Análise de Mercado Adriano Bragança Claudio RA:

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ELABORAÇÃO DE PROJETOS 2º SEMESTRE DE AULA 04: II. DEMANDA  II.2) ESTRUTURA DE MERCADO  influencia formação de preço e demanda  Monopólio (1.
Transcrição da apresentação:

Análise de Mercado Adriano Bragança Claudio RA: 279536 Bruna Padilha Bortoletto RA: 279447 Bruno Fukumoto Mizuno RA: 280020 Jacqueline Martins Rossi RA: 279790 Jonas Guilherme Gomes Wiezel RA: 279501 Luís Fernando Leite RA: 279781 Luiz Renato Soares Bacci RA: 279773

Predefinições de Mercado para um Anteprojeto de uma empresa I – Introdução ao estudo de mercado e seus objetivos II – Instrumentos para o estudo de mercado III – Final: Proposta de metodologia para o estudo Anteprojeto entre níveis operacionais e estratégicos 5 Objetivos Filiére Cenários Competitividade Quantitativas Pesq. Mercados Brainstorming Valor QFD 1) Fluxograma final

I – Introdução ao estudo de mercado e seus objetivos Os estudos de mercado podem ser para: Gerência de Marketing Nível Operacional Anteprojetos NívelEstratégico Análise Estratégica

I – Introdução ao estudo de mercado e seus objetivos Output O QUÊ? Produtos, “soluções para problemas”; Qualidade classificada em Desempenho, Características, Confiabilidade, Conformidade, Durabilidade, Atendimento, Estética e Valor. QUANTO? Demanda; Tamanho da unidade produtora. Pode derivar de análises quantitativas (dados históricos) ou qualitativas (opiniões de especialistas). ONDE? Distribuição de Mercado; Deve fornecer informações para escolher a localização da empresa. Mercado concentrado ou disperso? A QUEM? Segmentação; Define o mercado consumidor através de variáveis adequdas. Exs: região, renda, sexo, idade, personalidade, interesses, ramo de atividade, etc. DE QUE FORMA? Estratégia de Comercialização; Marketing Mix, define como será vendido o produto quanto ao Preço, Promoção, Praça, Qualidade, Inovação/Renovação e Responsavidade.

I – Introdução ao estudo de mercado e seus objetivos II – Instrumentos para o estudo de mercado III – Final: Proposta de metodologia para o estudo Anteprojeto entre níveis operacionais e estratégicos 5 Objetivos Filiére Cenários Competitividade Quantitativas Pesq. Mercados Brainstorming Valor QFD 1) Fluxograma final

II – Instrumentos para o estudo de mercado Análise de filiére Análise da cadeia produtiva para setores industriais. A partir de leituras técnicas e econômicas, identifica a importância das operações, identifica atores, peso da ação do governo, gargalos e relacionamentos entre empresas. Cenários “Visões de como será o mundo no futuro”: Deve determinar um objetivo, selecionar as variáveis, diagnosticar o sistema, descrever a situação atual, desenvolver temas, hipóteses de evolução e montar os cenários. Competitividade Analisar ambientes externos (oportunidades e ameaças) e internos (forças e fraquezas) – SWOT – para definir a posição estratégica da empresa. Técnicas Quantitativas Essas técnicas baseam-se em dados passados para gerar previsões. São quase que puramente matemáticas, já que estimam informações com fórmulas, gráficos de funções, regressões, etc.

II – Instrumentos para o estudo de mercado Pesquisa de mercado Sistemática com o objetivo de indetificar um problema de marketing e solucioná-lo. A pesquisa direta aborda o consumidor final, enquanto a indireta pode abordar varejistas, distribuidores, etc. Brainstorming Uma das mais famosas técnicas de geração de idéias. Um grupo de pessoas devem propor rapidamente idéias para solucionar um problema, sem nenhuma restrição. No final, as melhores idéias começam a se combinar. Análise do valor Consiste em identificar funções de um produto e propor uma nova forma de desempenhá-las, a um custo menor. QFD O quality function deployment identifica de forma sistemática as verdadeiras necessidades do consumidor. A metodologia tem 6 passos: identificar clientes, descobrir suas necessidades, traduzí-las para a empresa, desenvolver o produto, o processo, e pro fim fabricá-lo.

