 de novembro.
Transparência Ferramentas de apoio a Gestão Municipal Emerson Souto Coordenador de Tecnologias da FECAM Gilsoni Albino Lunardi Diretor.
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
DIÁRIAS: REQUISITOS PARA CONCESSÃO E PRESTAÇÃO DE CONTAS – TRANSPARÊNCIA CONTÁBIL Geraldo José Gomes Auditor Fiscal de Controle Externo.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
XVIII Encontro Anual da ANIPES Maceió 07/11/2013 Carlos Corrêa Leite Programa Transparência Paulista – plano de fomento à transparência municipal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA AGOSTO 2013
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Manesco, Ramires, Perez Azevedo Marques Advocacia CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE MUNICÍPIOS – CNM X MARCHA A BRASILIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS A gestão financeira.
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
Natália Paiva A Transparência Brasil e o fomento à cultura da transparência Senado Federal Maio.2015.
Xº Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas (exemplo: Janeiro a Abril de 2014) osbrasil.org.br.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
Conselheiro Jorge Ulisses Jacoby Fernandes
Programa Transparência e Cidadania.. Objetivo Promover a defesa da transparência e do acesso à informação na Administração Pública por meio do cumprimento.
LICITAÇÃO.
DEVER DOS ENTES FEDERATIVOS DE TRANSPARÊNCIA ATIVA E PASSIVA Thales Messias Pires Cardoso Procurador da República em Uberaba - MG.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
Transparência Ativa: principais pontos. O Decreto 7.724/2012 (Art. 7º) estabelece um conjunto mínimo de informações que devem ser publicadas nas seções.
Realização: Parceria: Orçamento Público e Mecanismos de Participação E.
IMPLANTAÇÃO DO PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA Deixar que a sociedade enxergue os atos praticados pelo poder público, de forma clara e nítida. É mais amplo do que a.
Projeto de Lei de Defesa do Usuário Um novo paradigma para as ouvidorias públicas Paulo André Caminha Guimarães Filho.
Transparência Pública LAI – Lei de Acesso à Informação.
Transparência Acesso à Informação Controle Social/ Participação 2 Democracia Direitos Humanos.
Direito à Informação Previsto na Constituição Federal Regulamentado na Lei /2011 Em vigência completa a partir de Maio/2012 No município, regulamentado.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
Pedidos de informação: orientações e boas práticas.
Gestão Responsável em último ano de mandato TRANSPARÊNCIA PÚBLICA: Portal da Transparência dos Poderes Municipais e TAG's PAOLA CALS A. DAHER Analista.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Maio de 2016 EBT ESCALA BRASIL TRANSPARENTE.
Programa de abertura e divulgação de dados para o TCU Proposta de Projeto de Especialista.
Coordenadoria de Gestão de Ouvidoria - COUVI CONTROLE SOCIAL O que é? Participação da sociedade no planejamento, acompanhamento e controle das políticas.
Inovações Para um Brasil Transparente José Geraldo Loureiro Rodrigues Diretor de Sistemas e Informação EVOLUÇÃO DAS AÇÕES DE GOVERNO.
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO ACRE 1. 2 “ O Orçamento e o Controle Externo” Tribunal de Contas do Acre Rio Branco, 10/12/2012.
Orientações sobre os Sistemas Corporativos do Estado.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
Apresentação da Proposta de Projeto de Lei de Iniciativa Popular.
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
MECANISMOS JURÍDICOS DE CONTROLE E DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aula 8.
1 CONTROLE SOCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Contador PEDRO GABRIL
Impactos da Lei de Transparência Edmar Camata. Impactos da Lei de Transparência ASPECTOS LEGAIS Constituição Federal Princípios - Direito à informação.
Transcrição da apresentação:

Campanha Transparência: faça essa ideia pegar APE Elisa Cecin Rohenkohl XXVIII Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil – Recife/PE 01 a 04 de dezembro de 2015.

