HÉRNIA DE DISCO: Relato de experiência

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Evelin Amorim Sabina Santos
Advertisements

DOR LOMBAR AGUDA.
FRATURAS POR ESTRESSE (“stress”)
3ª POLICLÍNICA - NITERÓI GESPÚBLICA 2008/2009
PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES NAS UNIDADS DE SAÚDE DO CBMERJ SGT JOZILVO.
Distrofias Musculares
Disciplina de Traumato-Ortopedia e Reumatologia
Saúde Laboral Aurélio Assis (Fisioterapeuta)
DICA DE SAÚDE – Setembro 2011
Cinesioterapia Prof. Esp. Kemil Rocha Sousa
HISTÓRIA DA FISIOTERAPIA PROFª MSc RITA DE CÁSSIA PAULA SOUZA
FISIOTERAPIA Músculo - Esquelética
Como manter uma Boa Postura?
MARIA APARECIDA Nº28 MARIA DO CARMO Nº29 CLEUZA Nº8 JOSEIR PAULO Nº24
Exercícios terapêuticos em Grupo
Exercícios terapêuticos em Grupo
Saúde: Modelo Conceitual e Terminologia para Avaliação
Aluno: Everson Ricardo Bertacini Supervisora:
POSTURA CORPORAL.
Presença de dor/desconforto
FUNDAMENTOS DA TERAPIA MANUAL
PROJETO MERGULHAR Belo Horizonte 2013
ESCOLA DE POSTURA Estágio Supervisionado de Fisioterapia em APS
Lombalgia.
Fisioterapia Trabalho realizado por: Marcelo Amorim Marcelo Paiva
Fusão da coluna lombar - Artrodese Eletiva
FAP – Faculdade de Apucarana
Marcus Vinicius Duarte; Luiz Augusto Oliveira Belmonte (Orientador).
Espondilite Anquilosante (EA) Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Osteoartrose Disciplina Fisioterapia em Reumatologia
Caso Clínico Ortopedia
Faculdade de Fisioterapia PRÁTICAS FISIOTERAPEUTICAS NA ATENÇÃO BÁSICA FUNDAMENTOS DA FISIOTERAPIA: A FISIOTERAPIA E O FISIOTERAPEUTA Profºs ARTHUR.
AVANCOS NO TRATAMENTO MINIMAMENTE INVASIVO DA DOR LOMBAR
LESÕES DEGENERATIVAS DA COLUNA
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA.
Artrite Psoriásica.
Coluna Vertebral – CERVICAL II
Anatomia Humana I Instituição: Universidade Castelo Branco
MÉTODO DOS ANÉIS DE BAD RAGAZ (MABR)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ - UENP CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE - CCS GRUPO DE ESTUDOS DE FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA, TRAUMATOLOGIA E DESPORTIVA.
Espondilolistese Deslocamento sagital de uma vértebra sobre a outra subjacente. Classificação: displásico, ístmico, degenerativo,traumático, e patológico.
AVALIAÇÃO CINETICO-FUNCIONAL
FISIOTERAPIA.
PREVENÇÃO NA SAÚDE DA MULHER
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba Curso: Medicina Módulo de Atenção a Criança e ao Adolescente Caso Clínico 1 Acadêmicos: Alice Xavier Bezerra Aline.
Exercícios físicos e saúde mental (03/08)
A UTILIZAÇÃO DA HIDROTERAPIA NO TRATAMENTO DA HÉRNIA DE DISCO LOMBAR
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015.
Centro de Educação Profissional Integrado Técnico em radiologia Curso: Técnico em Radiologia Título: Patologias II Tuma:92 Turno: Noite Módulo: V Nomes:
Exercícios terapêuticos Conceitos Básicos
Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa
BURSITE TROCANTÉRICA CASO CLÍNICO
Fisioterapia na Ortopedia e na Traumatologia
INTERVENÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO QUADRO ÁLGICO DA LOMBALGIA CRÔNICA
LOMBALGIA CASO CLÍNICO
Tratamento fisioterapêutico na lombociatalgia: Relato de caso
Antonio Rezende Emanuel Pereira Natália Prado. Dor na região lombar da coluna. Todas as pessoas terão 1 episódio de dor em coluna lombar durante a vida.
Saúde do Trabalhador: Fisioterapia do Trabalho, Ergonomia e Ginástica Laboral Celine.
APRESENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE PRÁTICA PROFISSIONAL EM FISIOTERAPIA
Projeto de simulação esportiva e profissional Professor orientador Pablo Ferreira Silva.
Métodos de Avaliação Osteomioarticular Caso Clínico: Tornozelo
RESGATANDO A QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM PATOLOGIAS CRÔNICAS DA COLUNA VERTEBRAL ATRAVÉS DA AUTO-ESTIMA E DE EXERCÍCIOS EM GRUPO DESENVOLVIDO PELO.
Alexandre José Exposto Fisioterapeuta Especialização em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Acupuntura Pós-Graduação em Neonatologia, Ortopedia.
Iso-Stretching Juliana Carvalho.
Alexandre José Exposto
Transcrição da apresentação:

HÉRNIA DE DISCO: Relato de experiência Adriana Nunes Soares Aline Souza de Lima Práticas Profissionais em Fisioterapia V Professora: Carolina Perez Campagnoli

Introdução

Epidemiologia Vialle et.al., revista brasileira de ortopedia, São Paulo, 2010; Wetler et. al., revista digital de Buenos Aires, 2004.

Definição; Classificação;

Fisiopatologia

Sintomas

Etiologia; Tratamento;

Caso clínico Nome: Therezinha Lopes; Idade: 57 anos; Diagnóstico médico: Lombociatalgia; Queixa principal: “dor na coluna e nas pernas, dormência nas pernas e às vezes cãibras”; HDA; Exame físico;

Comportamento da dor; Inspeção/Palpação: Sem alterações; Sensibilidade: Normal, se alterando ás vezes na forma de dormência nos MMII; Avaliação de força muscular: O menor valor encontrado foi para os músculos abdominais, apresentando grau 2. Objetivos do tratamento: Reduzir dor lombar; Manter ADM; Manter e/ou melhorar força muscular; Reduzir a incidência de crises de dor;

Plano de tratamento: Utilização de TENS quando paciente queixar-se de dor; Alongamentos que tragam abertura articular das vértebras lombares; Cinesioterapia para alongamento e fortalecimento de MMSS e MMII (alternando técnicas de Willians e Isso-Stretching) Tratamento;

Considerações finais Ao final do tratamento a paciente foi reavaliada e contatou-se melhora significativa nas crises de dor em relação à frequência e a intensidade SIC da paciente, estas crises diminuíram alcançando os objetivos traçados e a satisfação da paciente. Em comparação aos outros parâmetros de avaliação como postura, força e alongamento muscular, estes se mantiveram estáveis contribuindo de forma adaptativa as novas condições de vida da paciente, com uma rotina de exercícios específicos para o quadro.

Referências bibliográficas “Condutas terapêuticas na hérnia de disco lombar” Pires, Elaine G. * Fisioterapeuta, Especialista em Anatomia e Biomecânica do aparelho locomotor – FRASCE Publicado na revista digital, ano 10, n. 70 Buenos Aires, março 2004.  “Hérnia de disco: uma revisão clínica, fisiológica e preventiva” Santos, Michel; * Especialista em fisiologia do exercício e avaliação morfofuncional. Publicado na revista digital de Buenos Aires, ano 9, n. 65, outubro de 2003. “O tratamento conservador através da atividade física na hérnia de disco lombar” Barros, Jônatas de França; Professor da faculdade de Educação Física UnB (Brasil) Júnior, Valdinar de A. Rocha; Estagiário no laboratório de biomecânica / CENESP / FEF / UnB Wetler, Elaine Cristine Barbosa; Mestrando em ciências da saúde do PPGCS / FS / UnB Publicado na revista digital de Buenos Aires, ano 10, n. 70, março 2004. http://www.frasce.edu.br/nova/pdf/hernia%20de%20disco%20eliane.pdf http://www.projetodiretrizes.org.br/7_volume/29-Hernia.sc.Lom.Adul.pdf