EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
Pedagogia da pesquisa-ação
Estratégia para práticas de Educação em Saúde; Estratégia para construção de vínculos com a comunidade atendida;
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
INTRODUÇÃO RESULTADOS OBJETIVOS METODOLOGIA CONCLUSÂO CAMP JÚNIOR
O Aluno.
O Aluno a Distância.
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Simone Braz Ferreira Gontijo
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Plano de Trabalho Docente
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Portfólio de Estágio Supervisionado
Marco Doutrinal e Marco Operativo
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
O PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
Disciplina: Estágio Supervisionado I
7º SEMINÁRIO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS
VIVÊNCIAS NO PIBID/EDUCAÇÃO FÍSICA/UNIUBE: ASSOCIANDO CULTURA E HABILIDADES MOTORAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II Jackson Rodrigues Cordeiro 1, Cintia Silva.
Profª Angélica Maria Frazão de Souza
Avaliação educacional: significados e relevâncias.
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
SEGUNDO EDUCADORES DA EJA Professora Dóris Maris Luzzardi Fiss - PEAD
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
MARIA DO SOCORRO ANDRADE COSTA SANDRA REGINA CASTRO SOARES
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DO CAMPO
Deficiência Mental Leve
CURSO: Licenciatura em Educação Física
PROPOSTA PEDAGÓGICA.
CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Inês Barbosa de Oliveira
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)
EVASÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Ana Parker, Grasiela Birck, Jandira Petry, Renata Silva e Salete Schmidt Professora orientadora Dóris Maria Luzzardi Fiss.
Docência universitária: repensando a aula
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
Esta pesquisa realizada no segundo semestre de 2009 busca investigar as práticas pedagógicas utilizadas em uma turma da etapa I de uma escola pública do.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
EJA, o que sabemos? UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS
QUEM SÃO OS ALUNOS E ALUNAS DA EJA? ADRIANA, DAIANY, FERNANDA BEATRIZ E MARIA LUIZA – PEAD/UFRGS DORIS MARIA LUZZARDI FISS – Orientadora – PEAD/UFRGS O.
No segundo semestre de 2009 entrevistamos alunos da EJA, objetivando conhecê-los em suas características: sócio-demográfica, sócio-cultural e sócio-cognitiva.
Conceito de juventude Felipe Maciel e Maikieli Provenzi.
Estágio Supervisionado II
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
O que entendemos por teoria e por prática.
INTRODUÇÃO A reunião de pais e responsáveis realizada no dia 15 de setembro de 2015, às 19:30hs no Colégio Estadual Dr. Gastão Vidigal, pela pedagoga Luiza.
TENDÊNCIA PROGRESSISTA CRÍTICO-SOCIAL DOS CONTEÚDOS
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/ UFRGS Introdução: O presente trabalho foi desenvolvido durante o 7º semestre do curso de Pedagogia/ EAD/ UFRGS, na interdisciplina Educação de Jovens e Adultos. O objetivo principal desse estudo foi estabelecer parâmetros de análise e reflexão sobre o fazer pedagógico na EJA, relacionando a teoria de autores como Marta Kohl e Paulo Freire às efetivas práticas e realidades nesse segmento da Educação. Metodologia: Ao longo do semestre 2009/2, constituímos em nosso grupo um ambiente de colaboração e interação. Entre nossas estratégias estavam o estudo da teoria proposta pela interdisciplina e a construção de um ambiente virtual comum para explanação dos aprendizados. Além disso, trabalhamos através de observação da práxis nas escolas que possuem EJA e entrevistas com o corpo docente. Resultados: Discussão: Na reflexão dos professores entrevistados ficou evidente que enfrentar o cansaço, no caso daqueles que trabalham, manterem-se concentrados nas aulas, encontrarem um bom emprego no cotidiano, são as maiores dificuldades dos alunos jovens e adultos. Além destas, acontecem também dificuldades como condições financeiras, alimentação, falta de rotina de horário para ir à escola (muitas vezes as empresas não liberam). Todos estes fatores dificultam o aprendizado dos conteúdos propostos pelo professor. Ainda, podemos grifar a falta de interesse pelos estudos por parte dos mais jovens, o jovem tem o pensamento mais momentâneo, querendo terminar logo simplesmente para "se livrar" dessa obrigação. Não podemos esquecer que a Educação de Jovens de Adultos representa um ideal político libertário intenso. Aliar esse papel político à prática pedagógica requer uma habilidade técnica sensível por parte do professor, que deve preparar-se para ministrar aulas para Jovens e Adultos e não apenas aplicar métodos ultrapassados ou descontextualizados, utilizados em classes infantis. O aluno de EJA traz uma bagagem de conhecimentos e experiências diferenciada, valorizar esse aspecto e conduzir o trabalho por meio de temas que envolvam tal realidade torna o aprendizado mais viável e significativo dentro da sua vivência, para que ele possa vir a adquirir condições efetivas de melhora e/ou transformação da realidade. “A educação de jovens e adultos busca desenvolver o senso crítico quando se faz a análise da realidade concreta necessitando que o educando seja um sujeito cognoscente, num movimento de superação do senso comum pelo conhecimento mais crítico “em torno do mundo e de si no mundo e com ele” (FREIRE, SP, 2005, p. 17). Conclusões: Para que possamos estabelecer com clareza a funcionalidade da EJA, é fundamental refletir sobre o seu público, suas características e especificidades. Tal reflexão servirá de base para a elaboração de processos pedagógicos específicos para esse público. Segundo Marta Kohl, a Educação de Jovens e Adultos refere-se não apenas a uma questão etária, mas, sobretudo de especificidade cultural, ou seja, embora se defina um recorte cronológico, os jovens e adultos aos quais se dirigem as ações educativas deste campo educacional não são quaisquer jovens e adultos, mas uma determinada parcela da população. Considerar a heterogeneidade desse público, quais seus interesses, suas identidades, suas preocupações, necessidades, expectativas em relação à escola, suas habilidades, suas vivências, torna-se de suma importância para a construção de uma proposta pedagógica. É fundamental perceber quem é esse sujeito com o qual lidamos para que os conteúdos a serem trabalhados façam sentido, tenham significado, sejam elementos concretos na sua formação, instrumentalizando-o para uma intervenção significativa na sua realidade. É muito importante que o professor esteja atento à utilização dos dados que demonstrem os interesses dos alunos, para desenvolver suas atividades de forma mais significativa. Referências: OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Set./Out./Nove./Dez. 1999, n. 12, p FREIRE, Educação de adultos: algumas reflexões. In: GADOTTI, M.; ROMÃO, J.E. (orgs.) Educação de jovens e adultos: teoria, prática e proposta. 7.ed. São Paulo: Cortez, FREIRE, Paulo. A dialogicidade – essência da educação como prática da liberdade. In: _____. Pedagogia do Oprimido. 40ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, p As maiores dificuldades dos alunos jovens e adultos em sala de aula e no cotidiano de sua vida: Elementos fundamentais para que o trabalho na EJA seja bem- sucedido: Características do aluno da EJA: