Hermenêutica Contemporânea

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa e Produção do Conhecimento
Advertisements

ESTÉTICA 1.
DIRETRIZES CURRICULARES DO ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDI0 PROF
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
A Psicologia Sócio-Histórica
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
PESQUISA QUANTITATIVA PESQUISA QUALITATIVA
Não há factos em si, exteriores ao indivíduo; O papel do investigador não é estabelecer nem descobrir um conjunto de factos, mas sim observar atentamente.
Multicultural, MULTICULTURALISMO E O DEBATE SOBRE IDENTIDADE
Roteiro da revisão Aula 31.
A Concepção Objetiva da Arte
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
Immanuel Kant e o Criticismo
Paradigmas filosóficos e conhecimento da educação:
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Karina Anhezini Teoria da História I  Karina Anhezini
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Nasceu em Marburg, na Alemanha;
ESTÉTICA Arte e realidade
Passado, Presente, Futuro – conjugação
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Aula 7 Kant e o criticismo.
Teorias do conhecimento
Em busca de uma compreensão
PSICANÁLISE EXISTENCIAL
A Ação Clínica e a Perspectiva Fenomenológica Existencial:
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Interpretando as Escrituras Sagradas
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Introdução ao Estudo da História
HERMENÊUTICA JURÍDICA
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
Profª. Taís Linassi Ruwer
DISCUTINDO A INTERDISCIPLINARIDADE
Profª. Taís Linassi Ruwer
A AULA COMO DESAFIO À EXPERIÊNCIA DA HISTÓRIA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Diferentes modelos epistemológicos em pesquisa
RACIONALIDADE E COMUNICAÇÃO Parte II – pg. 16 a 30.
CONSCIÊNCIA E CONSCIÊNCIA DE SI
A Fenomenologia de Husserl e a Crítica ao Conhecimento Positivista:
Dante Pinheiro Martinelli Flávia Angeli Ghisi Nielsen
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
HERMENÊUTICA A ciência da interpretação. A ciência da interpretação. Importância para os nossos dias atuais. Importância para os nossos dias atuais. Desvendar.
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Capítulo 7 Moreira, D. O método fenomenológico na pesquisa. SP: Ed
Cap. II REFLEXIVIDADE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Outra oscilação do pensamento brasileiro (José Carlos Libâneo)
1.3. Edmund Husserl e a ciência do rigor 1.4. O método fenomenológico
Kant O que posso saber? (teoria do conhecimento)
Profa.: MAYNA NOGUEIRA.  Os negociadores fazem antes de se sentarem à mesa.  Precursores para se alcançar uma negociação: planejamento e estratégia.
BC0101 BASES DA CIÊNCIA MODERNA AULA 2 CONCEPÇÕES CONTEMPORÂNEAS DE CIÊNCIA.
Surgimento do pensamento filosófico
Hermenêutica Contemporânea
Filosofia e Ciência Leitura e discussão do Texto “Introdução à filosofia da ciência” de Alex Rosemberg.
Estética SCHROEDER ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DO DESNVOLVIMENTO REGIONAL GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUPERVISORIA.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Cap. III - Uma visão Fenomenológica da Pesquisa sobre Ansiedade Dichtchekenian, M.F. (org.) Vida e Morte: ensaios fenomenológicos. SP: Comp. Ilimitada,
Transcrição da apresentação:

Hermenêutica Contemporânea BLEICHER, Josef Introdução

HERMENÊUTICA Teoria ou filosofia da interpretação do significado, do sentido; atualmente tópico essencial na filosofia das ciências sociais, da arte e da linguagem, assim como na crítica literária.

Problema Hermenêutico A compreensão de que expressões humanas contém um componente significativo, que deve ser reconhecido como tal por um sujeito e transposto para seu próprio sistema de valores e sentidos. Como este processo é possível e como se dar conta do sentido subjetivamente intencionado, objetivo face ao fato que é mediado pela subjetividade do próprio intérprete.

Hermenêutica Contemporânea é caracterizada por visões conflitantes deste problema: Teoria Hermenêutica Filosofia Hermenêutica Hermenêutica Crítica

Teoria Hermenêutica Problemática de uma teoria geral da interpretação como metodologia das ciências humanas (Geisteswissenschaften) Através da análise da verstehen (compreender) como o método apropriado para re-experimentar e re-pensar o que um autor sentiu ou pensou originalmente, Betti esperava ganhar uma percepção do processo de compreensão em geral: como somos capazes de transpor complexos-de-sentido criados por alguém em nossa própria compreensão de nós mesmos e de nosso mundo.

Teoria Hermenêutica O uso metodologicamente desenvolvido de nossa capacidade intuitiva serve para aquisição do conhecimento "relativamente objetivo". Aborda formas plenas de sentido com um conjunto de cânones que foram formulados para facilitar a interpretação correta de objetivações da atividade ou consciência humanas, ou seja, das expressões humanas.

Teoria Hermenêutica O uso de cânones, associa a teoria hermenêutica de Betti a de Schleiermacher, no qual a arte da interpretação alcanço o ponto culminante desde sua origem no pensamento grego antigo. Schleiermacher abre pela primeira vez uma discussão sobre a propriedade da língua como meio universal da humanidade que adentra o "círculo hermenêutico", como aquele todo em relação ao qual partes individuais adquirem seu sentido. A compreensão de fontes passadas é impedida pela historicidade do sujeito, de modo que a tarefa da hermenêutica pode ser expressa como evitar a incompreensão.

Teoria Hermenêutica Dilthey desenvolve a teoria hermenêutica como epistemologia e metodologia de compreensão. Sua Crítica da Razão Histórica tenta uma investigação transcendental das condições de possibilidade do conhecimento histórico, à semelhança de Kant, em sua Crítica da Razão Pura; o aspecto metodológico reduz-se à interpretação de documentos linguisticamente fixados, que representam um caso específico do uso do método da verstehen como modo de cognição apropriado em instâncias onde a relação sujeito-objeto é uma de "vida encontra vida".

Teoria Hermenêutica Dilthey tenta solucionar o problema da hermenêutica que constitui a “consciência histórica”, recorrendo à preocupação romântica de "experiência vivida". Voltando-se para a teoria do espírito objetivo de Hegel e adotando a distinção entre significado e expressão sugerida pelas Investigações Lógicas de Husserl, aproximou-se da mediação alcançada por Betti entre consciência histórica e empenho pela verdade teorética.

Filosofia Hermenêutica Recusa a busca em prol de uma base científica da investigação do sentido, como "objetivismo". Afirma que o cientista social ou intérprete e o objeto estão ligados por um contexto de tradição, que implica que ele já tem uma pré-compreensão de seu objeto quando de sua abordagem, assim sendo incapaz de iniciar com uma mente neutra. A concepção do que está envolvido na compreensão passa da reprodução do objeto pré-dado à participação em contínua comunicação entre passado e presente.

Filosofia Hermenêutica A Filosofia Hermenêutica não visa conhecimento objetivo através de procedimentos metódicos, mas a explicação e descrição fenomenológica do Dasein humano em sua temporalidade e historicidade. Heidegger não podia encontrar um ponto de partida na categoria "vida" (Leben) em Dilthey, que até subjaz o apriorismo da "consciência transcendental" do a priori Kant. Heidegger também questiona a possibilidade de compreensão em geral, mas responde que qualquer aquisição de conhecimento só tem lugar seguindo os ditames do "círculo hermenêutico".

Filosofia Hermenêutica O círculo hermenêutico começa com a antecipação projetiva de sentido e procede através da mediação dialógica-dialética de sujeito e objeto. A meta de compreensão de um texto, por exemplo, pode não ser o reconhecimento objetivo da intenção do autor, mas a emergência de conhecimento praticamente relevante no qual o sujeito ele mesmo modifica-se pela percepção de novas possibilidades de existência e sua responsabilidade por seu próprio futuro.

Filosofia Hermenêutica Na obra de Gadamer, o problema da hermenêutica recebe uma reviravolta linguística-filosófica: na medida que o “problema hermenêutico” está preocupado com alcançar um acordo com alguém sobre nosso "mundo" compartilhado. Esta comunicação toma a forma de um diálogo que resulta na "fusão de horizontes".

Filosofia Hermenêutica Bleicher salienta que usa um artifício de linguagem para distinguir duas hermenêuticas: em inglês, “hemeneutic” e “hermeneutical”, onde este último qualificador conota a orientação metodológica, enquanto o primeiro uma preocupação filosófica. Esta distinção Bleicher utiliza também para identificar o relacionamento de uma e de outra com a história: “historic” no caso da Filosofia Histórica que valoriza o sujeito hic et nunc; e “historical”, na Teoria Hermenêutica que busca um conhecimento objetivo dos eventos do passado. Em português , esta distinção não foi possível aplicar, ficando o único qualificador “hermenêutico(a)”.

Filosofia Hermenêutica Essas diferenças caracterizam uma disputa entre Betti e Gadamer sobre: a possibilidade de interpretação objetiva se a análise de Gadamer da "pré-estrutura" da compreensão representa um perigo para esta, dada sua ênfase no papel essencial dos "preconceitos" no processo de cognição.

Filosofia Hermenêutica Dentro da Hermenêutica outro debate se travou entre Gadamer e Habermas. Este último um representante da Hermenêutica Crítica, desafiou os pressupostos idealistas subjacentes tanto a Teoria Hermenêutica como a Filosofia Hermenêutica: a negligência em considerar fatores extra-linguísticos que também ajudam a constituir o contexto de pensamento e ação, i.e. trabalho e dominação.

Filosofia Hermenêutica A Filosofia Hermenêutica também é criticada pela defesa de sua universalidade, dada a tradição assentada na linguagem assim formando um consenso de apoio que não pode ser questionado posto que provê as condições de sua possibilidade. Esta disputa sobre os fundamentos da Hermenêutica contemporânea ficou denominada de “disputa hermenêutica”.

O aparecimento da hermenêutica clássica - Cap 01 – BLEICHER, p. 23-44. Síntese: destacar as principais contribuições de cada tópico.