O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração Financeira – I
Advertisements

Administração Financeira e Orçamentária
Macroeconomia Aula 2.
Visão Geral da Administração Financeira
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Administração Financeira. INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Finanças aplicação de princípios econômicos e financeiros objetivando a maximização da riqueza da empresa.
Conceitos de Governança Corporativa
Organização, Método & Ambiente A3
MÓDULO 1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
Visão Geral da Administração Financeira
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO
Administração Financeira e Orçamentária II Introdução
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
CHEFE DA ASSESSORIA ECONÔMICA
Apresentação da Disciplina Prof. Dr. Benedito Cabral, Ph.D., P.D., C.
FUNÇÃO FINANCEIRA.
OBJETIVOS Espera-se que, ao terminar o estudo do capítulo, você tenha adquirido boa noção sobre: Os tipos básicos de decisões em administração financeira.
Maneiras de classificar o mercado financeiro
Os títulos de dívida Um título de dívida é uma obrigação contratual, normalmente de longo prazo sob o qual o emissor (tomador do empréstimo) concorda em.
Análise Fundamentalista
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
BOLSA DE VALORES E INVESTIMENTOS SUSTENTÁVEIS 28 DE SETEMBRO DE 2012.
Distribuição aos Acionistas. Os lucros gerados podem ser reinvestidos em ativos operacionais, utilizados para aquisição de valores mobiliários ou cancelamento.
Princípios Básicos de Finanças
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Objetivos de Aprendizagem
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
GESTÃO FINANCEIRA 1 CARLOS EDUARDO MARINHO DINIZ
Planejamento e Responsabilidade Social
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
Análise do fluxo de caixa da empresa
Tópicos Contemporâneos de Administração
Administração financeira
Sistemas de Informação para Operações
Introdução ao Mercado de Capitais
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
TIPOS DE EMPRESAS.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
Assuntos preliminares
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Objetivos de aprendizagem
Teoria da Contabilidade
Análise das Demonstrações Contábeis
PAPEL E ATIVIDADE DE FINANÇAS
Administração Financeira
O que são finanças ? No nível macro, as finanças são o campo de estudo de instituições financeiras e mercados financeiros e como funcionam dentro do sistema.
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
Sociedade Anônima Características
Análise dos índices As demonstrações financeiras disponibilizadas por uma sociedade anônima informam tanto a posição da sociedade em determinado momento.
Importância do orçamento de capital
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
Preferências do acionista
Risco do negócio O risco do negócio é um risco no sentido de que consiste numa função da incerteza inerente às projeções de retorno sobre o patrimônio.
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
PROF. ARTHUR NEIVA NEVES, MsC FACULDADE CATÓLICA SALESIANA DO ESPÍRITO SANTO CONTABILIDADE SOCIETÁRIA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROF. ARTHUR NEIVA NEVES,
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 2ª PARTE - EMPRESA E AS FUNÇÕES FINANCEIRAS.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
Ciclo de conversão de caixa
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Emissão das Ações Ordinárias objeto da Oferta Emissão de ações ordinárias, nominativas, escriturais e sem valor nominal, de emissão da Companhia,
Maneiras de classificar o mercado financeiro Quando uma empresa de energia elétrica necessita de recursos financeiros, ou quando um comerciante tem a necessidade.
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças.
Plano de produção ou plano operacional
O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais;
Transcrição da apresentação:

O mundo das finanças Mercado monetário e de capitais; Gestão de investimentos; Finanças empresariais. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

2 Como as empresas estão organizadas No Brasil, podemos simplificar a constituição das empresas dizendo que elas se apresentam como firma individual, sociedade por cotas de responsabilidade limitada além de sociedade anônima. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

3 Como as empresas estão organizadas Não há outro motivo senão a riqueza de informações que essas empresas apresentam em relação aos demais formas de organização. Assim, sem prejuízo a outras formas de organização, o livro terá como enfoque a sociedade anônima. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

4 Sociedade anônima No Brasil, as sociedades anônimas são regidas pela Lei além de algumas alterações na mesma. Nessa estrutura, há uma separação entre propriedade e gestão. Essa gestão será definida pelo Estatuto da sociedade anônima. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

5 Objetivos dos gestores financeiros Os gestores de uma sociedade anônima são responsáveis pela maximização do valor ou riqueza dos acionistas, o que pode ser interpretado como tornar o preço da ação o maior possível. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

6 Objetivos dos gestores financeiros De maneira bem simples, os acionistas elegem o Conselho de Administração, que por sua vez é responsável pela contratação dos principais executivos da sociedade. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

7 Finanças na Estrutura Organizacional As estruturas organizacionais variam de empresa para empresa mas, as atividades exercidas pelos Tesoureiro e Controler (subordinados do Vice-Presidente Financeiro) auxiliam a compreender adequadamente as responsabilidades.

8 Finanças na Estrutura Organizacional Tesoureiro Gestão do Crédito Gestão de Estoque Orçamento de Capital

9 Finanças na Estrutura Organizacional Controler Custos Tributos e Impostos

10 Fatores que afetam os preços das ações Lucro por ação; Distribuição do lucro por ação no tempo; Risco; Endividamento; Pagamento dos dividendos. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

11 Decisões dos gestores financeiros Devem prever, planejar, coordenar e controlar suas atividades. Além dessas decisões, que são comuns a outras áreas, devem tomar decisões sobre investimento, financiamento, pagamento de dividendos e relações com o mercado financeiro. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

12 Fatores que podem dificultar a maximização do valor Vista sobre o uso adequado dos recursos naturais, gestão dos recursos humanos e distribuição dos seus resultados com o governo e a sociedade, os gestores financeiros passam a lidar com novos desafios sem perder de vista o seu principal objetivo. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

13 Fatores que podem dificultar a maximização do valor Sustentabilidade Na condição de que a sustentabilidade pode impor custos para as sociedades anônimas e que algumas delas podem não arcar com esses custos, as sociedades com foco em sustentabilidade estariam em desvantagem. PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

14 Fatores que podem dificultar a maximização do valor PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais

15 Fatores que podem dificultar a maximização do valor PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Conflito de agência Acontece quando os acionistas contratam os agentes, delegando a eles a gestão da sociedade.

16 Fatores que podem dificultar a maximização do valor PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Conflito de agência A sociedade anônima aberta ao público tem na sua composição a Assembleia Geral, o Conselho de Administração, a Diretoria e Conselho Fiscal.

17 Fatores que podem dificultar a maximização do valor PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Conflito de agência Os acionistas são responsáveis pela eleição do Conselho de Administração (agentes) e estes pela contratação da sua equipe executiva. Essa equipe precisa ser bem remunerada.

18 Fatores que podem dificultar a maximização do valor PINHEIRO, Carlos Alberto Orge. Introdução a Finanças e Mercados de Capitais Conflito de agência Os salários tem como base um (a) salário anual, (b) nos bônus pagos, no final do ano, conforme a lucratividade da empresa e (c) opções de compra de ações que serão a recompensa do executivo pelo bom desempenho.