Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais

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Transcrição da apresentação:

Diferenças na recepção da imagem feminina em propagandas comerciais

A propaganda recente da marca de lingerie Hope, que mostra uma modelo famosa ensinando formas de lidar com as desavenças cotidianas, gerou polêmica perante à sociedade. http://www.youtube.com/watch?v=X3CI3f3pZ2Y O vídeo propõe formas de lidar com problemas corriqueiros de um casal que, dentro dos padrões morais de fatia da sociedade, seria impertinente.

Por outro lado, as já conhecidas propagandas de cerveja, veiculadas em todas as grandes emissoras e portanto alcançando grande público de audiência, não geram tumulto igual ao da propaganda da Hope. www.youtube.com/watch?NR=1&v=p4y-Mq7aZ_I

Comparando as duas propagandas, quais os elementos dentro da narrativa que influenciam o consumidor daquele produto específico? - A linguagem verbal - A linguagem corporal - O ambiente - As situações nas quais os personagens estavam embutidos

Considerando ambas as propagandas, a abordagem utilizada é diferente Considerando ambas as propagandas, a abordagem utilizada é diferente. Observe: - Na primeira propaganda os planos de imagem são menos focados que os da segunda, tirando a atenção do corpo para o discurso bem humorado da modelo. Já na propaganda da cerveja, os planos de filmagem valorizam o corpo privilegiando-o em relação à fala.

- Os ambientes criados em ambas as propagandas remetem à situação na qual aqueles personagens criados estavam encaixados. Seguindo por essa linha, a primeira propaganda mostra um ambiente sem grandes atrativos visuais, levando o receptor a entender aquela situação como cotidiana, comum. Já na segunda propaganda o ambiente é modelado com formas, cores e texturas indicando ao consumidor toda a "diversão" que aquele produto pode proporcionar. O receptor se coloca, portanto, fora de sua realidade alguns minutos para acompanhar os efeitos do produto em questão.

Qual o público alvo de ambas as propagandas? A primeira propaganda é dirigida para o público feminino, enquanto a segunda, apesar de possuir consumidores de ambos os sexos, é criada para atrair especialmente o público masculino

CONCLUSÃO Em ambas as propagandas fica claro a visão sexista da sociedade, porém de formas diferentes em alguns aspectos. Na primeira propaganda a modelo acaba por submeter a personalidade feminina em uma situação cotidiana à uma visão machista, que é a mulher simplesmente como objeto sexual, visão essa que por anos as mulheres batalharam para se desvincular. Caso o público alvo não fosse o feminino, a repercussão causada pela campanha da marca Hope não seria tão grande.

Já na propaganda de cerveja, as questões sociais não interferem no produto. O público alvo da Kaiser realmente é o masculino, que por não ter tido uma cultura de submissão, não se sente incomodado com essas questões.