Tópico 01 Intimação Eletrônica x Contagem do prazo em dobro (art. 191, CPC/73)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
Advertisements

PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL
Formas de Solução de Conflitos Trabalhistas e Teoria geral do Processo
LITISCONSÓRCIO ATIVO ULTERIOR
AGRAVOS.
Palestra MPF Canela-RS Junho/12. - Um Estado Generalizado de Dúvidas - Os Primeiros Esforços Doutrinários - A Consolidação Doutrinária - A Jurisprudência.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
Recursos no Processo Civil: Agravos.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
DIREITO ADMINISTRATIVO
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
(0AB/EXAME UNIFICADO – ):
RESPOSTA DO RÉU JUIZADOS ESPECIAIS.
APELAÇÃO Profa. Denise S. S. Garcia.
DO LISTISCONSÓRCIO E DA ASSISTÊNCIA
DIREITO PROCESSUAL TRIBUTÁRIO
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
Veja a decisão do TST 16/06/ Notificação na JT não precisa ser pessoal, exceto na execução (Notícias TST) No processo trabalhista, a regra é que.
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
1 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE DIREITO CURSO DE DIREITO DIREITO PROCESSUAL CIVIL I 3º SEMESTRE.
DO AGRAVO ATOS DO JUIZ- Os atos do Juiz, nos termos do art. 162 do CPC, consistem em sentença, decisões interlocutórias e despachos.
UNIVERSIDADE TIRADENTES PROCESSO CIVIL I PONTO 1
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO (LEI Nº12.527/2011 E DECRETO Nº 7.724/2012)
P R O C E S S O 1 PROCESSO X PROCEDIMENTO 2 CONCEITO DE PROCESSO: “processo é o instrumento pelo qual o Estado exerce a jurisdição”. MARINONI, Luiz Guilherme.
CURSO DE DIREITO Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre Professor: Milton Correa Filho RECURSOS E PROCESSO DE EXECUÇÃO AULA 02 A APELAÇÃO 1.CONCEITO.
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Competência Civil-III
P ROFESSORA MEYRE ELIZABÉTH CARVALHO SANTANA WWW. MEYRESANTANA. WORDPRESS. COM PROCESSO CIVIL – 2013.
CONVENÇÃO DE Arbitragem
PRÁTICA TRABALHISTA RECURSO ORDINÁRIO
Recuperação Judicial Juízo do local do principal estabelecimento
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO REGIMENTAL
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Do processo eletrônico
MANDADO DE SEGURANÇA NA JUSTIÇA CRIMINAL
RECURSO ESPECIAL Resp.
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
1. Ponto 4.1: Litisconsórcio
LITISCONSÓRCIO ARTS. 46 A 49.
SISTEMA THEMIS BREVE ANÁLISE POR RENAN TOLFO. DIREITO ELETRÔNICO - TURMA 469 PROF. ª FERNANDA DENARDIN WALKER.
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
Processo Coletivo AÇÃO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA
CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO
Professor José Carlos de Araújo Almeida Filho Monitor: Angelo Masullo
CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
NULIDADES NO PROCESSO DO TRABALHO
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
AULA 09 – EMBARGOS EMBARGOS
O recurso de Agravo na Lei n /2005
PROFª LARISSA PRADO. BREVE APANHADO - SENTENÇAS SENTENÇA TERMINATIVA (art. 267 do CPC) SENTENÇA DEFINITIVA (art. 269 do CPC) DISTINÇÃO CLARA DE SENTENÇA.
REVELIA.
Recurso Especial Além da dualidade de instâncias ordinárias, existe no sistema processual brasileiro a possibilidade de recursos extremos ou excepcionais.
AULA 03 – PROCESSO CIVIL Capacidade Postulatória Encontra-se intimamente ligada à aptidão de realizar os atos do processo de maneira eficaz. (Art. 36 CPC)
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
EFICÁCIA DA LEI PROCESSUAL NO TEMPO
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL TEMA DA AULA: COISA JULGADA PROF. DR. JOSÉ HENRIQUE MOUTA (henriquemouta.com.br)
Estruturas do Tribunal de Impostos e Taxas - TIT A estrutura Singular Delegacias Tributárias de Julgamento 16 Unidades de Julgamento A estrutura.
PROCEDIMENTO ARBITRAL Setembro de LIBERDADE NO PROCEDIMENTO ARBITRAL Escolha do julgador Escolha do rito ou de órgão arbitral Escolha da lei aplicável.
TEORIA GERAL DO PROCESSO DO TRABALHO
SUJEITOS DO PROCESSO SINGULARIDADES E COMPLEXIDADES.
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Recurso Ordinário – Conforme determina o artigo 895, da Consolidação das Leis do Trabalho, "cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões.
PRÁTICA JURÍDICA III – PRÁTICA TRABALHISTA Marcelo Mauricio.
LITISCONSÓRIO. Conceito 1.Conceito:É o laço que prende no processo dois ou mais litigantes, na posição de autores ou réus; Justificativa princípio da.
Transcrição da apresentação:

Tópico 01 Intimação Eletrônica x Contagem do prazo em dobro (art. 191, CPC/73)

Intimação eletrônica x Contagem em Dobro PRAZO EM DOBRO. ART. 191 DO CPC. LITISCONSÓRCIO COM DIVERSIDADE DE PROCURADORES. PROCESSO ELETRÔNICO. DESNECESSIDADE. O artigo 191 deve ser interpretado de forma teleológica, isto é, de forma a atender à finalidade da norma, respeitando os princípios da utilidade, igualdade e da ampla defesa. Assim, a regra contida no art. 191 do CPC é inaplicável ao processo eletrônico, posto que não se fazem mais presentes as restrições para vista dos autos. Agravo desprovido. (TRF , 3ª Turma, Relator p/ Acórdão Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz, DE )

Intimação eletrônica x Contagem em Dobro ADMINISTRATIVO. PROCESSUAL CIVIL. PRAZO EM DOBRO. ART. 191 DO CPC. LITISCONSÓRCIO COM DIVERSIDADE DE PROCURADORES. PROCESSO ELETRÔNICO. DESNECESSIDADE. O artigo 191 deve ser interpretado de forma teleológica, isto é, de forma a atender à finalidade da norma, respeitando os princípios da utilidade, igualdade e da ampla defesa. Assim, a regra contida no art. 191 do CPC é inaplicável ao processo eletrônico, posto que não se fazem mais presentes as restrições para vista dos autos. (TRF4, 3ª Turma, Rel. Des. Fed. Fernando Quadros da Silva, Agravo de Instrumento nº /PR, j. em )

Intimação eletrônica x Contagem em Dobro Art Os litisconsortes que tiverem diferentes procuradores, de escritórios de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações, em qualquer juízo ou tribunal, independentemente de requerimento. § 1o Cessa a contagem do prazo em dobro se, havendo apenas 2 (dois) réus, é oferecida defesa por apenas um deles. § 2o Não se aplica o disposto no caput aos processos em autos eletrônicos.

Tópico 02 Intimação pela consulta à sentença, registrado no Log do sistema

Art. 5o As intimações serão feitas por meio eletrônico em portal próprio aos que se cadastrarem na forma do art. 2o desta Lei, dispensando-se a publicação no órgão oficial, inclusive eletrônico.

Tópico 03 Sentença bloqueada para leitura

CF, Art. 93, IX todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação; EAOAB, Art. 7º, XIII - examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;

Tópico 04 Documento sigiloso e revelia

Documentação sigilosa e Revelia CF, Art. 93, IX todos os julgamentos dos órgãos do Poder Judiciário serão públicos, e fundamentadas todas as decisões, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presença, em determinados atos, às próprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservação do direito à intimidade do interessado no sigilo não prejudique o interesse público à informação; EAOAB, Art. 7º, XIII - examinar, em qualquer órgão dos Poderes Judiciário e Legislativo, ou da Administração Pública em geral, autos de processos findos ou em andamento, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos;

Tópico 05 Uso de Petição em anexo e preclusão

Tópico 06 E-doc x Pje

AGRAVO DE INSTRUMENTO EM RECURSO ORDINÁRIO. TRÂMITE DO PROCESSO POR MEIO DO PJE-JT. TRANSMISSÃO DO RECURSO ORDINÁRIO PELO SISTEMA E-DOC. NÃO COMPROVAÇÃO ACERCA DA INOPERÂNCIA DO SISTEMA PJE-JT. A disponibilização do Recurso Ordinário pelo Sistema E-doc não substitui o correto meio de transmissão do documento por meio do PJe-JT, ou, quando menos, não dispensa a prova acerca da impossibilidade de assim proceder, ônus do qual não se desincumbiu a Suscitante. Agravo de Instrumento a que se nega provimento. (TST - AIRO: , Relator: Maria de Assis Calsing, Data de Julgamento: 23/02/2015, Seção Especializada em Dissídios Coletivos, Data de Publicação: DEJT 06/03/2015)