I – Introdução ao estudo de mercado e seus objetivos II – Instrumentos para o estudo de mercado III – Final: Proposta de metodologia para o estudo Anteprojeto entre níveis operacionais e estratégicos 5 Objetivos Filiére Cenários Competitividade Quantitativas Pesq. Mercados Brainstorming Valor QFD 1) Fluxograma final

III – Final: Proposta de metodologia para o estudo Mix Estratégico Análise competitiva (entrantes, substitutos, etc) Produto indefinido Produto definido Técnicas quantitativas (dados históricos) Filiére, Brainstorming Pesquisa de mercado para produtos diferentes Propor Produto Cenários e Projeções (quanti,quali) Segmentação e tamanho do mercado Mkt Mix Relatórios

Análise de mercado Através do estudo do mercado pode-se obter: Demanda X oferta  escala de produção de um projeto Região geográfica para comercialização Preço de venda, custos de comercialização e estoques nos canais, entre outros

Lei da Demanda Estabelece a quantidade de produtos que compradores desejam e podem adquirir a diversos níveis de preço P Q D p1 q1 p2 q2

Lei da Oferta Estabelece a quantidade de produtos que vendedores desejam e podem produzir para vender a diversos níveis de preço P Q S p1 q1 p2 q2

Preço de Equilíbrio P Q D S p* q* A p* chamamos de Preço de Equilíbrio e a q* chamamos de Quantidade de Equilíbrio.

Elasticidade Representa o grau de sensibilidade de uma variável dependente (ex. oferta ou demanda) face a mudanças em uma ou mais variáveis (ex. preço), permanecendo as restantes variáveis constantes

Cálculo da Elasticidade Elasticidade-preço da demanda de A para B: P Q D p1 q1 p2 q2 A B

Cálculo da Elasticidade P1 = preço inicial = R$ 7,50 P2 = preço final = R$ 5,00 Q1 = quantidade demandada, ao preço p1 = 5 P Q D P1 = 7,5 Q1 = 5 P2 = 5,0 Q2 = 10 A B Q2 = quantidade demandada, ao preço p2 = 10

Cálculo da Elasticidade Elasticidade-preço da demanda: Solução: p2 – p1 p1 p = Variação Percentual (%) 5,0 – 7,5 7,5 - 0,33 = 33% q2 – q1 q1 q 10 - 5 5 1,0 = 100% Epd = 100% - 33% - 3,0 ou | Epd | = 3,0 Para uma queda de 33% no preço, a quantidade demandada aumenta em 3 vezes os 33%, ou seja, 100%.

Faixas de variações da elasticidade Demanda inelástica, quando | Epd | < 1,0  % Var.Q < % Var.P Demanda de elasticidade unitária, quando | Epd | = 1,0  % Var.Q = % Var.P Demanda elástica, quando | Epd | > 1,0  % Var.Q > % Var.P P Q S P S Q Curva de demanda perfeitamente elástica | Epd | ∞ Curva de demanda perfeitamente inelástica | Epd |  0

Classificação dos Bens Não-duráveis Ex. alimentos de Consumo Duráveis Ex. televisores e automóveis BENS Intermediários Ex. matéria prima e mão-de-obra de Produção de Capital Ex. equipamentos, máquinas e prédios

Variáveis Relevantes Nos bens de consumo não-duráveis: População e suas características Ex. Economia com população jovem Renda e suas características Preço do bem e de seus substitutos Ex. Troca do chuchu pela abobrinha

Variáveis Relevantes Nos bens de consumo duráveis: Dois tipos de demanda: Expansão e Troca Número de famílias Renda disponível Condições de crédito Preço do bem e de seus substitutos Ex. Automóveis Durabilidade e estoque

