Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação de Software Márcia Falcão 27/03/2007 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciências da Computação
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Tópicos Motivação Visão geral da qualidade Conceitos do MPS-BR Estudo de caso Processo proposto Conclusão Trabalhos futuros Referências 1
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Motivação “Promover a melhoria de processos de homologação de software nas micro, pequenas e médias empresas, a um custo acessível.” ; A aquisição é um processo complexo, que envolve riscos. 2
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Motivação Porte das empresas foco: pequeno e médio; Seguimento de atuação das empresas: usuárias de software; Empresas iniciantes nos processos de qualidade de software; Incentivo para aumentar a utilização de processos de qualidade de software; Possibilidade da aplicação do modelo de qualidade MPS-BR no processo de homologação de produto de software; MOTIVAÇÃO 3
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Visão Geral da Qualidade Conceitos: “Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável, de forma acessível, de forma segura e no tempo certo às necessidades do cliente”. [Falconi]; “Totalidade das características de uma entidade que lhe confere a capacidade de satisfazer as necessidades explícitas e implícitas do cliente” [ISO/IEC 8402]; “A qualidade de um sistema é fortemente influenciada pela qualidade do processo utilizado para adquiri-lo, desenvolvê-lo e mantê-lo” [SEI]. 4
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Conceitos do MPS-BR MPS.BR ou “Melhoria do Processo de Software Brasileiro”; Voltado para o mercado de pequenas e médias empresas de desenvolvimento de software no Brasil; Níveis de maturidade: A - Em Otimização; B - Gerenciado quantitativamente; C - Definido; D - Largamente Definido; E - Parcialmente Definido; F - Gerenciado; G - Parcialmente Gerenciado; 5
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Estrutura do Modelo Modelo de Referência (MR-MPS) Método de Avaliação (MA-MPS) Modelo de Negócio (MN-MPS) Guia Geral Guia de Aquisição Guia de Avaliação Documento do Projeto ISO/IEC ISO/IEC CMMI CONCEITOS DO MPS-BR Guia de Aquisição 6
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Guia de Aquisição CONCEITOS DO MPS-BR 7
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Subprocessos do Guia de Aquisição CONCEITOS DO MPS-BR 8
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 CONCEITOS DO MPS-BR Subprocessos do Guia de Aquisição 9
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Definir critérios de aceitação; Avaliar o produto entregue; Manter conformidade com o contrato; Aceitar o produto. Produtos requeridos: Contrato; Concordância quanto aos critérios de avaliação do produto, definidos no contrato; Plano de teste do produto; Plano de aquisição; O software; Proposta do fornecedor; Especificação dos requisitos; Critérios de aceitação do produto. Subprocesso Aceitação pelo Cliente CONCEITOS DO MPS-BR 10
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Produtos gerados: Relatório de aceitação do produto; Relatório de resultados de testes. Contratações com organizações avaliadas segundo MA-MPS: Avaliar o produto entregue. CONCEITOS DO MPS-BR Subprocesso Aceitação pelo Cliente 11
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Tópicos Motivação Visão geral da qualidade Conceitos do MPS-BR Estudo de caso Processo proposto Conclusão Trabalhos futuros Referências 12
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Estudo de Caso Sistema: aplicação de gestão da administração pública do estado de Pernambuco; Características: Porte: grande(Qtde classes java: – Qtde JSP: 6.475) Desenvolvimento terceirizado; Equipe de desenvolvedores: 70; Equipe de homologação: 20 gestores de negócios; 20 analistas de sistemas; Período de desenvolvimento: 1999 à 2003; Período de homologação: 2004 até 2006; 13
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 A “homologação” não tinha um processo formal pré-definido; Não foi construído um plano de homologação para possibilitar a avaliação dos 30 sistemas; A documentação entregue pelo fornecedor, para possibilitar a homologação dos subsistemas, era incompleta e desatualizada; A burocracia das decisões impactou muito a tomada de decisão; O gerenciamento do escopo do projeto; Não foram definidos os indicadores de avaliação; Ausência de padronização nos documentos de acompanhamento gerencial; Ausência de um plano de comunicação para o projeto; As lições aprendidas do projeto não foram documentadas. ESTUDO DE CASO Principais problemas 14
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atraso de dois anos na implantação dos sistemas; Tempo longo na homologação dos produtos; Insatisfação do cliente; Desgastes entre as equipes do fornecedor e cliente; Perdas financeiras altas para a organização; Dispersão das motivações das equipes de desenvolvimento e dos usuários. ESTUDO DE CASO Principais perdas 15
