Prof. Ms. Patrícia B. P. Bomfim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Benedita Robson Gabriela Vânia
Advertisements

CHEFIA E LIDERANÇA CHEFIA
Por Quê os Planos Falham?
LIDERANÇA ORGANIZACIONAL.
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
Daciane de Oliveira Silva
Capacidade de exercer influência sobre pessoas;
LIDERANÇA.
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Eu sou seu cliente sabia?
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA
Conceitos já conhecidos de Liderança
Valor Consultoria Empresarial
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
O planejamento eficaz. Definir objetivos e resultados;
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Gerenciamento e Liderança nas atuais Organizações
CAPÍTULO 12 Liderança.
LIDERANÇA A liderança é um dos papéis mais importantes dos administradores. A pessoa que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Liderança e comprometimento com a equipe de trabalho
- Minister (subordinação ou obediência)
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
REQUISITOS EXIGIDOS DOS QUE INTERAGEM COM OS CLIENTES
LÍDER (PESSOA ESPECIAL)
Empreendedorismo pode ser aprendido
LIDERAR É EDUCAR Dulce Magalhães
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
A Liderança e seu processo contínuo de mudanças
Gestão por Competências
Profª Rennata Paolla LIDERANÇA Profª Rennata Paolla
Gestão Farmacêutica – Organizar e Ciclo PDCA
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
O que é Liderança? Liderança
“O Caminho para o Futuro”
Empreendedorismo.
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Os Estilos de Liderança
Administração Aplicada à Engenharia Civil
Processo de Decisão de Tomadas
12.4 Liderança 12.4 Liderança Quem pode ser considerado um gestor?
Gestão do Conhecimento
A liderança é passível de ser adquirida e ser desenvolvida
PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
WORKSHOP Gestão de Pessoas.
CONCEITO DE LIDERANÇA BASE DE AUTORIDADE TIPO DE LIDERANÇA
Liderança Contingencial
A Liderança e seus Conceitos
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Mentoring Coaching.
Professor Douglas Pereira da Silva
Liderança Processo interpessoal, pelo qual os gerentes tentam influenciar os empregados a realizarem objetivos de trabalho estabelecidos. Realizada em.
A Liderança transformacional
Gestão Estratégica de Negócios
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Velhos e Novos Perfis de Liderança
Habilidades e características do líder
1 FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA LIDERANÇA E EMPRENDEDORISMO PROF GERALDO JOSÉ LOMBARDI DE SOUZA.
COMO GERENCIAR E MOTIVAR VENDEDORES O Que os Gerentes Precisam Fazer Para Manter os Vendedores Motivados ? Quais São As Atribuições Básicas de Um Gestor.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerenciamento do Hospital-empresa.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Liderança e Relacionamento.
Relações Humanas (Dando Importância aos Grupos)
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

Prof. Ms. Patrícia B. P. Bomfim Estilos de Liderança Prof. Ms. Patrícia B. P. Bomfim

O que é liderança nas organizações? A arte de liderar as pessoas para fazerem o que se requer delas, da maneira mais efetiva e humana possível. Saber usar o poder existente nos liderados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

Estilos de liderança Estilo de liderança pode ser entendido como a forma pessoal através da qual um líder, na sua relação com os liderados, exerce a sua capacidade ou poder de influência. O estilo expressa a visão de mundo do líder, seus paradigmas, valores e atitudes, sua percepção a cerca do seu papel.

As situações e os grupos variam assim como os estilos de liderança. Comumente o sucesso do líder e dos seus seguidores está diretamente relacionado ao estilo de liderança empregado. O reflexo da liderança é visto tanto na equipe quanto na empresa.

1 – Estilo autocrático: Nesse estilo, o líder determina as idéias e o que será executado pelo grupo; isso implica a obediência dos demais. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Quanto mais centrado o poder no gerente, mais autocrático ele é.    

2- Estilo democrático Nesse estilo de liderança, não apenas a pessoa do líder, mas todo o grupo é considerado o centro das decisões. Vale lembrar que na liderança democrática, o papel do líder não perde sua importância, pois é exatamente aí que ele fica bem caracterizado, distinguindo-se das funções de simples chefia e ganhando um sentido mais profundo. Quanto mais autonomia o líder confere aos subordinados, mais democrático é seu estilo de liderar.

3 – Liderança Liberal ou Laissez faire Laissez faire - "deixai fazer, deixai ir, deixai passar". O líder não participa, deixando a equipe tomar sozinha as suas próprias decisões. Delega sem perceber a sua condição de co-responsável. Neste tipo de liderança as pessoas tem mais liberdade na execução dos seus projetos, indicando possivelmente uma equipe madura, auto-dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigí-los.

4 – Liderança situacional O conceito de liderança situacional baseia-se no princípio de que o estilo de liderança a ser utilizado deve depender mais da situação do que da personalidade do líder. Refere-se à escolha do estilo de atuação a ser empregado pelo líder em face das diferentes situações por ele detectadas. Para os pressupostos da liderança situacional, não há um estilo de liderança melhor do que outro, de forma a produzir sempre os melhores resultados, e sim um estilo mais adequado a cada situação.

Liderança Ideal? Existe entre alguns teóricos e muitos profissionais o grande mito do líder ideal. Isso simplesmente não existe. Peter Drucker, um dos maiores pensadores sobre gestão de pessoas e empresas, dizia que é impossível traçar o perfil ideal de um líder.

O líder bem-sucedido O líder bem-sucedido é aquele que sabe comportar-se adequadamente de acordo com as diversas situações, ou seja, aquele que consegue perceber cada contexto e adaptar o melhor método de liderança segundo as circunstâncias. A liderança é uma característica a ser desenvolvida: o líder não nasce pronto e as tarefas mais difíceis são tomar decisões acertadas e adotar o estilo de liderança mais adequado para cada situação .

O líder não nasce pronto O certo é que quanto mais se estuda, pesquisa e busca conhecimento a respeito da melhor maneira de liderar pessoas, percebemos que ainda há muito a aprender e realizar. A jornada é longa e, talvez, interminável, mas efetivamente o aprendizado é gratificante

“A liderança é essencialmente o resultado não de qualidade inatas, mas de habilidade humanas aprendidas e desenvolvidas, portanto, todo gerente pode dispor-se e consegui-las. O verdadeiro líder é essencialmente o indivíduo capaz de investir tempo e energia no futuro da sua organização e principalmente, no desenvolvimento do seu pessoal. A essência da liderança não está em obter poder, mas em colocar poder nos outros, para traduzir as suas intenções em realidade e sustentá-las ao longo do tempo”. Paulo Roberto Motta

Liderança de sucesso! O verdadeiro líder é aquele que resgata o potencial de cada indivíduo e os estimula favoravelmente, aquele que percebe e respeita as diferentes necessidades de seus colaboradores e as utiliza para liderá-los;

Algumas lições sobre liderança Seja você mesmo Seja uma pessoa agradável Confie Ouse Inspire Seja positivo Seja exagerado Seja claro

O líder bem-sucedido Autoconhecimento – reconhecimento dos seus pontos fracos e fortes, bem como dos objetivos a serem atingidos; Sinceridade – honestidade no pensamento e nas ações, agindo com integridade e confiança absolutas com os dirigentes e com os funcionários (seguidores); Curiosidade – aprimoramento permanente por meio de cursos, treinamentos, etc.;

O líder bem-sucedido Audácia – disposição de correr riscos calculáveis; Responsabilidade – escolha das ações mais pertinentes; Auto-motivação – conhecimento do que se pretende, o que favorece uma motivação consistente; Ética – padrão elevado de comportamento: honestidade e integridade na adoção de regras e normas definidas pela sociedade;

O líder bem-sucedido Flexibilidade – capacidade de adaptar-se às mudanças pessoais, organizacionais e mundiais; Administração do tempo – priorização de atividades e aproveitamento das reuniões de forma satisfatória, eliminando as decisões pendentes; Liberdade de expressão – o líder dá liberdade de expressão porque sabe que nenhuma idéia nasce perfeita, o que possibilita uma gestão compartilhada;

COMPORTAMENTOS DO LÍDER DE SUCESSO Motivação – o líder motiva seus liderados individualmente; percebe e respeita as diferentes necessidades de seus colaboradores e as utiliza para liderá-los; Delegação – o líder sabe compartilhar responsabilidades, transmite autoridade e divide com o grupo as decisões a serem tomadas, dando-lhes liberdade de sugestão e de ação;

COMPORTAMENTOS DO LÍDER DE SUCESSO Flexibilização – o líder adapta-se às diferenças individuais dos integrantes da equipe e age como facilitador do processo, mas sempre toma cuidado para não se exceder e tornar-se paternalista; Favorecimento à criatividade – espírito inovador e criativo caracteriza o indivíduo bem-sucedido. Cabe ao líder estimular a criatividade de seus liderados e utilizá-la como uma força articuladora para a obtenção de resultados;

COMPORTAMENTOS DO LÍDER DE SUCESSO Favorecimento ao trabalho em equipe – o líder mantém sua equipe integrada e comprometida; é quase impossível alcançar bons resultados se se trabalha sozinho; Comunicação – o líder é claro, objetivo e estimulador, ouve e deixa as pessoas falarem; Feedback – o líder deve-se valer desse instrumento para acompanhar o desenvolvimento dos funcionários, orientando-os na eliminação dos seus erros e ressaltando e reforçando os seus acertos

O líderes inspiram, motivam, têm entusiasmo e otimismo, e sabem se expressar quando falam de planos, esperanças e sucessos. Sua inspiração energiza e atrai. Traz visões à vida. Os líderes acreditam sinceramente no que dizem, e demonstram suas convicções pessoais por meio de seu comportamento. É isso que faz com que atraiam seguidores apesar das dificuldades do caminho, sem deixar cair o moral do grupo. Liderança não é apenas um contracheque mais polpudo nem uma posição mais elevada. É uma perspectiva diferente.

Questão ENAD 2006 Você foi contratado como Gerente da área de Informática da Cia. DEBUG, cujo maior objetivo é a implantação de um novo sistema vital para a empresa, pois a mesma vem perdendo clientes importantes e cometendo erros irreparáveis. Sua equipe já está completa e conta com um grupo de 20 pessoas. Nesta equipe, existem pessoas que são fundamentais para o bom andamento do processo, pois elas, além de deterem informações, também são respeitadas por todo o grupo. São elas: - Antônio, que é o mais antigo na equipe, acompanhou todas as implantações anteriores, conhece minuciosamente todos os processos e, em função do seu vasto conhecimento, é respeitado por todos. Entretanto, é resistente a mudanças. - Sílvio é “um boa praça”. Sempre alegre, adora festas, tudo é motivo de comemoração. Analista de Sistemas altamente técnico, conhece tudo referente a esta implantação e em relação à empresa. Peça-chave no processo, é pouco concentrado e tem estabilidade no emprego, o que o leva a ser um pouco “folgado”. - Maria, chefe do setor de vendas, é a que mais deverá utilizar o novo sistema. Altamente resistente ao uso de computadores, alega que não precisa do sistema e prefere que aumentem o quadro de pessoal, já que todos os documentos devem ser conferidos manualmente. Explique como deverá ser a atuação do Gerente em relação a essa equipe, visando a minimizar a resistência à mudança, no processo de implantação do novo sistema.