Variáveis Relevantes P = f(X1,X2,X3,...,Xn) Nos bens de produção intermediários: A demanda dos bens intermediários dependem da demanda de outros bens P = f(X1,X2,X3,...,Xn) Onde: P = quantidade produzida de certo bem final X1,X2,X3,...,Xn = As quantidades dos diversos fatores que foram necessários para produzir P Conhecendo a demanda final e os coeficientes da função de produção pode-se determinar a demanda dos bens intermediários

Variáveis Relevantes Nos bens de produção ou de capital: Rentabilidade do setor Nível de utilização Taxas de juros a longo prazo

Ciclo de Vida do Produto Padrão de desenvolvimento Projeção de demanda Mudanças estratégicas Pré-Produto e Desenvolvimento

Ciclo de Vida do Produto Introdução Vendas baixas Lucratividade baixa Difícil aceitação e fracassos Decisões: tamanho das instalações, fixação de preço, canais de distribuição

Ciclo de Vida do Produto Crescimento Vendas altas Lucratividade alta Consumidores “inovadores” e “imitadores” Surgimento de concorrentes Queda nos preços (aprendizado ou economia de escala) Decisões: expansão da capacidade produtiva, marketing e planejamento da produção

Ciclo de Vida do Produto Maturidade Crescimento desacelerado das vendas Lucros começam a cair Competição por preços Decisões: promoção, fixação de preço e planejamento de estoques Promover o uso Buscar novos consumidores Descobrir novos usos Tentativas de aumentar o CVP

Ciclo de Vida do Produto Declínio Razões: menos necessidade, novos produtos melhores ou substitutos melhores Queda nas vendas Alternativas: abandonar o mercado ou atuar em um mercado restrito Decisões: transferência de instalações, marketing e planejamento da produção

Canais de Comercialização Menor número de vendas diretas PRODUTOR ATACADISTA VAREJISTA CONSUMIDOR

Canais de Comercialização Tomada de decisão Afeta as outras decisões de marketing Compromisso de Longo Prazo com outras empresas (KOTLER, 1975) Projeção de demanda Evitar a instalação de capacidade excessiva não planejada Exemplo: Caso O. M. Scott Seed Company

Fases Iniciais do Estudo de Mercado Conceituação do bem ou serviço Definição Objetivo Classificação Substitutos e/ou complementares Normas de produção e utilização

Fases Iniciais do Estudo de Mercado Análise histórica do consumo Área geográfica Amplitude das séries de dados Formação da oferta Existência de incentivos Estágio do ciclo de vida Consumo efetivo e aparente Ce = Produção + Importação – Exportação + Variação do estoque Ca = Produção + Importação – Exportação

Fases Iniciais do Estudo de Mercado Coleta de outros dados População Renda Grau de urbanização Análises preliminares Crescimento do consumo Evolução da produção e da relação produção/consumo Comparação com outros países

Classificação das Projeções Quanto ao prazo Curto prazo (previsões): um ano Médio prazo: um a dois anos Longo prazo: mais de dois anos Previsão de vendas X Decisões de investimento

Classificação das Projeções Quanto ao nível de agregação Projeção macroeconômica Projeção por desagregação setorial Preço e rapidez X Conhecimento detalhado Quanto ao critério de projeção Critérios quantitativos: a análise de série de tempo, regressão, etc. Critérios qualitativos: técnica Delphi, elaboração de cenários, etc.

