Aula 3 O Produto Capítulo 3.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Engenharia Simultânea
Advertisements

Projetos.
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Aula 03 – Projeto do produto e processo
Sistema de Informação Gerencial
Cadeia logística integrada supply chain
Unidade 08 19BY Inovação, Técnicas, Reciclagem e Sistemas de Informação centrados no Consumidor.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
SUPPLY CHAIN Grupo 14HY Rafaela Batista Alexandre Oliveira
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Produto e Processo Projeto de Produto Nigel Slack, 2002.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA PRÉ-HISTÓRIA: caça, agricultura, pastoreio
Produto e Processo Projeto de Produto.
Produto e Processo Projeto de Produto.
Projeto do produto e seleção de processos
EMPRESA PRODUCT-OUT versus MARKET-IN
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Produto e Processo Projeto de Produto.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
Administração de Produção e Operações
Estrutura da cadeia logística
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E MATERIAIS R03 – Técnicas de Gestão de Estoques Fernando Leon Filipe Tolentino Rodrigo Caseca Rafael Braz.
“Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”- Hong Yuh Ching
Repensando a Logística
Repensando a Logística
Repensando a logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
Repensando a Logísitica
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Descontinuar produto Henrique Rozenfeld Fernando Antônio Forcellini
Projeto de Produtos e Serviços
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Organização Industrial
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
Repensando a Logística
Repensando da logística
Grupo 14J: Adriana Vasconcelos (Y) Igor Hadish (Y) Maria Izabella Lima (X) Suzane Gonçalves (X)
REPENSANDO A LOGÍSTICA Grupo 14 D Subgrupo 1 Amanda Gurgel Débora Maia.
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Fases do Processo de Desenvolvimento de Produtos
Tipos de Atividades do Planejamento da Produção
Aula 3: Projeto do produto Parte 1
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMAS
Desenho e simulação de bioprocessos
Repensando a Logística
Iniciando na logística empresarial
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PRODUTOS
Aula 3: Projeto do produto Parte 1
DFM Planejamento de Processo: depende do projeto do produto. Materiais, formas, tolerâncias, rugosidade, sub-montagens e técnicas de montagem limitam os.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
L OGÍSTICA EMPRESARIAL Unidade 4 Subgrupo 2 Bernardo C. Dörr Adão Carvalho Universidade de Brasília.
Implantação de Sistema ERP em Pequenas Empresas
Sobre a Prime Control A Prime Control é um Centro de Excelência em Qualidade de Software. Nossa missão é desenvolver, aperfeiçoar e realizar serviços.
Administração de Materiais
Cadeia de Valor.
Repensando a logística
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
Sistema de Informação Gerencial. SIG - INTRODUÇÃO Nas tarefas diárias cabe ao executivo ajustar os dados, pois estes nunca são insuficientes e nem abundantes.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
DO PRODUTO AO CLIENTE.
Produto e desenvolvimento de novo produto
Transcrição da apresentação:

Aula 3 O Produto Capítulo 3

Contexto Artesão: atendia com precisão as especificações do cliente; Revolução Industrial: padronização de produtos e processos Produção em massa: product-out – colocar os produtos no mercado Market-in: levar para dentro da empresa aquilo que o mercado quer.

Hoje Identificar: As necessidades do consumidor; Competitividade;

O que é Competitividade? Concorrer no mercado; Ninguém domina de forma absoluta nenhum mercado; Variável ao longo do tempo; Vantagem Competitiva Local ou Classe Mundial (World Class) Sony, Toyota, Philips, Motorola, Dell...

Como ser competitivo? Estratégias Competitivas Definidas no planejamento estratégico; Estratégias adequadas definem vantagens competitivas na área X ou Y

Exemplo O poder de barganha de alguns supermercados de São Paulo é hoje superior ao dos fabricantes de algumas marcas nacionais. O setor de supermercados está concentrado em algumas empresas supermercadistas, que, para obter uma diferenciação no mix de produtos ofertados, investe em marcas próprias.

Exemplo O desenvolvimento de produtos com a marca da própria rede de supermercados é uma estratégia adotada pelas grandes redes e traz as seguintes vantagens competitivas: Aumentar a lealdade a loja, uma vez que o consumidor fiel a determinada marca própria só poderá encontrá-la nas lojas da rede; Criação de um referencial perante a concorrência, pelo fornecimento de mais alternativas aos consumidores de produtos nas principais mercadorias onde são criadas normalmente as marcas próprias; Melhora nível de independencia junto aos fornecedores das marcas nacionais, pois aumenta o poder de barganha e garante o abastecimento das lojas em caso de interrupção de fabricação, como as greves.

Algumas Estratégias Competitivas Informatização; Desmobilização; Qualidade Total; Aquisições; Incentivos; Projeção da demanda; Marketing; Robotização/automação;

Estratégia de Manufatura e Operações Gerar valor ao consumidor; Objetivo central dos processos e operações; Formular objetivos e diretrizes para:

Estratégia de Manufatura e Operações Custos; Qualidade; Prazos de entrega; Flexibilidade; Inovação; Produtividade; Tecnologia.

Exemplo 1990 – abertura dos mercados Economia do Conhecimento Redução da importância do capital fixo e das fábricas; IBM, NEC, MOTOROLA terceirizam suas manufaturas; Dedicação ao desenvolvimento de novos produtos e marketing;

Exemplo Empresas especializadas em produção; Vantagem competitiva com base na INOVAÇÃO;

Relação

Projeto do Produto Elemento básico de vantagem competitiva; Diretamente relacionado com custo, padronização, modularidade, qualidade, robustez e inexistência de falhas; 80% dos problemas de qualidade decorrem do projeto do produto e não do processo produtivo!

Projeto do Produto - EMBRAER Referência mundial desde a fase de concepção até o processo de manufatura dos aviões; DIPI – Desenvolvimento Integrado do Produto; Desenvolvimento integrado entre EMBRAER, parceiros e fornecedores;

Projeto do Produto - EMBRAER Família Jatos 170/190 Cinco meses 400 engenheiros 16 parceiros 22 fornecedores

Projeto do Produto - EMBRAER Resultados do DIPI: Agilidade Integração entre engenharia e manufatura; Ciclo de produção recorde. VANTAGEM COMPETITIVA

Produto - Características Funcionalidade; Fácil utilização/manuseio; Ergonômico; Estético; Auto-explicativo; Sustentável; Tecnologia disponível e conhecida; Equipe multifuncional.

Técnicas de Manufatura Facilidade de montagem – design for assembly (DFA); Facilidade de fabricação – design for manufactoring (DFM); Facilidade para a desmontagem – design for disassembly (DFD); Adaptabilidade ao meio ambiente – design for environment (DFE)

Técnicas de Manufatura Facilidade de montagem – design for assembly (DFA); Facilmente montado; Menor custo; Otimização dos recursos.

Técnicas de Manufatura Facilidade de fabricação – design for manufactoring (DFM); Fabricação com baixo custo Operações simplificadas; Processos repetitivos e compreendidos; Padronização dos componentes Facilidade de substituição de peças; À prova de erros.

Técnicas de Manufatura Facilidade para a desmontagem – design for disassembly (DFD); Facilidade na desmontagem; Disposição após uso ou descarte/reutilização das peças e componentes;

Técnicas de Manufatura Adaptabilidade ao meio ambiente – design for environment (DFE) Materiais recicláveis ou biodegradáveis; Consumo baixo de energia (fabricação e consumo); ISO 14000; Selo Verde;

Desenvolvimento de Novos Produtos Engenharia Simultânea Ou Engenharia Concorrente (concurrent engineering) ; Tudo ao mesmo tempo; Reduz período gasto com lançamento (time to market); Melhor qualidade – contribuição de todos os envolvidos (clientes, colaboradores, fornecedores, engenheiros, etc);

Desenvolvimento de Novos Produtos Engenharia Robusta Suportar adversidades (golpes, quedas, calor, pressão, etc) Conjunto de técnicas para dar ao produto as características necessárias;

Desenvolvimento de Novos Produtos Engenharia de Valor Substituir tecnologias e/ou materiais por melhores e mais baratos; Análise sistemática documentada; Selecionar o produto. Obter Informações Definir Funções Gerar, avaliar e selecionar alternativas Implantar.

Desenvolvimento de Novos Produtos Engenharia de Valor Reduzir número de componentes Utilizar matéria prima mais barata Simplificar processos

Desenvolvimento de Novos Produtos Projeto Modulado Projetar vários produtos diferentes à partir de módulos; Redução de custos; Melhor qualidade Redução prazo de entrega Maior funcionalidade

Desenvolvimento de Novos Produtos Confiabilidade Maior complexidade dos produtos = maior chance de defeitos Produto considerado como um sistema; Desempenhar as funções que dele se esperam;

Ciclo de Vida Todo produto tem um tempo de vida útil; Cada vez mais curto Introdução; Crescimento; Maturidade; Declínio.

Estratégia para o Desenvolvimento de Novos Produtos Product out: com base na tecnologia que já domina – vender é com o comercial; Market-in: coloca o cliente ‘dentro’ da planta, de acordo com suas necessidades; Mista

Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Gerar idéia (aspectos internos e externos) Especificar funções Selecionar produto Projeto preliminar Protótipo Testes Projeto Final Introdução Avaliação

Documentação do Produto Explosão (desenho detalhado das peças que compõe o projeto) Diagrama de montagem (Estrutura da montagem do produto) Estrutura Analítica (composição do produto e seus níveis hierarquicos Lista de materiais (todos os materiais que compõe o produto.

Vamos fazer brigadeiro? Definir a estratégia competitiva; Definir a estratégia de manufatura; Projetar: Gerar idéia, especificar funções, selecionar produto, projeto preliminar, protótipo, testes, projeto final; Documentar Produto: Desenho item explodido; Diagrama de Montagem; Estrutura Analítica; Lista de Materiais.