“Se eu tiver que escolher entre um governo sem jornais e jornais sem um governo, eu não hesitaria em escolher a última fórmula, isto é, jornais sem um governo” (Thomas Jefferson)

Publicidade (dever Poder Público)  direito fundamental à informação (direito do cidadão)  acompanhamento da gestão dos recursos públicos pela sociedade (cidadania). publicidade Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: Transparência na Constituição da República

Mais transparência = mais controle (ente e sociedade) mais economia ($$) para a Adm. Pública possibilidade de maior aprovação pela sociedade

Campanha Transparência: faça essa ideia Campanha Transparência: faça essa ideia

Prêmio Boas Práticas de Transparência na Internet

Forma de análise Municipais  Por Poderes (Executivo e Legislativo Municipais): Critérios específicos e pontuações distintas.  Por faixa populacional (acima e abaixo de 10 mil): Municípios com população abaixo de 10 mil habitantes são dispensados de publicar na internet (art. 8º,§4º, da LAI).

diploma selo digital Possibilidade de revogação do selo  Regulamento IN TCE-RS nº 09/  A premiação consiste na concessão de um diploma e na disponibilização de um selo digital para os sítios que se destacarem no quesito TRANSPARÊNCIA..  Período recursal..  Possibilidade de revogação do selo.

22 CRITÉRIOS + Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/00) + Lei da Transparência na Gestão Pública (LC 131/09)+ Lei de Acesso à Informação (Lei /11)

Lei de Acesso à Informação Art. 8 o É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas. § 1 o Na divulgação das informações a que se refere o caput, deverão constar, no mínimo: I - registro das competências e estrutura organizacional, endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento ao público; II - registros de quaisquer repasses ou transferências de recursos financeiros; III - registros das despesas; IV - informações concernentes a procedimentos licitatórios, inclusive os respectivos editais e resultados, bem como a todos os contratos celebrados; V - dados gerais para o acompanhamento de programas, ações, projetos e obras de órgãos e entidades; e VI - respostas a perguntas mais frequentes da sociedade.

 Exigências expressas das leis: Pedido de Informações por meio da Internet (link específico) Relatório de pedidos de informação Alguns critérios de avaliação (extraídos da LAI e da LC nº 131):

 Exigências expressas das leis: informações organizacionais (ex.: telefone, endereço); Receitas e despesas (EM TEMPO REAL); Registro de repasses ou transferências; Relatórios da Transparência da gestão fiscal (RGF + REEO + prestação de contas do exercício anterior)

licitações, editais e resultados

contratos celebrados

 Exigências expressas das leis: Publicação de respostas às perguntas mais frequentes (LAI + atividades do ente) Canal de Comunicação com o Cidadão (“Fale Conosco” ou “Ouvidoria”) Instrumento normativo que regulamente a LAI. Medidas para garantir atendimento a usuários com necessidades especiais

 Exigências implícitas: informações relativas às atividades fins do poder público avaliado (ex.: legislação, controle externo - LEGISLATIVO); (ex.: ações de saúde, educação e saneamento básico – legislação - EXECUTIVO); identificação dos veículos e os imóveis que compõem seu patrimônio;

Controle externo

relação nominal de seus servidores públicos e da respectiva remuneração

diárias

 Subcritérios: Atualização das informações Apresentação de um histórico Ferramenta de pesquisa/filtros Gravação de relatório em formatos editáveis

Requisitos para premiação  Nota mínima de 70 pontos (do total de 100).  Atendimento dos quesitos: 1) Pedido de informações 5) Despesas 8) Licitações 9) Contratos

Exemplo do papel indutor do trabalho do TCE-RS: Legislativos Municipais do RS com portais: 2012 – 50% 2013 – 63% 2014 – 82% 2015 – 87%

Resultados – Contratos Resultados – Contratos (Executivos Municipais do RS)

Resultados – Pedido de Informações Resultados – Pedido de Informações (Legislativos Municipais do RS)

Resultados – Pedido de Informações Resultados – Pedido de Informações (Executivos Municipais do RS)

Campanha Transparência: faça essa ideia pegar Campanha Transparência: faça essa ideia pegar SOCIEDADE

Palestras e capacitações

Cartazes e Banners

Folders/cartilhas informativas Adesivos para carro

Distribuição de material informativo na rodoviária de POA

Distribuição de material informativo nas praças de pedágio

Parceria com a CEEE - divulgação da campanha nas contas de luz (2014 e 2015)

Parceria com o Banrisul - divulgação em terminais eletrônicos

Parceira com clubes de futebol - divulgação de vídeos da campanha em estádios Parceira com clubes de futebol - divulgação de vídeos da campanha em estádios

Parceira com Poderes e outros órgãos - divulgação da campanha em seus portais Parceira com Poderes e outros órgãos - divulgação da campanha em seus portais

A campanha repercutiu na radio, na televisão e na internet

Campanha Transparência: faça essa ideia pegar Campanha Transparência: faça essa ideia pegar VÍDEOS

Obrigada pela oportunidade de estar aqui! APE Elisa Cecin Rohenkohl Contato: