DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.

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Transcrição da apresentação:

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana

INTRODUÇÃO A Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management – SCM) vem crescentemente despertando a atenção da alta cúpula gerencial nas grandes e mais modernas empresas: forte pressão por redução de preços; diminuição dos prazos de entrega; melhor qualidade dos produtos; melhor atendimento ao cliente; produtos “ecologicamente corretos”, etc.

INTRODUÇÃO Para obter sucesso com a SCM: Deixar o gerenciamento de funções individuais para se gerenciar um conjunto de projetos integrados; Gestão de cadeia de suprimentos alinhada às decisões de desenvolvimento de produtos; Ser projetada e gerenciada para que os produtos sejam entregues com o custo, tempo e qualidades definidos.

OBJETIVO Identificar e relatar como o Desenvolvimento de Novos Produtos e a Gestão da Cadeia de Suprimentos estão sendo tratados de forma integrada e/ou conjunta.

MÉTODO DE PESQUISA Os métodos de pesquisa utilizados foram: O Artigo; Sites contendo o tema em questão.

O que é Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) ? Cadeia de Suprimentos: “Conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor” (Ronald H. BALLOU, 2006).

Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) Conjunto de métodos utilizados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. A gestão adequada da rede permite uma produção otimizada para oferecer ao cliente final o produto certo, na quantidade certa.

Objetivos do SCM Reduzir os custos ao longo da cadeia, tendo em conta as exigências do cliente – afinal, isso é qualidade: entregar o que o cliente quer, no preço e nas condições que ele espera. Criar valor para o consumidor final com variedades de produtos, qualidade, bons serviços e custos adequados com ganhos tanto para os clientes quanto para os acionistas.

Processos chave para o sucesso da implementação do SCM: 1. Relacionamento com os clientes: desenvolver equipes focadas nos clientes estratégicos buscando um entendimento comum sobre características de produtos e serviços a fim de torna-los atrativos para o cliente; 2. Serviço aos clientes: fornecer um ponto de contato único para todos os clientes, atendendo de forma eficiente a suas consultas e requisições; 3. Administração da demanda: captar, compilar e continuamente atualizar dados de demanda com o objetivo de equilibrar a oferta com a demanda;

Processos chave para o sucesso da implementação do SCM: 4. Atendimento de pedidos: atender aos pedidos dos clientes sem erros e dentro do prazo de entrega combinado; 5. Administração do Fluxo de produção: desenvolver sistemas flexíveis de produção que sejam capazes de responder rapidamente às mudanças nas condições do mercado; 6. Compras / Suprimentos: gerenciar relações de parceria com fornecedores para garantir respostas rápidas e a contínua melhoria de desempenho;

Processos chave para o sucesso da implementação do SCM: 7. Desenvolvimento de novos produtos: buscar o mais cedo possível o envolvimento dos fornecedores no desenvolvimento de novos produtos. 8. Gestão dos Retornos: todas as atividades referentes a retorno de materiais, embalagens, logística reversa, devoluções e etc. Em alguns casos, o retorno pode ser obrigatório para uma apropriado descarte de materiais (questões ambientais).

Desenvolvimento de Produtos sob a perspectivas da Gestão da Cadeia de Suprimentos Desenvolver produto de forma mais rápida e eficiente, o chamado time to market; Amaral: Restrições tecnológicas; Lambert: Processo Multidisciplinar; Elementos estratégicos e operacionais.

Desenvolvimento de Produtos Ambos elementos estratégicos são conduzidos por time multifuncionais; Segundo Van e Chapman tem que ocorrer um alinhamento entre as equipes para o que for definido ser cumprido. Framework.

Os Subprocessos de Nível Estratégico 1º Fazer análise de verificação da estratégia já existente e verificar quais são os impactos para os novos planos. Marketing defini o alinhamento das necessidades dos clientes e se esta de acordo com valor esperado.

Os Subprocessos de Nível Estratégico Desenvolvimento de cadeia de suprimentos; Desenvolvimento para cadeia de suprimentos; Outputs desse subprocessos são objetivos que direcionar idéias de novos projetos.

Os Subprocessos de Nível Estratégico 2º Geração e triagem de ideias para ver qual atende o desenvolvimento do produto; 3º Determinação de como serão envolvidos clientes e principais fornecedores.

Fornecedores no Desenvolvimento Desenvolvimento global; Co-desenvolvimento estratégico; Co-desenvolvimento Critico; Subcontratação clássica baseado em especificações técnicas; Desenvolvimento coordenado baseado em especificações técnicas.

Os Subprocessos de Nível Estratégico 4° É identificar problemas com o lançamento de produtos e restrições. 5° Estabelecer diretrizes para projeto de novos produtos; 6º Desenvolvimento do framework;

Os Subprocessos de Nível Estratégico Se o desenvolvimento de novos produtos torna a empresa mais rentável, visualizando pelo lado das vendas, por outro lado, na produção isso pode gerar custos elevados. O E.V.A considera tanto receitas, custos e lucro, quanto ativos necessários para gerar os lucros.

CONCLUSÃO É muito importante que as empresas tenham um processo formal que garanta o desenvolvimento de produtos, que tem sido primordial para a competitividade das empresas e industriais. Também é necessário que toda organização esteja alinhada com suas estratégias, pois de nada adianta envolver clientes e fornecedores no processo de desenvolvimento de produtos, se internamente existem conflitos e falta de concordância quanto as estratégias adotadas, planos e prioridades.

OBRIGADA!