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Processo de Homologação de Produto de Software Processo Proposto 16
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Foco: para organizações que usam o “software” como atividade meio, de pequeno e médio porte; Utilizado uma instância do subprocesso “Aceitação pelo Cliente” do MPS-BR, e o aprendizado obtido no estudo de caso; Esperado que na homologação: Verificar se o software atende aos requisitos especificados; Identificar oportunidades de correção das melhorias possíveis; Registrar as melhorias para as próximas versões da aplicação; Obter o aceite do produto de software pelo cliente, no tempo planejado. PROCESSO PROPOSTO Visão Geral 17
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Visão Geral PLANEJAREXECUTAR EMITIR O RELATÓRIO DE HOMOLOGAÇÃO PROCESSO PROPOSTO 18
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/ Planejar a homologação – realizar o planejamento da homologação do produto. 2.Executar a homologação – realizar a homologação do produto. Este subprocesso pode ser realizado com uma ou várias iterações. 3.Emitir relatório da homologação do produto – finalizar a homologação do produto com a emissão do relatório, e disponibilizá-lo para os patrocinadores. Visão Geral PROCESSO PROPOSTO 19
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/ Coordenador do Processo; 2.Representante Técnico do Cliente; 3.Especialista de Negócio do Cliente. Atores Envolvidos PROCESSO PROPOSTO 20
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Desenvolver o “Plano de Homologação”; Montar a equipe de homologação; Definir critérios de aceitação; Registrar a não conformidade com o contrato; Produtos requeridos: Solicitação do usuário / área usuária; Contrato; Procedimento de segurança da organização; Plataforma tecnológica autorizada. Processo “Planejar a Homologação de Software” PROCESSO PROPOSTO Produtos gerados: Plano de Homologação do Produto de Software; 21
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 PROCESSO PROPOSTO Subprocesso “Planejar a Homologação de Software” O documento “Plano para Homologação” deve ser um guia que orienta a execução da homologação. 22
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Instalar o software; Revisar o documento plano de homologação; Definir plano de testes; Definir unidade de avaliação; Avaliar o produto entregue; Atualizar o relatório de homologação parcial; Produtos requeridos: Plano de homologação; Projeto detalhado do produto; Critérios de avaliação acordados. Subprocesso “Executar a Homologação de Software” PROCESSO PROPOSTO Produtos gerados: Relatório de resultado de testes; Matriz de atendimento dos requisitos; Plano de homologação revisado; 23
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Atividades previstas: Fazer relatório final de homologação; Fazer o encerramento do projeto junto aos patrocinadores; Elaborar o documento “Lições aprendidas”. Produtos requeridos: Relatórios parciais de cada unidade homologada; Plano de homologação revisado. Subprocesso “Emitir Relatório de Homologação” PROCESSO PROPOSTO Produtos gerados: Relatório de Homologação do Produto de Software; Plano de homologação revisado; Documento “Lições aprendidas”. 24
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Conclusão
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Conclusão CONCLUSÃO Estima-se que as organizações de pequeno e médio porte, mesmo aquelas que estão no estágio inicial de qualidade de software podem aderir a um “processo de homologação de produtos de software“, podendo ter como resultado uma melhor aquisição. A adoção de um bom modelo ajuda na redução do tempo de realização da atividade, e minimiza os recursos envolvidos. 26
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Trabalhos Futuros CONCLUSÃO Definir detalhadamente os documentos citados na proposta; Definir um documento contendo as métricas mais usuais por tipo de produtos de software; Analisar a norma ISO/IEC Guias de Aquisição de Produto de Software, para identificar pontos de integração com o processo proposto; Inserir no processo proposto instâncias da disciplina de Gerenciamento de Projeto, como “gerenciamento da comunicação” e “gerenciamento do escopo”. 27
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Referências [1] Sommerville, Ian - tradução André Maurício de Andrade, 2003; [2] MPS-BR - Guia de Aquisição – V1.1-Maio/2006; [3] Campos, Vicente Falconi – TQC Controle da Qualidade Total; [4] ISO/IEC – Guia de aquisição; [5] ISO/IEC 9126; [6] PMBOK 2000 – A Guide to Project Management Body of Knowledge. 28
Qualidade do Ponto de Vista de Gestão Aplicado na Homologação de software Márcia Falcão 27/03/2007 Qualidade do Ponto de Vista de Gestão, aplicado na Homologação de Software Márcia Falcão 27/03/2007 UFPE - Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Pós-Graduação em Ciências da Computação