2016
Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)
Contexto neotecnicista “responsabilização” vertical Meritocracia idolatria da avaliação produto/centrada o viés da qualidade mercadológica
De que qualidade estamos falando? Que formação desejamos? Como a avaliação pode colaborar?
Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito Manoel de Barros
Formação ampliada ( qualidade social) Foco nas aprendizagens Metodologias ativas Indissociabilidade teoria/prática Construção de subjetividades solidárias, interdisciplinares e críticas Processos dialógicos e problematizadores Dúvida epistemológica como valor Avaliação como recurso para aprendizagens
ATIVIDADE FORMADORA APRENDIZAGENSENSINO Avaliação
A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós Manoel de Barros
Linear Objetivos da aula Conteúdos abordadosEstratégias de ensino Avaliação dos resultados
Contraditória ou complexa objetivos conteúdos Avaliação métodos realidade
Ambiência democrática Retórica dialógica Pacto de qualidade negociado (Coletivos organizados para ação) Negociação e formulação de metas com responsabilização multilateral Controle social
COMPETÊNCIA COLETIVA/PARTICIPAÇÃO
PLURALISMO DE VISÕES PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA
HORIZONTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FORTALECIMENTO DOS ATORES
NEGOCIAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO BILATERAL
?
O lugar da AVALIAÇÃO no trabalho pedagógico O significado da AVALIAÇÃO formativa O sentido do erro O papel dos instrumentos A AVALIAÇÃO informal As relações de poder
O aluno concreto x o profissional desejado O professor como mediador do trabalho pedagógico As microdecisões pedagógicas e o significado político O Projeto Pedagógico e o trabalho coletivo A centralidade do par objetivos/ avaliação A avaliação a serviço das aprendizagens As condições objetivas existentes
PRECISO E QUERO ATINGIR ESSES OBJETIVOS PARA CONTRIBUIR COM O PP DO MEU CURSO.... DEVO BUSCAR ESTAS EVIDÊNCIAS QUE ENTENDO TRADUTORAS DO ÊXITO DE NOSSO PERCURSO...
TORNAREI CLARO NOSSO ALVO PARA O ALUNO VOU CONSTRUIR E MOSTRAR OS CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO E OS CRITÉRIOS DE ÊXITO CONSTRUIREI TAREFAS DEFLAGRADORAS DOS OBJETIVOS
1.Quero saber se Para decidir que Para tal, devo observar isto: n 4. da seguinte maneira: propor as tarefas evidenciadoras das competências desejadas
Magritte( 1936) La Clairvoyance
Obrigada !