Critérios Quantitativos Utilizado quando existem dados numéricos disponíveis Tipos: Projeção com o uso de taxas Taxa aritmética Taxa geométrica Projeção com o uso do modelo de regressão linear simples

Projeção com o uso de taxas Taxa aritmética Uso da fórmula de juros simples: Vn = V0(1 + in) Onde: Vo = primeiro valor observado Vn = último valor observado n = número de períodos da série i = taxa média a ser calculada

Projeção com o uso de taxas Taxa geométrica Uso da fórmula de juros compostos: Vn = V0(1 + i)n Onde: Vo = primeiro valor observado Vn = último valor observado n = número de períodos da série i = taxa média a ser calculada

Geométrica: - valores projetados maiores Aritmética: - valores intermediários maiores

Projeção com o uso do modelo de regressão linear simples Determinar função entre variáveis X e Y Y = a + bX Onde: Y = variável dependente X = variável independente a = intercepto b = coeficiente angular da reta

Projeção com o uso do modelo de regressão linear simples Critério do mínimos quadrados Objetivo: - Estimar uma reta tal que a soma dos desvios ao quadrado seja mínima

Projeção com o uso do modelo de regressão linear simples Fórmulas para obtenção dos critérios a e b

MMQ - Considerações Na realidade, a função seria: Y = f(x) + e X é uma variável exata (não aleatória) Y é uma variável aleatória A média da distribuição do resíduo (e) é igual a zero

MMQ - Forma funcional Geométrica Y = aXb Função Johnston Y = aX-b

Logarítmica recíproca MMQ - Forma funcional Assintótica Y = a + b/X Logarítmica recíproca log Y = a – b/X

MMQ – Coeficiente de determinação Mede quanto da variação observada é explicada pela regressão A = mede a variação total, de um ponto observado em relação a média B = mede a variação explicada pela regressão 0 ≤ R2 ≤ 1

MMQ – Significância das estimativas Para verificar se a relação Y = a + bX é válida Teste de hipótese usando t de Student

Outros critérios quantitativos Regressões múltiplas Mais de uma variável independente Equações simultâneas

Critérios Qualitativos São utilizados quando: Existem poucos dados disponíveis; Faltam dados históricos; É difícil de se prever a aceitação e/ou penetração no mercado.

Técnicas Qualitativas Pesquisa de mercado; Técnica Delphi; Painel de especialistas; Cenários; Analogia histórica; Análise de impacto cruzado.

Pesquisa de Mercado Levantamentos (através de questionários ou entrevistas); As informações levantadas e interpretadas; Pontos negativos: é demorada e de custo relativamente alto.

Técnica Delphi Objetivo: obter consenso por parte de um grupo de especialistas, sem que haja interação pessoal; Procedimento: rodadas de aplicação de questionário, até que o grupo chegue a um consenso; Técnica demorada e de custo relativamente alto, porém de boa precisão.

Painel de especialistas Objetivo: obter um consenso entre especialistas; Comunicação direta e pessoal; Técnica mais rápida e de menor custo, porém de pequena precisão.

Cenários Objetivo: estabelecer uma seqüência lógica de eventos, mostrando: Como um processo se desenvolve; Qual a inter-relação entre os diversos fatores envolvidos; Onde o processo pode conduzir. Mostra como certas situações hipotéticas podem ocorrer Técnica de custo reduzido, porém de pequena precisão.

Analogia histórica Análise comparativa de um novo produto a ser lançado com um produto similar que já esteja no mercado. Grau de semelhança; Técnica de precisão razoável, custo e tempo relativamente baixos.

Análise de impacto cruzado Objetivo: determinar qual o possível impacto de determinado evento sobre todos os outros eventos com os quais ele se relaciona; Procedimento: Análise dos possíveis eventos; Examina-se a interdependência destes eventos; Cria-se uma matriz com as probabilidades de ocorrências dos eventos Análise de impacto cruzado. Técnica demorada e de custo elevado, porém de boa precisão.

A projeção da oferta 2 situações: Setores sem economia de escala, pouco intensivos de capital e sem barreiras à entrada Oferta projetada com base no crescimento passado, supondo que a oferta vai acompanhar a demanda. Ex: setor alimentício, confecções, comércio varejista, etc.

A projeção da oferta Setores com economia de escala, com intensividade de capital (ou de tecnologia), com concentração e com barreiras à entrada Oferta projetada analisando-se os projetos provados pelos órgãos correspondentes, e pelas publicações sobre as intenções de investir; Análise da oferta nominal e do correspondente grau de utilização observado no setor. Ex: Cimento, celulose, automóveis, computadores, microeletrônica, etc.

