QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ADMINISTRAÇAO JAPONESA – Filosofia da qualidade total
Advertisements

Inovação e Criatividade
Ferramentas da Qualidade 5 Sensos PDCA/MASP
Kaizen – Melhoria contínua
Qualidade Total.
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
Método de Análise e Solução de Problemas - MASP
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Era do controle estatístico
Competitividade, Produtividade e Qualidade
QUALIDADE TOTAL E MELHORAMENTOS
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
CONCEITOS DA GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL
FERRAMENTAS PARA O CONTROLE E A MELHORIA DA QUALIDADE
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
CI205 – ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO PARA INFORMÁTICA Nelson Suga 2011
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
AULA 02: MESTRES DA QUALIDADE Profª. Elizabete Nunes.
Gurus - Demming A Qualidade de um produto ou serviço apenas pode ser definida pelo cliente. A Qualidade é, assim, um termo relativo que vai mudando de.
Kaizen – Melhoria contínua
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Instrutor: Objetivos:.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Auditoria da Qualidade
GESTÃO ESTRÁTÉGICA Trabalho apresentado a Disciplina de Análise Organizacional da FACIMOD do Paraná, como requisito parcial à obtenção de créditos.   Professora:
Garantia e Controle de Qualidade no Laboratório Clínico
NOVAS CONFIGURAÇÕES e FILOSOFIAS ORGANIZACIONAIS
Métodos Quantitativos
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO ORGANIZACIONAL (TGO)
SISTEMA DE QUALIDADE - EAD
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADOS
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Prof.ª: Suziane Antes Jacobs
Qualidade na Manutenção
A evolução do conceito e da prática da gestão da qualidade
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
GESTÃO DA QUALIDADE Tornar o simples complicado é fácil;
Método PDCA Turma 24 - Logística Neide Filha MARTINS, Petrônio G; LAUGENI, Fernando P. Administração da Produção. São Paulo: Saraiva,
Enfoque da Qualidade na Administração
Controle de Qualidade Total
PRINCÍPIOS DA QUALIDADE E MODELOS DE GESTÃO
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Controle da Qualidade Total
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Desenvolve Minas Melhoria Contínua.
Caps. 1 a 4 Vander Alves. Conteúdo 1. Sobrevivência e produtividade 2. Controle da qualidade total 3. Conceito de controle de processo 4. Método de controle.
GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL
Qualidade, Processos e Gestão de Software
MÓDULO 2 QUALIDADE.
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Controle de Qualidade Total Guilherme Amorim 03/10/2003 Baseado nos capítulos 1, 2, 3 e 4 de Falconi.
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
QUALIDADE NA MANUTENÇÃO
GESTÃO DA QUALIDADE DEFINIÇÃO E CONCEITO Prof. Vagner Olegário.
SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
O CICLO PDCA E AS FERRAMENTAS DA QUALIDADE
Conceitos Estratégias
Transcrição da apresentação:

QUALIDADE TOTAL O conceito de QUALIDADE foi inicialmente associado à definição de conformidade às especificações. Evoluiu para a visão de SATISFAÇÃO DO CLIENTE e foi extendido para outras atividades envolvidas com as atividades da Empresa. QUALIDADE TOTAL - representa a busca da satisfação não só do cliente, mas de todos os “ stakeholders” ( entidades significativas na existência da empresa) e também da excelência organizacional da empresa.

QUALIDADE TOTAL Excelência organizacional zLiderança zProcessos zRecursos Humanos, tecnológicos, de Informação, Financeiros e Externos. Satisfação dos “Stakeholders” zClientes (ISSO 9000) e Funcionários (ISSO 18000) zAcionistas zMeio Ambiente (ISSO ) zGoverno zComunidade

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Principal representante: Deminig Estatístico americano que depois da segunda guerra mundial ajudou os japoneses a aumentar o grau de qualidade de seus produtos e serviços.

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Princípios de Deming zEstabeleça constância de propósitos zAssuma a liderança do processo de transformação zIntroduza qualidade no produto desde o primeiro estágio de produção zdesenvolva uma relação duradoura com sues fornecedores zElimine o medo - faça com que todos trabalhem de modo eficaz.

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Princípios de Deming zElimine barreiras entre setores zInvista na liderança zInstitua forte programa de educação e auto aprimoramento zRemova as barreiras que privam o operário do direito de orgulhar-se de seu desempenho zEngaje toda a Empresa no processo

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Formas de assegurar qualidade de um produto ou serviço z Por Inspeção - realizada no início do século, quando a oferta de produtos e serviços era menor do que a procura. No final do processo se inspecionava e separava os bons dos maus produtos zPor Controle Estatístico - controle por amostragem do produto final e durante o processo

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Formas de assegurar qualidade de um produto ou serviço zPor Garantia - planejar sistematicamente o cuidado com os requisitos necessários para que o produto tenha garantia ao final de sua produção. zPor Gestão Estratégica - estabelecer qual a política de uma organização para alcançar, manter e aprimorar seus níveis de qualidade, envolvendo todos.

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Ter um sistema de gestão de qualidade passou a ser requisito fundamental de sobrevivência no mercado. Toda prestação de serviço, seja com fins lucrativos ou não, passa a ser avaliada socialmente pela sua capacidade de dar respostas com qualidade à população atendida.

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL PRINCIPAIS CONCEITOS xxxx z Kaizen - Aprimoramento contínuo envolvendo todos em uma organização ; z Orientado para o aprimoramento dos processos, gerando produtos e serviços com qualidade; z Manter e aprimorar padrões z Aprimorar produtos e serviços envolve mudança de comportamento humano e de cultura.

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Kaizen “ nenhum dia deve passar sem que algum tipo de melhoramento tenha sido feito” É um conceito de “guarda chuva” Conteúdo : z Orientação para o consumidor z TQC - Controle Total e Círculos de Qualidade - CQ z Robótica, Automação, Kanban, Just-in-time, Zero defeitos, Melhoramento da Qualidade z Sistema de Sugestões, Atividades em grupo pequenos z Melhoramento da Produtividade, Desenvolvimento de novos Produto, Relações cooperativas entre adm e mão de obra, Disciplina no Trabalho z MPT- manutenção produtiva Total.

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Tudo pode ser melhorado: zPessoas zProcessos zProdutos

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL Forma de promover as melhorias: zCiclo do PDCA - P - Pan - planejamento D - do - execução C - check - verificação A - act - ação corretiva

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL DEFINA METAS DETERMINE MÉTODOS PARA ALCANÇAR AS METAS PLAN TREINE E EDUQUE EXECUTE O TRABALHO DO CHECK ACTION VERIFIQUE OS EFEITOS DO TRABALHO EXECUTADO ATUE NO PROCESSO EM FUNÇÃO DOS RESULTADOS

GESTÃO PELA QUALIDADE TOTAL PONTOS IMPORTANTES zReafirma necessidade de padronizar processos zNão retira do trabalho seu conteúdo significativo zValoriza equipes e recompensas zValoriza educação continuada