GT Ensino de Teatro COORDENADOR Professor Dr. Maurício de Bragança (UFF) Aluna responsável: Luciana Amato NÚMERO DE PARTICIPANTES: 16.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
“Perfil da Comunidade Escolar CEM 03” Ceilândia-DF
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Profª Ivaneide Medeiros Nelson
Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
Grupo 3 Relatório Final.
1-Como organizar-se/montar-se uma Clinica
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
Educação, Saúde e Cidadania “Tecendo saberes no cotidiano”
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
I OFICINA PROMED UFF pensares, saberes e fazeres com fraternidade
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Educação Ambiental - GPEEA
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Projeto A inclusão em sala de aula: Aceitação e possibilidades
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ESCOLA ESTADUAL DORA MATARAZZO
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
PRIMEIRO ENCONTRO PRESENCIAL
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
ARTESUS: ARTICULANDO ENSINO E ARTE Marcia Tereza Campos Marques, Eremita Val Rafael, Dayana Dourado de Oliveira Costa, Luana Karonine Cordeiro Castro.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
ESTUDO DE CASO “CASE STUDY"
Orientações Curriculares para a Educação Básica
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID TEMA “GESTÃO DO PROGRAMA, ADMINISTRAÇÃO DAS BOLSAS E RELAÇÃO INSTITUCIONAL”. Maio/2013- Brasília,
Tendência Progressista Libertadora
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
GT Formação continuada e mediação cultural COORDENADORA Professora Dra. Rôssi Alves (UFF) Aluna responsável: Mayra Andrade NÚMERO DE PARTICIPANTES: 37.
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
1 Fórum Permanente sobre Espaço Público A USP e a especificidade de seus campi Grupos de Trabalho.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
GT Ensino de Dança COORDENADORA Professora Dra. Beatriz Cerbino (UFF) Aluna responsável: Carina Melo NÚMERO DE PARTICIPANTES: 13.
GT Formação de professores e currículo COORDENADORA Professora Dra. Isabela Frade (UERJ) Aluna responsável: Livia Campos NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
“O RIO DE JANEIRO CONTINUA ÍNDIO” O PAPEL DO EDUCADOR INDÍGENA
GT Ensino de Arte e Tecnologia COORDENADOR Professor Dr. Leonardo Riodades (UFF) Aluno responsável: Marcelo Ginú NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
Luana Rêgo Colares de Paula Orientadora:
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
EDUCAÇÃO POPULAR CONCEITO Compreende-se a Educação Popular em Saúde (EPS) a perspectiva teórica orientada para a prática educativa e o trabalho social.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Formação continuada ANO 2015
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

GT Ensino de Teatro COORDENADOR Professor Dr. Maurício de Bragança (UFF) Aluna responsável: Luciana Amato NÚMERO DE PARTICIPANTES: 16

RELAÇÕES ENTRE A ÁREA TEMÁTICA DO GT E AS MESAS REDONDAS DO ENCONTRO O tema de interculturalidade, discussão maior do encontro, aponta para a importância de uma multiplicidade de perspectivas metodológicas e teóricas acerca da construção do conhecimento e, mais especificamente, da formação do educador. Nesse sentido, a reflexão do teatro como possibilidade de atualizar a prática social do educador se articula de maneira fundamental com as outras áreas abordadas, reforçando a necessidade de uma formação e atuação interdisciplinar do arte-educador a fim de desconstruir modelos hegemônicos de conhecimento, “descolonizando” as consciências e inserindo a prática do arte-educador numa dinâmica de ativismo político.

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES E AFINIDADES ENTRE OS TRABALHOS DO GT Os trabalhos apresentaram, como um escopo comum, a idéia de relativização dos contornos de atuação da prática teatral, indicando que o teatro apresenta em sua própria concepção uma forte característica interdisciplinar. Isso esteve presente nas comunicações apresentadas na perspectiva de que as experiências da prática teatral atuam junto a diversas experiências, seja na educação, na aplicação de práticas teatrais junto a pacientes oncológicos (área de saúde), na psicanálise (na condução de jogos de RPG), etc. Como contribuição primeira, a articulação das discussões apontaram para uma troca de experiências de vida cotidiana e na constituição real de um grupo que propõe continuar o fórum de debate permanentemente.