Teoria Neoclássica da Administração
Aspectos Abordados 1.ORIGEM DA TEORIA NEO CLÁSSICA 2.CARACTERÍSTICAS DA TEORIA 3. ADMINISTRAÇÃO COMO TÉCNICA SOCIAL 4.ASPECTOS ADMINISTRATIVOS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES 5. CENTRALIZAÇÃO X DESCENTRALIZAÇÃO 6.FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR
Origem da Teoria Neoclássica A teoria neoclássica, tratada por Chiavenatto, surge na década de 1950, diante de um novo contexto de crescimento exacerbado das organizações e problemas administrativos decorrentes da época. É uma teoria que consolida a atuação do Administrador e está mais voltada para o porquê e para o quê das atividades de uma empresa. É a Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações modernas.
Principais Características da Teoria Neoclássica Ênfase na prática da Administração - enfatiza os aspectos instrumentais/ação administrativa Reafirmação relativa de postulados clássicos- estrutura/autoridade/responsabilidade/departa mentalização) •Ênfase nos princípios gerais da administração •Ênfase nos objetivos e resultados •Ecletismo - absorve o conteúdo de outras teorias
Administração como Técnica Social Consiste em: •Orientar •Dirigir •Controlar A Administração é basicamente a coordenação de atividades grupais.
COMPARATIVO ENTRE TEORIAS CLÁSSICA, RELAÇÕES HUMANAS E NEOCLÁSSICA ASPECTOS PRINCIPAIS
Aspectos administrativos comuns às organizaçõe Quanto ao objetivo: As organizações não vivem para si, são meios, órgãos sociais que visam a realização de uma tarefa social. Quanto à administração: Organizações com diferentes objetivos e propósitos, mas semelhantes na área administrativa. Quanto ao desempenho individual: São os indivíduos que fazem, decidem e planejam. As organizações são ficções legais
Eficiência x Eficácia Eficiência : melhor utilização dos recursos disponíveis. Eficácia : alcance dos objetivos através dos recursos disponíveis
Tipos de Organização Divisão do trabalho. •Especialização. •Hierarquia. •Amplitude Administrativa
Funções do Administrador A) Planejar -Definir missão -Formular objetivos -Definir planos a ser alcançados -Programar atividades B) Organizar -Dividir o trabalho -Agrupar atividades em órgãos ou cargos -Designar pessoas para execução -Alocar os recursos -Coordenar os esforços
Funções do Administrador C) Dirigir - Dirigir os esforços para um propósito comum - Designar as pessoas - Comunicá-las - Liderá-las - Motivá-las - Orientá-las D) Controlar - Definir os padrões de desempenho - Monitorar e avaliar (mensuração) o desempenho - Comparar o desempenho com os padrões estabelecidos - Ações corretivas (quando necessárias) ajustar desempenho ajustar os padrões
Bibliografia http://www.scribd.com/doc/6390435/Teoria-Neoclassica-Da-Administracao1 http://gestor.ea.ufrgs.br/adp/neoclassica.html