MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO

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Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO Administração de Recursos Humanos Profª Ms. Eugenia Cordeiro Curvêlo

MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO CONCEITOS “ Motivação é o impulso que nos leva a ação.”

MOTIVAÇÃO PARA O TRABALHO Definição por alguns autores: “Nenhum trabalhador com auto-respeito quer que lhe dêem as coisas, qualquer pessoa quer ganhar essas coisas.” (F.W. Taylor) “O termo motivação está relacionado com três questões fundamentais relativas à regulação do comportamento: o que energia a ação; como ela é direcionada; em que medida ela é voluntariamente controlada.” (Deci)

TEORIAS DA MOTIVAÇÃO Teorias de Conteúdo (satisfação) Teorias de Processo

TEORIAS DE CONTEÚDO Teoria da pirâmide das necessidades (de Abraham Maslow) Teoria “X” e Teoria “Y” (de Douglas McGregor) Teoria da Motivação – higiene (de Frederick Herzberg) Teoria ERG (Existência, relacionamento e crescimento – em português, de Clayton Aldefer) Teoria das Necessidades (de David McClelland)

TEORIAS DE PROCESSO Teorias das Expectativas (de Victor Vroom) Teoria da Equidade (de Stacy Adams) Teoria da Modificação da Conduta (B.F. Skinner)

TEORIA DA PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu dentro de sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer.

TEORIA DA PIRÂMIDE DAS NECESSIDADES “Um ser humano tende a satisfazer suas necessidades primárias antes de buscar as do mais alto nível.”

TEORIA “X” E TEORIA “Y” Douglas McGregor desenvolveu em “O lado humano das organizações” (1960) as teorias “X” e “Y” e partilhou as suas idéias sobre as necessidades do indivíduo com Maslow

(gestão participativa) TEORIA “X” E TEORIA “Y” Teoria “X” (gestão autoritária) Teoria “Y” (gestão participativa) www.repaginare.com.br/parceiros.htm

Teoria da Motivação - Higiene Teoria de Frederick Herzberg foi baseada no estudo das atitudes e motivações dos funcionários dentro de uma empresa.

Teoria da Motivação - Higiene Satisfação no Trabalho Insatisfação no Trabalho

O FUTURO DAS TEORIAS As teorias citadas surgiram num contexto organizacional diferente do que temos hoje em dia. As teorias existentes precisam considerar novas variáveis e as novas realidades, devendo adaptar-se às novas características dos locais de trabalho.

BOA NOITE!