A projeção da oferta Ex: Fábrica de cimento com capacidade de produção de 1000 t/dia Oferta nominal = 1000x330dias = 330000 t/ano Grau de utilização = produção efetiva/oferta nominal O grau de utilização permite medir o grau de ociosidade no setor e as expansões não balanceadas (ex: forno como principal equipamento) Pode-se confrontar a demanda do setor com sua capacidade nominal, ou com sua produção efetiva, ao longo do tempo.

Características de uma boa análise de mercado Tomar cuidado com as hipóteses incorretas, pois são a maior causa de erros nas projeções; O julgamento humano (analista) não deve ser subestimado, apesar das técnicas analíticas complexas e poderosas; O escopo da decisão deve estar claro, pois dele dependem o tempo, os recursos gastos , critérios de projeção e a precisão necessária;

Exercício: Só Caixas S.A. – Demanda de caixa de papelão ondulado Introdução Setor que produz e consome embalagens de papelão ondulado Ampliar a produção Estudo com as perspectivas da demanda para os próximos 5 anos Análise qualitativa e quantitativa

1 - O Produto

1.2 - O processo de produção Corte da árvore Picar em pedaços Tratamento físico e químico - Celulose Calandragem Corte Enrolamento Ondulação Acabamento

1.2 - Tipos de chapas de papelão ondulado Parede simples Parede dupla

1.3 - Características técnicas Fatores: Matéria-prima Espessura Qualidade da capa e do miolo 4 tipos de onda: A, B, C e E

1.4 - Usos do papelão ondulado Caixa de embalagem Formas Móveis baratos Funções: Proteção e preservação durante o transporte e armazenagem

1.5 - Bens Substitutos e Complementares Caixa de madeira Produtos plásticos Outros Complementares

1.6 - Estrutura do Mercado e Comercialização Setor Brasil (%) EUA (%) Alimentos 26,7 25,0 Produtos Químicos e Farmacêuticos 19,4 6,3 Têxtil, Vestuário 12,1 4,1 Brinquedos 8,7 - Equipamentos Elétricos 8,2 Ferragens 4,8 4,2 Vidros e Cerâmicas 4,6 9,6 Bebidas Engarrafadas 3,5 4,4 Papel e Similares 2,4 13,1 Borrachas e Plásticos 3,8 Móveis e Instalações 3,1 Equipamentos de Transporte 2,7 Outros 15,0 Total 100,0

2 - Características do Setor Tamanho das unidades Concentração geográfica Nível de utilização dos equipamentos Oferta de papelão ondulado Natureza da concorrência Insumos Consumo de papelão ondulado

Exercício Selecionar as variáveis economicamente relevantes; Determinar as formas especificativas da função de demanda de papelão ondulado; Estimar econometricamente tais funções e selecionar a mais adequada; Projetar a demanda do papelão ondulado para os próximos cinco anos; Projetar a oferta e determinar, pelo confronto entre demanda e a oferta, se a expansão pretendida era viável.

1- Selecionar as variáveis economicamente relevantes Consumo aparente de papelão ondulado

Esforço na susbstituição da caixa de madeira pela de papelão 1- Selecionar as variáveis economicamente relevantes Consumo aparente de papelão ondulado Esforço na susbstituição da caixa de madeira pela de papelão

Consolidação do uso de papelão como embalagem 1- Selecionar as variáveis economicamente relevantes Consumo aparente de papelão ondulado Consolidação do uso de papelão como embalagem

1- Selecionar as variáveis economicamente relevantes Por se tratar de um produto intermediário, seu consumo é influenciado pela produção de bens finais As variáveis relevantes são as mesmas que influenciam principalmente a demanda de bens de consumo não duráveis : -Taxa de crescimento da população PIB Outra variável relevante para a demanda de papelão ondulado é o Índice de Produção Industrial

