Conscientização sobre a importância do SARESP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Preparar-me para um teste
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Formação em ação Segundo Semestre..
Oficina ““Como Estudar- Técnicas de estudo” Elaborada por: Franciene Aparecida da Silveira/ CAE.
2. Evitar perguntas sobre assuntos controvertidos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional – SUPAV Coordenação de Políticas Educacionais - CPE Guia do tutor.
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DE PRÁTICAS DE ESTUDO 9º ANO - CMPA
de Leitura Literatura.
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
Ajude – me!!.
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Programa Ler e Escrever
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Fascículo 8: Avaliação da Aprendizagem em Matemática nos Anos Iniciais
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Oficina de Apropriação de Resultados
Oficina de Apropriação de Resultados
OFICINA DE APROPRIAÇÃO
Avaliação Educacional Externa
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
Oficina de Apropriação de Resultados
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
1 MÉTODO ECONOMIA E EFICIÊNCIA NOS ESTUDOS
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAERS 2011 Objetivo Analisar e interpretar os resultados do SAERS para.
Porque você vem para a escola?
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Forma Canônica e Definições
AS AVALIAÇÕES DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Módulo 1 Socializando o ensino de Geometria: O que sabemos
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
SITUAÇÕES.
Orientações sobre o Estágio II
Supervisora Sílvia Martins Rodrigues
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Etapas de uma sequência didática
Diretoria de Ensino Região Centro Sul Núcleo Pedagógico
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Pesquisa e Prática Pedagógica I Professor formador: Denilton Silveira de Oliveira.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
MARATONA DE LEITURA E. E. MINISTRO OSCAR DIAS CORREIA
GESTÃO PEDAGÓGICA, ADMINISTRATIVA E DE RECURSOS HUMANOS COMPREENSÃO DOS TIPOS DE GESTÃO NO PROCESSO EDUCATIVO.
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA.
A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens.
PLANO DE ESTUDO Organize seu horário. A ESCOLHA DO LUGAR Precisa haver uma mesa onde o estudante possa colocar seu material e principalmente apoiar os.
NTE29/11/2012. No mundo atual o uso da tecnologia têm sido cada vez mais presente e necessária no dia a dia de todos nós.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
PROVA BRASIL – A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas.
Transcrição da apresentação:

Conscientização sobre a importância do SARESP

Coragem

Esforço

Persistência

Esperança

Driblar os obstáculos ... Superar –se

Acreditar nos seus sonhos ...

Vídeo: Ler devia ser proibido “A leitura nos torna um pensador e criador de possibilidades, desenvolvendo em nós o senso analítico e crítico.”

Qual a importância do Saresp? O Saresp é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo, o IDESP. Mais do que avaliar as escolas, o Saresp ajuda a monitorar e a traçar planos e metas para o ensino das escolas públicas paulistas. "Com base nos resultados do Saresp as equipes das escolas podem aprimorar seus projetos pedagógicos e enfrentar os problemas identificados na avaliação, para que seja possível aprimorar a aprendizagem dos alunos.

Quando acontece o Saresp? Em 2015, o Saresp será realizado nos dias 24 e 25 de novembro.

Quais turmas farão a avaliação? As turmas dos 3º e 5º dos Anos Iniciais, 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª Série do Ensino Médio. Os 7ºs anos do Ensino Fundamental será por amostragem, ou seja, apenas algumas turmas farão.

Questões e seus distratores.

O enunciado é responsável por impulsionar os estudantes a solucionar os problemas apresentados. O suporte equivale a uma imagem, um gráfico, uma tabela, um texto ou outro recurso que apresente uma situação-problema ou um questionamento com informações necessárias à resolução do item. O comando corresponde à orientação dada ao estudante para a resolução do item. Esse deve ser preciso e estar nitidamente atrelado à habilidade que se pretende avaliar, explicando com clareza a tarefa a ser executada.

As alternativas de resposta são apresentadas numa lista de quatro ou cinco opções, sendo apenas uma correta – o gabarito. São denominadas distratores as alternativas de resposta que não estão corretas, mas que devem ser plausíveis, referindo-se a raciocínios possíveis dos estudantes. Assim,  o distrator pode revelar uma competência que não foi adquirida pelo estudante e mostrar o caminho que o professor deve seguir para sanar essa dificuldade.

Enunciado

Diretoria de Ensino – Região de Apiaí Dicas de estudos importantes! Reserve um horário específico para você fazer as tarefas de casa. Reserve todos os dias em casa, por pelo menos 30 minutos para você estudar! Assim, você não acumula dúvidas e nem esquece o conteúdo visto na aula. Escolha um lugar apropriado para o estudo. O local precisa ter boa iluminação e ser tranquilo arejado e longe de aparelhos eletrônicos, que pode tirar a sua concentração. Acompanhe todas as atividades propostas pelos professores para não deixar de realizá-las. Procure reconhecer suas conquistas, cada avanço, mesmo que esse avanço seja pequeno. Ele servirá de estímulo para você avançar em outras etapas. Núcleo Pedagógico – 2015 Diretoria de Ensino – Região de Apiaí

Resumindo O Saresp não foi criado para classificar e rotular os alunos entre os bons, os que dão trabalho e os que não tem jeito. Ele é como um diagnóstico ou como uma bússola que nos indica o caminho para melhorar a aprendizagem de vocês, pois o resultado auxiliará a escola a traçar e monitorar os planos e metas. Portanto, é preciso administrar bem o tempo, sendo assim: I - Comece a responder as questões de maior identificação, aquelas que você tem mais facilidade; II - Anote aquelas que você tem dúvida; III – Procure estar relaxado um dia antes; IV – Leia primeiro as questões, depois o texto, pois é uma forma de entender melhor. Também, é um momento de autoavaliação.

Boa avaliação!