Principios Éticos aplicados à Sociedade e Negócios Internacionais

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Transcrição da apresentação:

Principios Éticos aplicados à Sociedade e Negócios Internacionais Código de Ética Principios Éticos aplicados à Sociedade e Negócios Internacionais

Historia 1944: fundação da Sadia, por Attilio Fontana, com aquisição do frigorífico Concórdia, na cidade de Concórdia – SC. Década de 50: ocorreram as aberturas de filiais comerciais em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e Rio de Janeiro, dos depósitos em Porto Alegre, Erechim, Porto União, Blumenau, Foz do Iguaçu e dos escritórios comerciais em Curitiba, Londrina, Belo Horizonte e Brasília.

Historia Década de 60: a Sadia reestruturou seu sistema de vendas e expandiu suas atividades. Suas principais conquistas foram: crescimento, modernização tecnológica, avanços em genética animal, produtos inéditos no mercado, distribuição capilar de seus produtos em todo o mercado brasileiro, reconhecimento público de marca de qualidade e início das exportações.

Historia Década de 70: Década marcada por extraordinária expansão dos negócios, diversidade de operações, plantas industriais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e consolidação da vocação exportadora.

Historia Década de 80 Ao longo dos anos 80, novos mercados são conquistados e a Sadia passa a exportar para o Extremo Oriente, Japão e Hong Kong - finaliza a década de 80 exportando para 40 países e posiciona-se entre os maiores exportadores brasileiros.

Historia Década de 90 Década marcada pelo reposicionamento estratégico, pela reorganização societária e pela expressiva quantidade de novos lançamentos.

Historia Anos 2000 1998 – 2001: lançamento de 257 novos itens e ingresso em segmentos alimentícios inéditos. 2001: adesão ao Nível 1 de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo. 2004: lançamento de 42 novos produtos. 2004: criação do Instituto Sadia de Sustentabilidade. 2006: A Empresa é a segunda colocada no 8º Prêmio Relatório Anual – ABRASCA.

Missão e Visão Missão Alimentar consumidores e clientes com produtos saborosos e saudáveis, com soluções diferenciadas. Visão Ser reconhecida por sua competitividade em soluções de agregação de valor e respeito ao crescimento sustentável da cadeia de valor.

Código de Ética A Sadia se caracteriza pelo reconhecimento de sua marca e pela qualidade de seus produtos e serviços – fatores determinantes para manter a capacidade de competir e gerar resultados superiores. Para que este reconhecimento seja preservado e fortalecido, a forma como cada colaborador da Companhia age é fundamental para que a mesma seja cada dia mais respeitada no Brasil, e também fora dele. A Cultura Sadia é a expressão do comportamento de cada um que a compõe, individualmente e coletivamente. Por essa razão a Companhia criou seu Código de Ética – documento que se aplica a todos os colaboradores da Sadia. Download do Código de Ética da Sadia (disponível em): http://ri.sadia.com.br/ptb/s-5-ptb.html

IV – GESTÃO DA ÉTICA E CONDUTA 1 - APROVAÇÃO E VIGÊNCIA Este Código de Ética foi aprovado pelo Conselho de Administração da Sadia em reunião realizada em 31/01/2006, passando a vigorar a partir de sua divulgação. 2 – DIVULGAÇÃO Este Código de Ética deverá ser amplamente divulgado a todos os colaboradores, fornecedores e parceiros de negócios e seu conhecimento constar de contratos no caso de fornecedores e termo de responsabilidade arquivado no prontuário dos empregados. Todos os recém contratados deverão ser informados deste Código de Ética no processo de integração à empresa.

RELACIONAMENTOS 2 – COM SINDICATOS A Sadia reconhece a legitimidade dos sindicatos e respeita suas iniciativas e práticas. Estamos sempre dispostos a dialogar em qualquer situação, buscando soluções que atenda a todos os envolvidos. 3 – COM ACIONISTAS, INVESTIDORES POTENCIAIS E ANALISTAS Havendo solicitação de comunicação com acionistas e investidores, contate a área de Relações com Investidores (ri@sadia.com.br). Esta área está preparada para se comunicar de forma precisa, transparente e oportuna, permitindo que acionistas e investidores acompanhem as atividades e desempenho da empresa, através de informações que estejam legalmente disponíveis ao mercado na forma estabelecida pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.

RELACIONAMENTOS 4 – COM CLIENTES E CONSUMIDORES Nossos clientes e consumidores são a razão e a inspiração para produzirmos produtos cada vez melhores e oferecermos serviços incomparáveis. A segurança dos alimentos é um compromisso da empresa. Todos os colaboradores envolvidos com as atividades de produção, devem conhecer as ferramentas básicas (BPF1, PPHO2 e APPCC3) para a manutenção da segurança dos alimentos e se comprometerem a cumpri-las permanentemente. Legenda: 1 Boas Práticas de Fabricação ou Good Manufacturing Practices (GMP) 2 Procedimento Padrão de Higiene Operacional ou Sanitation Standard Operating Procedure (SSOP) 3 Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle ou Hazard Analysis and Critical Control Points (HACCP)

RELACIONAMENTOS 5 - COM FORNECEDORES, PRESTADORES DE SERVIÇOS E PARCEIROS DE NEGÓCIOS A Sadia considera no desenvolvimento de fornecedores, prestadores de serviços e parceiros, a transparência e imparcialidade, pautando suas decisões em fatores técnicos, qualidade de produtos e serviços, bem como nos prazos e condições negociais, baseados em princípios éticos de forma a preservar a confiança mútua. 6 – COM O MEIO AMBIENTE E COMUNIDADES LOCAIS A Sadia adota as práticas de gestão ambiental e, com vistas às gerações futuras, incentiva a disseminação do conceito do desenvolvimento sustentável onde a empresa, como seu principal agente, deve ser economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta. A preservação dos recursos naturais e o respeito às comunidades onde atuamos são pressupostos básicos.

RELACIONAMENTOS 7 – COM OS ÓRGÃOS GOVERNAMENTAIS/ ATIVIDADES POLÍTICAS Todos os colaboradores da Sadia devem agir com honestidade, transparência e integridade nos contatos que se fizerem necessários junto a órgãos e/ou entidades do setor público em função das atividades da empresa. 8 – COM O MERCADO E CONCORRENTES A Sadia acredita que a concorrência leal é um estímulo constante para a inovação e a busca da excelência na qualidade de seus produtos e serviços, porém os colaboradores estão proibidos de divulgar informações ou discutir com concorrentes planos de comercialização, promoção e divulgação de seus produtos ou serviços. 10 – COM ASSOCIAÇÕES E ENTIDADES DE CLASSE A Sadia reconhece a importância e apóia a participação de seus gestores nas atividades das associações e entidades de classe em que esteja filiada, visando não apenas a defesa dos interesses da empresa como, também, a integração de seus colaboradores nas comunidades industrial, técnica e científica.

RELACIONAMENTOS 11 – COM A COMUNIDADE INTERNACIONAL A Sadia está presente em diversos mercados internacionais, com diferentes práticas e normas em relação a seus negócios. Estimulamos o respeito e a integração a diferentes culturas e acreditamos que a diversidade é uma vantagem competitiva para o negócio. Respeitadas as particularidades culturais de cada país e região, este Código e os princípios que o regem deverão ser fielmente cumpridos por todos os administradores e empregados, sejam expatriados ou locais.

Diversidade Cultural Lei Islâmica: O abate Halal Ritual realizado em todas as unidades habilitadas para os países árabes por funcionários islâmicos supervisionados por um Sheik.