Demanda variará mais do que proporcionalmente às variações do PIB 1- Selecionar as variáveis economicamente relevantes Elasticidade Er = 2,0236 Demanda variará mais do que proporcionalmente às variações do PIB

Demanda variará mais do que proporcionalmente às variações do IPI 1- Selecionar as variáveis economicamente relevantes Elasticidade Ei = 1,655 Demanda variará mais do que proporcionalmente às variações do IPI

Demanda variará mais do que proporcionalmente à variação populacional 1- Selecionar as variáveis economicamente relevantes Elasticidade Ep = 4,5603 Demanda variará mais do que proporcionalmente à variação populacional

2- Determinar a(s) forma(s) especificativa(s) da função de demanda de papelão ondulado

2- Determinar a(s) forma(s) especificativa(s) da função de demanda de papelão ondulado

2- Determinar a(s) forma(s) especificativa(s) da função de demanda de papelão ondulado

3- Estimar econometricamente tais funções e selecionar a mais adequada 99,27% das variações observadas são “explicadas” pela regressão estimada PIB: y = 0,0012x2,0236 R2 = 0,991 IPI: y = 0,0061x1,655 R2 = 0,9927 População: y = 4E-21x4,5603 R2 = 0,9868

4- Projetar a demanda de papelão ondulado para os próximos cinco anos IPI 1950 111,3 1951 118,4 1952 124,3 1953 135,1 1954 146,8 1955 162,4 1956 173,6 1957 183,5 1958 213,2 1959 238,5 1960 261,4 1961 289,2 1962 311,8 1963 312,4 1964 328,5 1965 313 1966 349,6 1967 360 1968 415,8 1969 460,5 1970 511,8 1971 569,1 1972 647,5 1973 744,5 1974 805,7 1975 839,5

4- Projetar a demanda de papelão ondulado para os próximos cinco anos IPI 1950 111,3 1951 118,4 1952 124,3 1953 135,1 1954 146,8 1955 162,4 1956 173,6 1957 183,5 1958 213,2 1959 238,5 1960 261,4 1961 289,2 1962 311,8 1963 312,4 1964 328,5 1965 313 1966 349,6 1967 360 1968 415,8 1969 460,5 1970 511,8 1971 569,1 1972 647,5 1973 744,5 1974 805,7 1975 839,5 1976 837,8355 1977 907,1627 1978 982,2263 1979 1063,501 1980 1151,501

Consumo de papelão ondulado (1000t) 4- Projetar a demanda de papelão ondulado para os próximos cinco anos IPI Consumo de papelão ondulado (1000t) 111,3 14,996 118,4 16,944 124,3 18,282 135,1 21,618 146,8 26,392 162,4 26,873 173,6 35,415 183,5 29,676 213,2 46,325 238,5 51,549 261,4 52,448 289,2 71,46 311,8 82,98 312,4 68,146 328,5 87,174 313 71,593 349,6 97,935 360 105,593 415,8 139,818 460,5 165,239 511,8 193,745 569,1 212,922 647,5 249,942 744,5 382,796 805,7 454,15 839,5 408,415 837,8355 419,911313 907,1627 478,9594937 982,2263 546,3110649 1063,501 623,1336545 1151,501 710,7590827 IPI: y = 0,0061x1,655 R2 = 0,9927

Estima-se que a demanda de papelão ondulado praticamente dobre. 4- Projetar a demanda de papelão ondulado para os próximos cinco anos Estima-se que a demanda de papelão ondulado praticamente dobre.

