2016. Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO
NOSSAS QUESTÕES Como se dá a perspectiva transdisciplinar na educação infantil? A escrita é um produto escolar? Porque ainda existe sociedade iletrada?
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
1º Seminário Nacional de Pró-Saúde II
Pedagogia da pesquisa-ação
O Plano de Ação Curricular na Escola
MARA REGINA LEMES DE SORDI
Prof. Dra. Laura Feuerwerker
Avaliação Institucional
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
OFICINA DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO DA GESTÃO DO CURSO DE MEDICINA DA UFPE Telma Melo Setembro 2010.
SOBRE A IDÉIA DE COMPETÊNCIA (NILSON JOSÉ MACHADO)
Mara Regina Lemes De Sordi Comissão Assessora Avaliação ENFERMAGEM
Marcos Alexandre Barros
Núcleo Regional de Educação de Toledo
O TRABALHO COM PROJETOS
Questões metodológicas do Ensino Religioso
Prática docente: reflexões sobre SATISFAÇÕES E DIFICULDADES
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Educação no contexto do Trabalho
Avaliar Competências: Uma Medida Possível?
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Superintendência de Recursos Humanos da Saúde
Metodologia: Piaget e Vygotsky
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Avaliação Educacional
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Intervenção Participativa dos Atores: uma abordagem pedagógica para fortalecer o poder local i n p a.
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Avaliação da Aprendizagem no Ensino Fundamental
METODOLOGIAS ATIVAS.
O aluno elaborando conceitos
O que é ensinar história?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Gerenciamento de Sala de Aula
Tendência Progressista Libertadora
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
Abordagem por competências e a pedagogia da integração
Perguntas de Modelação
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
Comunidade de Aprendizagem
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
VALQUÍRIA MARIA JORGE SANCHES
Estágio Supervisionado em História I Departamento de História
REESTRUTURAÇÃO CURRICULAR DOS CURSOS TÉCNICOS
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
´O que está mudando e em qual direção estamos indo?´ Lortie (1975) Profa. Dra. Maria Inêz Probst Lucena.
Universidade Federal de Minas Gerais VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE EXTENSÃO DAS IES PARTICULARES - FOREXP Pró-Reitoria de Extensão Centro Universitário.
Docência universitária: repensando a aula
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Prof. Luciano Allegretti Mercadante Núcleos Docentes Estruturantes NDE Contexto FCA Início em 2009, 8 cursos, inexistência de departamentos Construção.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Faculdade Piaget - Brasil
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

2016

Avaliação: entre gaiolas, políticas e pressões Magritte, Elective affinities(1933)

 Contexto neotecnicista  “responsabilização” vertical  Meritocracia  idolatria da avaliação produto/centrada  o viés da qualidade mercadológica

De que qualidade estamos falando? Que formação desejamos? Como a avaliação pode colaborar?

Quem anda no trilho é trem de ferro. Sou água que corre entre pedras - liberdade caça jeito Manoel de Barros

 Formação ampliada ( qualidade social)  Foco nas aprendizagens  Metodologias ativas  Indissociabilidade teoria/prática  Construção de subjetividades solidárias, interdisciplinares e críticas  Processos dialógicos e problematizadores  Dúvida epistemológica como valor  Avaliação como recurso para aprendizagens

ATIVIDADE FORMADORA APRENDIZAGENSENSINO Avaliação

A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós Manoel de Barros

 Linear Objetivos da aula Conteúdos abordadosEstratégias de ensino Avaliação dos resultados

 Contraditória ou complexa objetivos conteúdos Avaliação métodos realidade

 Ambiência democrática  Retórica dialógica  Pacto de qualidade negociado (Coletivos organizados para ação)  Negociação e formulação de metas com responsabilização multilateral  Controle social

COMPETÊNCIA COLETIVA/PARTICIPAÇÃO

PLURALISMO DE VISÕES PACTO DE QUALIDADE NEGOCIADA

HORIZONTALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES FORTALECIMENTO DOS ATORES

NEGOCIAÇÃO RESPONSABILIZAÇÃO BILATERAL

?

 O lugar da AVALIAÇÃO no trabalho pedagógico  O significado da AVALIAÇÃO formativa  O sentido do erro  O papel dos instrumentos  A AVALIAÇÃO informal  As relações de poder

 O aluno concreto x o profissional desejado  O professor como mediador do trabalho pedagógico  As microdecisões pedagógicas e o significado político  O Projeto Pedagógico e o trabalho coletivo  A centralidade do par objetivos/ avaliação  A avaliação a serviço das aprendizagens  As condições objetivas existentes 

 PRECISO E QUERO ATINGIR ESSES OBJETIVOS PARA CONTRIBUIR COM O PP DO MEU CURSO....  DEVO BUSCAR ESTAS EVIDÊNCIAS QUE ENTENDO TRADUTORAS DO ÊXITO DE NOSSO PERCURSO...

 TORNAREI CLARO NOSSO ALVO PARA O ALUNO  VOU CONSTRUIR E MOSTRAR OS CRITÉRIOS DE REALIZAÇÃO E OS CRITÉRIOS DE ÊXITO  CONSTRUIREI TAREFAS DEFLAGRADORAS DOS OBJETIVOS

 1.Quero saber se Para decidir que Para tal, devo observar isto: n 4. da seguinte maneira: propor as tarefas evidenciadoras das competências desejadas

Magritte( 1936) La Clairvoyance

Obrigada !