Comunicação Social Jornalismo Teoria do Jornalismo Profª Luiza Lusvarghi
Do gatekeeper ao newsmaking Primeira abordagem: sociologia das profissões, analisa os emissores pelas caracteristicas sociologicas, culturais; fatores exteriores a organização do trabalho. Cantor (1971) analisa os produtores de Hollywood a partir do background social. Segunda abordagem: a logica dos processos pelos quais a comunicação de massa e produzida e o tipo de organização do trabalho em que as mensagens são construidas. Newsmaking Estudo dos emissores
Conceito de gatekeeper (selecionador) foi elaborado por Kurt Lewin, em 1947, numa pesquisa sobre habitos alimentares. Ele identifica os canais (filtros) que podem funcionar como “porteiros”. Zonas de filtro – controladas por sistemas objetivos de regras ou gatekeepers. White (1950) vai usar o conceito para estudar o desenvolvimento do fluxo de noticias dentro dos canais organizativos dos orgãos de informação. De 1333 explicações para a recusa de uma noticia, cerca de 800 atribuiam o motivo a falta de espaço, 300 referiam-se a sobreposição de noticias e 76 casos ficavam fora da area de cobertura. Newsmaking Gatekeepers e noticiciabilidade
A seleção e exercida explicitamente e institucionalmente, sendo que estas normas superavam as distorções subjetivas. Zonas de filtro – controladas por sistemas objetivos de regras ou gatekeepers. Normas ocupacionais, profissionais e organizativas mais fortes do que as referências pessoais. As decisões são tomadas em relação a um conjunto de valores que incluem criterios profissionais e de organização: eficiência, produção da noticia, rapidez. o contexto: influencia os gatekeepers. Breed (1955) analisa o controle social das redações. Newsmaking gatekeeping
Distorções inconscientes que realçam uma determinada representação da realidade. As exigências organizativas e estruturais de cada meio de comunicação são essenciais para determinar a reprodução da realidade social determinada pelo mass media. A distorção se estende a cobertura como um todo. Newsmaking Distorção involuntaria
Observação participante. Dados recolhidos pelo investigador presente no ambiente estudado. A distorção se estende a cobertura como um todo. Presença vinculada a hipotese da pesquisa. Newsmaking metodologia
“Que imagem do mundo fornecem os noticiarios televisivos? Como se associa essa imagem as exigências cotidianas da produção de noticias, nos organismos radiotelevisivos?” (Golding – Elliot, 1979, 1). Cultura profissional, Convenções profissionais, Criterios de relevância. Noticiabilidade – relacionada com os processos de rotinização e estandardização das praticas produtivas. Faz noticia – o que e percebido pelo jornalista e e passivel de ser trabalhado pela organização. Newsmaking Importância e noticiabilidade
Factibilidade – contribui para descontextualizar. Limite rigido de tempo – 2 ou 3 minutos não são suficientes para contextualizar o telespectador. Distorção, fragmentação, dificuldade de argumentar e tratar de forma aprofundada os temas podem ser associadas a cobertura da televisão e aos valores profissionais que a cercam. Newsmaking Fragmentação e noticiabilidade
Valores/noticia – criterios de seleção: A- caracteristicas substantivas das noticias, ao seu conteudo. B – disponibilidade do material e aos criterios relativos ao produto informativo. C – publico D- Concorrência. Rotinas produtivas – coleta de informações, fontes, agências, a agenda de serviço. Newsmaking News/value
A seleção de noticias – apuração, triagem. O editing e a apresentação de noticias Noticiabilidade – carater negociado Newsmaking Seleção