QUALIDADE NA MANUTENÇÃO

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QUALIDADE NA MANUTENÇÃO ELS

Qualidade na Manutenção No passado: A força da palavra “Manutenção” historicamente é associada a manter as condições dos equipamentos e instalações, criando o paradigma de estabilidade Atualmente Cultura de Mudança O Papel da Manutenção no GQT A manutenção deve promover a coordenação dos diversos subsistemas fornecedores, incluindo a engenharia, suprimentos, de modo que o cliente interno principal, que é a Operação, possa atingir as metas empresariais

Qualidade Sistêmica

Novo Enfoque introdução de procedimentos de manutenção escritos, em cuja redação, o executante deve ter tido participação ativa As falhas em equipamentos devem ser consideradas como incêndios, não devem ser toleradas, devem ser prioritariamente prevenidas Gerência participativa, para garantir um bom relacionamento interpessoal Um processo que se perpetua ao longo do tempo torna-se improdutivo, pois as melhorias somente são obtidas através de grande esforço

Mudança Contínua Através de mudanças obtém-se melhores resultados com com menor esforço

Dez Princípios da Qualidade na Manutenção 1- Satisfação do Cliente Conhecer bem as suas necessidades Os procedimentos par atendê-lo Superar as expectativas 2- Gerência Participativa (Querer) ambiente favorável à criatividade todos devem estar abertos à críticas e sugestões 3- Desenvolvimento Humano (Saber) Qualificação da mão-de-obra própria e contratada

Dez Princípios da Qualidade na Manutenção 4- Constância de Propósitos Plano de longo prazo (3 a 5 anos) Plano de ação para um ano 5- Desenvolvimento Contínuo Quem não mede não gerencia Indicativo de meta, Dados dos anos anteriores Benchmarck Índices de qualidade Ex. TMEF, Disponibilidade, etc. Índices de custos Ex. H.h trabalhado, $ peças, etc. Índices de Atendimento Ex. reclamações, etc. Moral do Grupo Ex. absenteísmo, satisfação, etc Segurança Ex. Taxa de Acidentes, Taxa de Gravidade, etc.

Dez Princípios da Qualidade na Manutenção 6- Gerenciamento dos Processos Planejar , acompanhar a execução, verificar se há desvios e fazer as correções necessárias PDCA - Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Verificar) e Action (Corrigir) 7- Delegação Divulgar a missão, política e o plano de ação dar poder de decisão a quem está próximo da ação 8- Disseminação das Informações Somente funcionários bem informados se sentirão encorajados a tomar decisões que lhe foram delegadas

Dez Princípios da Qualidade na Manutenção 9- Gerenciamento da Rotina Procedimentos escritos, garantindo que a qualidade será mantida Normas ISO 9000 uniformidade na qualidade 10- Não Aceitação de Erros Repetitivos Fazer certo da primeira vez Na ocorrência de erro procurar a causa básica

Sistema de Qualidade na Manutenção Fatores Restritivos Falta de compromisso das gerências Falta de visão sistêmica Resistência às mudanças Falta de plano de ação - Quem e Quando Excesso de burocracia Modismo O resultados não são imediatos

BIBLIOGRAFIA PINTO, Alan Kardec et al. Manutenção Função Estratégica, 2o ed. São Paulo: Qualitymark Ed., 2001