REGISTRO DISTRIBUIÇÃO E VALOR DA CAUSA.  Os atos de distribuição e registro são praticados pelos auxiliares da justiça e vêm disciplinados nos arts.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NORMA MATERIAL E INSTRUMENTAL:
Advertisements

Tribunal de Justiça do Estado de Goiás
Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Comunicação ao cadastrado e Cadastro Positivo Requerimento nº 59/2007 Silvânio Covas Brasília, 16 de outubro.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
REGISTROS PÚBLICOS AULA 05 TEMA: PRINCÍPIOS DA ATIVIDADE REGISTRAL DATA: 23/03/2006 PROFº: PÚBLIO BORGES ALVES EQUIPE: ANTONIO IANOWICH FILHO e PÚBLIO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP TEORIA GERAL DO PROCESSO - TGP
Processo Penal I 1º - Qual a finalidade do Direito adjetivo Penal?
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
PRINCÍPIOS DO PROCESSO INSERIDOS NA CONSTITUIÇÃO.
TEORIA GERAL DO PROCESSO
TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I/NITERÓI – TGP II/MACAÉ
DISTRIBUIÇÃO E PROTOCOLO
Princípios
FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DOS CONSELHOS TUTELARES
HONORÁRIOS PERICIAIS REPRESENTA A REMUNERAÇÃO PECUNIÁRIA DO SERVIÇO PRESTADO PELO PERITO-CONTADOR NOMEADO NUM PROCESSO. A REMUNERAÇÃO DO.
Insubsistência Insubsistência Passiva –
MANDADO DE SEGURANÇA Sabrina Ferreira Novis de Moraes
TGP – TEORIA GERAL DO PROCESSO
CURSO DE DIREITO Disciplina: Direito Processual Civil II
DIREITO TRIBUTÁRIO AULA I
Prof. Eudes Vitor Bezerra
PECULIARIDADES APLICADAS AO PROCESSO DO TRABALHO.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
PRINCÍPIOS DO PROCESSO DO TRABALHO
27, 28 e Profº Carmênio Barroso (96)
PONTO 1. PRINCÍPIOS PROCESSUAIS
Professor Sergio Torres Teixeira
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
CEAP CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL CIVIL – 6o semestre PROFESSOR: MILTON CORREA FILHO AULA 12 TEORIA GERAL DAS EXECUÇÕES II 1.ATOS EXECUTIVOS.
ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL Conceitos básicos Prof. Marlon Corrêa
Pressupostos Processuais. Existência 1. Demanda “Petição inicial, ainda que inepta, ajuizada por iniciativa da parte, pois todo processo só começa pelo.
PARTES Arts. 7º a 45, CPc.
Formação, Suspensão e Extinção do processo Arts. 262 a 269, do CPC. Prof. Gilmar Vieira Processo Civil II.
PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL – AULA 03 PROAB DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR: RODOLFO HARTMANN Aula 3 PROAB.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
 Intimações.
COMPETÊNCIA 1. Noção (art.86, CPC) Fragmento/fração/medida/quantidade
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais Módulo 2- Código de Normas-Parte Geral Aula 2- Deveres dos registradores e CNPJ.
UNIDADE 15 – DA DISTRIBUIÇÃO E REGISTRO DA PETIÇÃO INICIAL
Jurisdição e Competência
Prof. Eudes Vitor Bezerra
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA
Sujeitos processuais Prof. Héber Uzun.
Curso de direito do processo do trabalho–processo e procedimento  Ação trabalhista:  Compete a Justiça do Trabalho processar e julgar as ações oriundas.
HONORÁRIOS DO ADVOGADO art. 20 Os honorários advocatícios foram instituídos pelo princípio da sucumbência, segundo o qual o pagamento das despesas e honorários.
PROCESSO CIVIL: Aula 03 Processo e Procedimento
Regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. regulado → Capítulo VII – Título I – Livro IV - CPC Arts. 941 ao 945. Lei nº /2001.
PROCESSO DIREITO PROCESSUAL TEORIA GERAL DO PROCESSO
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
DIREITO PROCESSUAL CONSTITUCIONAL
JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS Prof. Esp. Henrique Lopes de Faria Contato:
DESPESAS PROCESSUAIS As despesas processuais constituem o gênero do qual são espécies as taxas judiciárias, os honorários periciais, os honorários do perito,
Ponto 3: INTERVENÇÃO DE TERCEIROS
PRINCÍPIOS GERAIS DO DIREITO PROCESSUAL
PRINCÍPIOS PROCESSUAIS Professora Larissa Pochmann.
PODERES ADMINISTRATIVOS Curso de Direito – CEAP Direito Administrativo I Professora Veronice Alves.
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I. Aula 6 – CAUSAS DE EXTINÇÃO DO PROCESSO.
CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
LEI nº /2009 (LNA): AVANÇOS E RETROCESSOS  Luiz Carlos de Barros Figueirêdo.
ATO PROCESSUAL NO TEMPO
COMPETÊNCIA.  A jurisdição é una, mas seu exercício, na prática, exige o concurso de vários órgãos do Poder Público. Sendo que a mencionada repartição.
COMPETÊNCIA. 1. ConceitoJURISDIÇÃO Expressão do poder estatal una.
Novembro / ) Conceitos introdutórios: processo, procedimento e atos processuais - Divisão clássica do CPC - Necessidade de sincretismo processual.
AÇÃO CONCEITO: é o direito de provocar o exercício da tutela jurisdicional pelo Estado, para a solução de dado conflito entre determinadas pessoas. É o.
PRAZOS PROCESSUAIS Prazo processual pode ser compreendido como o lapso temporal em que o ato processual pode/deve ser validamente praticado.
DIREITO PENITENCIÁRIO- UNIDADE V Prof. Me. Euripedes Ribeiro.
Transcrição da apresentação:

REGISTRO DISTRIBUIÇÃO E VALOR DA CAUSA

 Os atos de distribuição e registro são praticados pelos auxiliares da justiça e vêm disciplinados nos arts. 284 à 290 NCPC.  Possuem finalidade de organização.

REGISTRO PROCESSUAL “ REGISTRAR SIGNIFICA ANOTAR A EXISTÊNCIA DE ALGO, INDIVIDUALIZANDO-O.” MARINONI O registro consiste em anotações dos dados identificadores do processo, tais como os nomes das partes, a natureza e o valor dado à causa. Embora ato singelo, o registro se reveste de grande importância, por exemplo, para o caso de obtenção de certidões negativas, que é condição para o exercício de inúmeras atividades” e para identificação de litispendência.

DISTRIBUIÇÃO Nas comarcas em que há mais de um juiz os processos devem ser, além de registrados, distribuídos. A distribuição é uma concretização do princípio do juízo natural (art. 5º, XXXVII e LIII CF) Visa ainda manter equilibrada a repartição do volume de trabalho entre os juízos. Coíbe a escolha do juízo pelo litigante.

FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO 1.ALTERNADA A repartição do processo deve obedecer à rigorosa igualdade, alternando-se a distribuição livremente entre um juízo e outro 2. POR DEPENDÊNCIA A distribuição por dependência pressupõe a existência de uma demanda já em curso a que se ligue outra que se encontra na iminência de ser ajuizada e distribuída.

VALOR DA CAUSA É a expressão econômica do pedido. Considera-se aquilo que foi efetivamente pedido.  É obrigatório – art.291 e 319, V NCPC RELEVÂNCIA: 1.Define competência, 2.Usada para definir valor de honorários 3.Indica necessidade de reexame necessário (art.496, §3º NCPC) 4.Base de cálculo para definição das taxas judiciárias

FIXAÇÃO VALOR DA CAUSA:  LEGAL – art. 292 NCPC – o juiz de ofício corrigir o valor da causa a qualquer tempo, determinando a complementação das despesas processuais.  VOLUNTÁRIA – a parte autora arbitra o valor da causa. Nesse caso o juiz não pode agir de ofício, apenas se houver provocação da parte contrária.