Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pesquisa qualitativa x pesquisa quantitativa
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Os Jovens e os Media.
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
Metodologias de Investigação
CONCEITOS ELEMENTARES
Plano de Trabalho Docente
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
Um estudo comparativo entre Brasil, França e Estados Unidos
Por Que o Pesquisador Social Utiliza a Estatística
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Composição e Projeto Gráfico
Teorias do Jornalismo I
AULA 2 – Comunicação Organizacional
Newsmaking e Gatekeeper
Teorias do Jornalismo.
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ETAPAS DE UM PLANO DE AÇÃO
A ORGANIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS
OS OBJETIVOS E CONTEÚDOS DE ENSINO
Tecnologia da informação
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Emile Durkheim e o fato social
Newsmaking e a construção da notícia
O que é Assessoria de Imprensa
Endomarketing e Comunicação Interna
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico: Uma abordagem simplificada.
ADEGA COOPERATIVA DE VILA REAL
Política Educacional Brasileira
Teoria da Burocracia Racionalidade da Burocracia
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
C APÍTULO 04 As forças do mercado. F ATORES DE PRESSÃO A logística esta sendo obrigada a mudar seu papel e suas atividades a fim de se adaptar aos fatores.
TEMA E PROBLEMA.
A TEORIA DA BUROCRACIA MAX WEBER ( ).
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Uma proposta para organizar Avaliação:
Algumas teorias do jornalismo
Metodologia de Pesquisa para Projetos
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Por que o jornal na escola?
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Rejane de Oliveira Pozobon
Teorias do Jornalismo. Itens do trabalho jornalístico  Pontos fixos de observação  Divisão do trabalho no interior do jornal  Hierarquia profissional.
Comunicação Social Jornalismo
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi.
A CONSTRUÇÃO DO REAL NO TELEJORNALISMO
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Jerry Medeiros Graduação Tecnológica em Jogos Digitais.
Mídia e formação da opinião pública Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias.
7 Núcleos Geradores de Unidades de Competência: Áreas “gémeas” de Competências-Chave: Apresentação do Referencial de Competências-Chave de Nível Secundário.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi

Do gatekeeper ao newsmaking Primeira abordagem: sociologia das profissões, analisa os emissores pelas caracteristicas sociologicas, culturais; fatores exteriores a organização do trabalho. Cantor (1971) analisa os produtores de Hollywood a partir do background social. Segunda abordagem: a logica dos processos pelos quais a comunicação de massa e produzida e o tipo de organização do trabalho em que as mensagens são construidas. Newsmaking Estudo dos emissores

Conceito de gatekeeper (selecionador) foi elaborado por Kurt Lewin, em 1947, numa pesquisa sobre habitos alimentares. Ele identifica os canais (filtros) que podem funcionar como “porteiros”. Zonas de filtro – controladas por sistemas objetivos de regras ou gatekeepers. White (1950) vai usar o conceito para estudar o desenvolvimento do fluxo de noticias dentro dos canais organizativos dos orgãos de informação. De 1333 explicações para a recusa de uma noticia, cerca de 800 atribuiam o motivo a falta de espaço, 300 referiam-se a sobreposição de noticias e 76 casos ficavam fora da area de cobertura. Newsmaking Gatekeepers e noticiciabilidade

A seleção e exercida explicitamente e institucionalmente, sendo que estas normas superavam as distorções subjetivas. Zonas de filtro – controladas por sistemas objetivos de regras ou gatekeepers. Normas ocupacionais, profissionais e organizativas mais fortes do que as referências pessoais. As decisões são tomadas em relação a um conjunto de valores que incluem criterios profissionais e de organização: eficiência, produção da noticia, rapidez. o contexto: influencia os gatekeepers. Breed (1955) analisa o controle social das redações. Newsmaking gatekeeping

Distorções inconscientes que realçam uma determinada representação da realidade. As exigências organizativas e estruturais de cada meio de comunicação são essenciais para determinar a reprodução da realidade social determinada pelo mass media. A distorção se estende a cobertura como um todo. Newsmaking Distorção involuntaria

Observação participante. Dados recolhidos pelo investigador presente no ambiente estudado. A distorção se estende a cobertura como um todo. Presença vinculada a hipotese da pesquisa. Newsmaking metodologia

“Que imagem do mundo fornecem os noticiarios televisivos? Como se associa essa imagem as exigências cotidianas da produção de noticias, nos organismos radiotelevisivos?” (Golding – Elliot, 1979, 1). Cultura profissional, Convenções profissionais, Criterios de relevância. Noticiabilidade – relacionada com os processos de rotinização e estandardização das praticas produtivas. Faz noticia – o que e percebido pelo jornalista e e passivel de ser trabalhado pela organização. Newsmaking Importância e noticiabilidade

Factibilidade – contribui para descontextualizar. Limite rigido de tempo – 2 ou 3 minutos não são suficientes para contextualizar o telespectador. Distorção, fragmentação, dificuldade de argumentar e tratar de forma aprofundada os temas podem ser associadas a cobertura da televisão e aos valores profissionais que a cercam. Newsmaking Fragmentação e noticiabilidade

Valores/noticia – criterios de seleção: A- caracteristicas substantivas das noticias, ao seu conteudo. B – disponibilidade do material e aos criterios relativos ao produto informativo. C – publico D- Concorrência. Rotinas produtivas – coleta de informações, fontes, agências, a agenda de serviço. Newsmaking News/value

A seleção de noticias – apuração, triagem. O editing e a apresentação de noticias Noticiabilidade – carater negociado Newsmaking Seleção