ACADÊMICAS: GISLAINE NONATO LÍVIA ARINOS PROFESSORA: ANA PAULA DISCIPLINA: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Seleção de Materiais de Informação: princípios.

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Transcrição da apresentação:

ACADÊMICAS: GISLAINE NONATO LÍVIA ARINOS PROFESSORA: ANA PAULA DISCIPLINA: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES Seleção de Materiais de Informação: princípios e técnicas

Livros infanto - juvenis josmareugenio.blogspot.com

O Brasil possuiu uma grande produção editorial voltada para o público infanto-juvenil que abrange de livros paradidáticos a textos traduzidos de inúmeros idiomas. As bibliotecas públicas costumam ter grandes quantidades de materiais de informação voltados para crianças e jovens.

Bibliotecas escolares ainda que sejam tão poucas no Brasil, também possuem esse tipo de publicação, utilizando-o para o processo didático e incentivo às atividades de leitura, e colocando-o em disposição dos estudantes em seus momentos de lazer e entretenimento. diariopopular.com.br

Escolhas dos livros infanto-juvenis Os profissionais da informação, identificam ao autores de maior popularidade devido ao estado físico de suas obras, que com freqüência exigem reparos e/ou encadernação pois muitas crianças tendem a ler os títulos e autores que mais lhe agradam, buscando sempre o mesmo livro. produto.mercadolivre.com.br bembemdasoiticicas.com.br

Seleção das obras O fato é que os profissionais da informação que atuam na seleção de materiais de informação para crianças e jovens, precisam ter um contato bem próximo com o seu público. Conhecer e conversar com as crianças e jovens que freqüentam a biblioteca e estabelecer um diálogo proveitoso com os pais. Pois dessa maneira a escolha de livros precisa ser adequados a esse público.

É importante desenvolver critérios que levam em conta a especialidade do público e as características da literatura infanto-juvenil, a relação entre textos e ilustrações, a apresentação gráfica. Os bibliotecários devem estar atentos a essas obras, familiarizando-se com suas características mais marcantes, que incluem:

A ausência de minoria étnicas, como se a sociedade fosse composta por uma população homogênea de indivíduos “brancos” lisboacity.olx.pt revistacrescer.globo.com

Representação negativa seja colocando personagem antipáticos, quando não escolhidos como os vilões da história. Seja reservando para elas papeis considerando de menor importância social ( como empregadas domésticas, criados, trabalhadores não qualificados, mendigos, etc.); indiscutivelrelevancia.com ebooksgratis.com.br

Atenção especial a materiais infato-juvenis Cuidado – com as editoras que produzem livros em massa, com péssima qualidade nos desenhos e textos, baixa qualidade e só visam lucros. Exceções – só cabe aos bibliotecários identificar estas empresas.

Critérios gerais de seleção Critério autoridade - ira relacionar-se tanto ao autor do texto como ao ilustrador. Critério da conveniência – levara em conta a faixa etária da criança, analisando a adequação do texto ao desenvolvimento intelectual de seu usuário potencial. Avaliação das características físicas dos livros – quando possível, dar preferência a materiais mais resistentes, maior durabilidade.

Política de seleção adequada Ter uma comissão de seleção, com especialistas em literatura infanto-juvenil e um bibliotecário que atenda a esse público. Estes itens são importantes para garantir o nível de excelência do acervo.

REFERÊNCIA VERGUEIRO, Waldomiro. Seleção de materiais de informação: princípios e técnicas. 3ed. Brasília, DF: Brinquet de Lemos, p.