Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria das Inteligências Múltiplas Howard Gardner
Advertisements

Porque ensinar Ciências na Escola?
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Letramento: um tema em três gêneros
Matemática para todos Educação Básica
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
16o. Congresso Internacional de Educação a Distância - ABED.
Adriana Azevedo Universidade Metodista de São Paulo
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTELIGÊNCIA.
Oficina Brincando com sucata
Teoria das Inteligências Múltiplas
TEORIAS PSICOLÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Inteligências Múltiplas
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
TECNOLOGIA EDUCACIONAL II Curso de Pedagogia – 4º Período Aula 12
Informática na Educação
CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR
Metodologia de resolução de problemas como uma atividade de investigação Aula 4 Antonio Carlos Brolezzi  
Projeto Educar para a vida
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Inteligências Múltiplas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Inteligências Múltiplas
Inteligência Emocional
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
Empreendedorismo pode ser aprendido
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
O que é ensinar história?
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Mente Positiva.
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Reunião de Pais
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Capítulo - Inteligência
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Inteligência Emocional
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
Apresentação do Professor
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Um paralelo entre aprendizagem na família e aprendizagem na escola
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
QUALIDADE QUE PODEMOS DESENVOLVER
Psicologia da Aprendizagem Docente Dr. Vitor Moita Motivação escolar Licenciatura em Ciências da Educação 2º.ano – 2º semestre - Ano 2009 / 10 José Batista.
A Genética e a Inteligência
Introdução à Inteligência Artificial
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Cérebro, Inteligência, Aprendizagem
APRENDIZADO ORGANIZACIONAL Profª. Sandra Mara Tenchena.
Ética Profissional e Excelência no Atendimento ao Público – AULA 3
ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS DE APRENDIZAGEM Helena Tonet.
Pedagogia do Esporte Roberto Rodrigues Paes
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Falando de Relações Interpessoais Tempo de Criança Fac. Claudia Pedral AGOSTO/13.
IM Fátima Weber Rosas, Letícia Rocha Machado, Rissem Hwas, Terezinha Torres e Dra. Patricia Alejandra Behar/UFRGS-NUTED UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE.
Inteligências Múltiplas Fundamentos Pedagógicos e Gestão de Pessoas Mariana Wagner 2008.
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
Transcrição da apresentação:

Inteligências Múltiplas

Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete Padrões de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.

A Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner (1985), psicólogo da Universidade de Harvard, é uma alternativa para o conceito de inteligência como uma capacidade inata, geral e única, que permite aos indivíduos uma performance, maior ou menor, em qualquer área de atuação. Sua insatisfação com a idéia de QI e com visões unitárias de inteligência, que focalizam sobretudo as habilidades importantes para o sucesso escolar, levou Gardner a redefinir inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas. Através da avaliação das atuações de diferentes profissionais em diversas culturas, e do repertório de habilidades dos seres humanos na busca de soluções, culturalmente apropriadas, para os seus problemas, Gardner trabalhou no sentido inverso ao desenvolvimento, retroagindo para eventualmente chegar às inteligências que deram origem a tais realizações. Introdução

Howard Gardner, baseou seus estudos em pesquisas para questionar a tradicional visão da inteligência, uma visão que enfatiza as habilidades lingüística e lógico-matemática. Segundo Gardner, todos os indivíduos normais são capazes de uma atuação em pelo menos sete diferentes e, até certo ponto, independentes áreas intelectuais. Ele sugere que não existem habilidades gerais, duvida da possibilidade de se medir a inteligência através de testes de papel e lápis e dá grande importância a diferentes atuações valorizadas em culturas diversas. Finalmente, ele define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. O que é inteligência afinal?

1. Lingüística 2. Lógico-matemática 3. Musical 4. Espacial 5. Cinestésica 6. Inter-pessoal 7. Intra-pessoal Inteligências múltiplas

Inteligência Linguística

Mapa Mental Intrapessoal

“Capacidade de aprender, apreender ou compreender; inclui percepção, apreensão, intelecto, intelectualidade, capacidade de adaptar-se facilmente, agudeza, perspicácia, destreza mental, habilidade.” O que é ser inteligente? “É a capacidade do ser humano descobrir aquilo que gosta de fazer, faz bem, cada vez melhor e, ensina os outros para que o façam ainda melhor.” Prof. Adalid Aurélio Buarque de Holanda