Tipos de conhecimento e método científico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

Pesquisa e Produção do Conhecimento
A evolução do Conhecimento
Níveis de conhecimento
CONCEITOS ELEMENTARES
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
Aulas I e II Metodologia da Pesquisa
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO – EDUCAÇÃO: INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE Fundamentos da Pesquisa.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PESQUISA
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia da Pesquisa
Ciência e Conhecimento científico
CORRELAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO POPULAR E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia do trabalho científico
Comparação Entre os Tipos de Conhecimento
Projeto integrado. Aula 05 Metodologia e cronograma
Introdução à Prática da Pesquisa I
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
Introdução à Prática da Pesquisa I
Pesquisa: Conceitos e Definições
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
CONHECIMENTO SENSO COMUM x CONHECIEMNTO CIENTÍFICO
Conhecimento.
CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
HUM Metodologia da Pesquisa
Trabalho de conclusão de curso
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
Metodologia Do trabalho científico
O conhecimento científico
Tipos de Conhecimento Humano
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA FILIPE S. MARTINS.
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
O que é Conhecimento Aula nº1.
Aula 2. Metodologia científica- Conhecimento
Natureza, objetivos e funções da Ciência.
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Priscilla Indianara Di Paula Pinto. CIÊNCIA CIÊNCIA: Resultado de descobertas ocasionais (inicialmente) e de pesquisas metódicas (posteriormente); Na.
Conhecimento: da definição aos tipos
MÉTODO CIENTÍFICO A investigação científica depende de um “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos” (Gil, 1999, p.26) para que seus objetivos.
Metodologia da Pesquisa
Metodologia Técnicas de Projetos Tanúzia Vieira.
UFSC CAD/CSE PNAP Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administração Professora: Alessandra de Linhares Jacobsen Conteudista: Profa. Liane C. H. Zanella.
Concepções e Formas de Conhecimento
Surgimento do pensamento filosófico
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E OUTRAS FORMAS DE CONHECIMENTO
PESQUISA E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Métodos e Técnicas de Pesquisa
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
PARADIGMAS DE PESQUISA
O que é conhecimento?.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
Metodologia Científica Andreia Maciel Diego Meli Aula 2.
Transcrição da apresentação:

Tipos de conhecimento e método científico Profª Camila Taquetti

O homem e o conhecimento: o ato de conhecer Homem aprende à sua própria maneira através de experiências interiores e exteriores, sensações e reflexões; Toda sensação reproduz a percepção de um objeto. Busca de explicações sobre o mundo e progressivamente vai construindo e conhecendo mecanismos e componentes potenciais e atuais no meio ambiente e na sociedade a que vivem. (BARROS; LEHFELD, 2000)

Busca incessante da verdade, do conhecimento religião filosofia ciência Convergências e divergências entre homem e universo Medida qualitativa, quantitativa e ideológica Contradições científicas Momento científico

Níveis de conhecimento Resultado de um processo histórico: educação, evolução e desenvolvimento; Dimensão de seu entendimento e ação: como o homem vê e interpreta o mundo; Se os fenômenos agem sobre seus sentidos, o conhecimento pode contribuir para o homem pode agir sobre os fatos!

Conhecimento científico Popular, senso comim filosófico Teológico, religioso Popular, senso comim

Conhecimento Popular, Vulgar, Senso comum ou Empírico “transmitido de geração para geração por meio de educação informal e baseado na imitação e experiência pessoal” (MARCONI; LAKATOS, 2010, p.16). “é o modo comum, corrente e espontâneo de conhecer, que se adquire no trato direto com as coisas e os seres humanos”

Conhecimento popular Superficial – aparente...”por que sim” Sensitivo – vivências e sensações Subjetivo – concepção individual Assistemático (destituído de método)– não visa sistematização Acrítico (projeções psicológicas) – verdadeiros ou não, sem cientificidade, crenças, tradição

Conhecimento Filosófico Não há unanimidade de pensamento e de forma de reflexão; Não possui um traço metodológico claro; TUDO pode ser considerado objeto da filosofia, impreciso; Propicia compreender a realidade factual em seus conflitos e contradições, cuja verdade está contida no mundo, no objeto de estudo, abrindo-se para constantes transformações e mudanças; Verdade, algo transitório.

Conhecimento Teológico Estudo do princípio da vida; Matéria do estudo é Deus, evidência divina

Conhecimento científico Requer investigação sistemática, organização e seleção de dados, generalização; “transmitido por intermédio de treinamento apropriado, obtido de modo racional, conduzido por procedimentos científicos. Visa explicar por que e como os fenômenos ocorrem, evidenciar fatos correlacionados” (MARCONI; LAKATOS, 2010 p.16).

Ciência: diversas perspectivas Conhecimento de objetos empíricos sob observação e experimentação ou puro e aplicado; Conhecimento racional, sistemático, experimental, exato e verificável (Exatas, biológicas e química); Ciência pela ciência, conhecimento puro e aplicado; Conhecimento para ação: intervenção; Obtido do estudo de causa e efeito; Considerar diferenças de paradigmas ...

Paradigmas de ciência Positivismo Funcionalismo Estruturalismo Dialética Fenomenologia Modelo Holístico

Guia para busca do conhecimento de um fenômeno O que conhecer? Por que conhecer? Para que conhecer? Como conhecer? Com que conhecer? Em qual local conhecer? Direcionam uma ação metodológica que direciona o conhecimento do pesquisador...

Conhecimento Científico É real, factual, forma de existência que se manifesta de algum modo busca formulação de paradigmas Saber organizado e sistemático; Não é acabado, novos estudos podem surgir a partir dele; Necessidade de método, técnicas especiais para análise, compreensão da realidade;

O método científico Ordem, meio, caminho para atingir um certo fim... Um saber Conjunto de processos empregados na investigação científica; Adaptação do esforço às exigências do objeto a ser estudado Seleção dos meio e processos mais adequados ao objeto de pesquisa OBS: Método não substitui inteligência e esforço intelectual do pesquisador, é alicerce e suporte para desenvolvimento de pesquisa

Reflexões sobre o método Não é receita, nem modelo ou fórmula É um conjunto ordenado e coerente de procedimentos que contribuem para realização de um estudo É instrumento do pesquisador Plano metodológico para atingir o objeto Método é diferente de técnica...”estratégia e tática”

Técnica Aplicação do plano metodológico e a forma especial de executá-lo Subordinada indispensável ao método Seu conjunto constitui o método Observação Técnicas de coleta de dados: entrevista, questionário etc.

Características da Ciência (p. 43-45): Racional Coerente Representação da realidade Questionamento ou discussão sistemática Analítica Exige investigação e a utilização de métodos Agrupa objetos da mesma espécie Comunicável

Referências BARROS, Aidil J. S.; LEHFELD, N. A. S. Fundamentos da metodologia científica. 2 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2000. CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 5 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002. MARCONI, M de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010.