5- Projetar a oferta e determinar, pelo confronto entre a demanda e a oferta, se a expansão pretendida era viável No setor de papelão ondulado não existem economias de escala, pouco intensivos de capital e onde não existem barreiras à entrada de novas empresas A oferta pode ser projetada com base no crescimento passado, possivelmente acompanhando a demanda

A oferta praticamente dobrou no período considerado 5- Projetar a oferta e determinar, pelo confronto entre a demanda e a oferta, se a expansão pretendida era viável Oferta de papelão ondulado - Brasil (em t/ano)   Ano 1970 1971 1972 1973 1974 1975 Capacidade Onduladeira 326736 390564 422220 701484 737592 879012 Acabamento 247416 276816 310716 502668 567552 660384 A oferta praticamente dobrou no período considerado A quantidade expedida coincide com a demanda do período O nível de utilização dos equipamentos se manteve Nível de utilização dos equipamentos (em %)   Ano 1970 1971 1972 1973 1974 1975 Capacidade Onduladeira 100 Acabamento 76 71 74 72 77 75 Expedição 59 55 62 46

Estatística de regressão 5- Projetar a oferta e determinar, pelo confronto entre a demanda e a oferta, se a expansão pretendida era viável RESUMO DOS RESULTADOS Estatística de regressão R múltiplo 0,459335401 R-Quadrado 0,210989011 R-quadrado ajustado 0,013736264 Erro padrão 5,547200066 Observações 6 ANOVA   gl SQ MQ F F de significação Regressão 1 32,91428571 1,069637883 0,359454259 Resíduo 4 123,0857143 30,77142857 Total 5 156 Coeficientes Stat t valor-P 95% inferiores 95% superiores Inferior 95,0% Superior 95,0% Interseção 2761,142857 2615,603921 1,055642574 0,350671622 -4500,937847 10023,22356 Variável X 1 -1,371428571 1,326034444 -1,034232993 -5,053090413 2,31023327

Estatística de regressão 5- Projetar a oferta e determinar, pelo confronto entre a demanda e a oferta, se a expansão pretendida era viável RESUMO DOS RESULTADOS Estatística de regressão R múltiplo 0,968308673 R-Quadrado 0,937621687 R-quadrado ajustado 0,922027108 Erro padrão 62917,00434 Observações 6 ANOVA   gl SQ MQ F F de significação Regressão 1 2,38007E+11 60,12485034 0,0014906 Resíduo 4 15834197741 3958549435 Total 5 2,53841E+11 Coeficientes Stat t valor-P 95% inferiores 95% superiores Inferior 95,0% Superior 95,0% Interseção -229458260 29666491,44 -7,734593774 0,00150484 -3,12E+08 -147090875,1 -311825644,9 Variável X 1 116620,8 15040,04072 7,754021559 0,001490596 74862,953 158378,6474 74862,95256

5- Projetar a oferta e determinar, pelo confronto entre a demanda e a oferta, se a expansão pretendida era viável Ano Onduleira Expedição 1970 326736 192774,24 1971 390564 214810,2 1972 422220 249109,8 1973 701484 385816,2 1974 737592 457307,04 1975 879012 404345,52 1976 984440,8 504033,6896 1977 1101061,6 548643,2658 1978 1217682,4 590054,1001 1979 1334303,2 628266,1925 1980 1450924 663279,5429 Oferta

5- Projetar a oferta e determinar, pelo confronto entre a demanda e a oferta, se a expansão pretendida era viável Ano Capacidade Nominal Demanda Confronto 1970 192,77424 193,745 -0,97076 1971 214,8102 212,922 1,8882 1972 249,1098 249,942 -0,8322 1973 385,8162 382,796 3,0202 1974 457,30704 454,15 3,15704 1975 404,34552 408,415 -4,06948 1976 504,0336896 419,911313 84,12237657 1977 548,6432658 478,9594937 69,68377213 1978 590,0541001 546,3110649 43,74303517 1979 628,2661925 623,1336545 5,132537926 1980 663,2795429 710,7590827 -47,4795399 Supondo que a projeção da oferta fez-se com base no crescimento do passado, pode-se concluir através do confronto que a demanda em 1980 superou a oferta Para os próximos 5 anos é viável investir na ampliação da fábrica de papelão ondulado para atender a crescente demanda

Questões Cite três instrumentos para estudo de mercado. O que é elasticidade da demanda? Cite um exemplo. Cite os estágios do Ciclo de Vida do Produto.