Representam obrigações com terceiros referente compras à prazo relacionadas ao objeto social da empresa. Poderão ser segregados em curto prazo e longo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REUNIÃO UNIFICAÇÃO FINANCEIRA
Advertisements

AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
O PASSIVO E SUA MENSURAÇÃO.
AUDITORIA Contas a receber
Demonstrações Financeiras a serem auditadas
Compras e dívidas a pagar Descrição e conteúdo da área
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
PATRIMÔNIO  .
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
E para que servem as contas?
Aula 06.
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Lançamentos Contábeis
AUDITORIA CONTÁBIL CAIXAS E BANCOS.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
AUDITORIA DO CONTAS A RECEBER
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Entrada de Produtos por arquivo XML
Contabilidade Comercial
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
AUDITORIA Ativo Imobilizado
AUDITORIA PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Financeiro – Desconto de Títulos IdentificaçãoFIN_025 Data Revisão11/10/2013.
1-Demonstrativos contábeis básicos
VERIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
GESTÃO DE MOVIMENTAÇÃO ARMAZENAMENTO DE MATERIAIS
AUDITORIA DOS ESTOQUES
AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
AUDITORIA DO IMOBILIZADO
AUDITORIA II AUDITORIA DAS DISPONIBILIDADES
Para um ativo ser classificado no grupo de caixa e bancos é importante que não haja restrições quanto a seu uso imediato. Caixa e bancos, por ser um ativo.
Contabilidade Introdutória Parte II
AUDITORIA II PROF.: ANDRÉ FERNANDES
Devolução de Compras: É a devolução motivada por algum acontecimento no ato do recebimento das mesmas ou em outro momento posterior ao recebimento de tais.
Representam obrigações decorrentes do usufruto da mão de obra formalmente contratada como empregado, com base na legislação trabalhista e previdenciária.
AUDITORIA Obrigações Geralmente compreendem os seguintes grupos de contas: empréstimos, fornecedores, IR/CSLL e outros impostos, salários a pagar e encargos.
AUDITORIA FISCAL AUDITORIA DAS CONTAS DE RESULTADO RECEITAS E DESPESAS OBJETIVOS Verificar a regularidade dos lançamentos nas contas do Patrimônio Líquido.
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Contabilidade Intermediária
Módulo de Contabilidade
Contabilidade Internacional
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
9 - ROTEIRO PARA IMPORTAÇÃO IMPORTA FÁCIL
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
PLANO CONTÁBIL DAS INSTITUIÇÕES DO SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL (COSIF)
AUDITORIA Empréstimos  Obs.: Notas explicativas devem conter taxas de juros, datas de vencimento e garantias, para os empréstimos de LP;  Obter da empresa.
AUDITORIA FISCAL AUDITORIA DAS CONTAS DE RESULTADO RECEITAS E DESPESAS OBJETIVOS Verificar a regularidade dos lançamentos nas contas do Patrimônio Líquido.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Financeiro - Como controlar(completo)
Financeiro – Relações do Menu Contas a Pagar. Objetivo: Exibir e explicar as informações contidas nas relações referentes ao contas a pagar.
FINANCIAMENTO ATIVO CIRCULANTE (Gitmam 10ª ed.). “ Em uma situação ideal, os ativos de curto prazo sempre podem ser financiados com dívidas de curto prazo,
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP PROGRAMA DE TREINAMENTO INTERNO _ CAPACITAÇÃO (DGP) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO - IFSP PROGRAMA DE TREINAMENTO INTERNO _ CAPACITAÇÃO (DGP) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
Eduardo Ramos de Santana AUDITORIA FISCAL AUDITORIA DAS CONTAS DE RESULTADO.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Correlação às Normas Internacionais de Contabilidade
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS DOM PEDRITO CST EM AGRONEGÓCIO Jéssica Freitas Luana Lemos Ruth Barreto Sandra Vargas.
Tema da aula: AUDITORIA FINANCEIRA.
FLUXO DE CAIXA.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 11.
Contas de Resultado Objetivo
Regime de Competência. Receitas e Despesas devem ser consideradas em função do seu fator gerador, independentemente dos recebimentos ou pagamentos. Receitas.
Transcrição da apresentação:

Representam obrigações com terceiros referente compras à prazo relacionadas ao objeto social da empresa. Poderão ser segregados em curto prazo e longo prazo a depender da data de exigibilidade das obrigações. ASPECTOS CONTÁBEIS AUDITORIA DE FORNECEDORES

ASPECTOS DE AUDITORIA As contas de fornecedores, como todo passivo com terceiros, são testadas, principalmente, com objetivo que verificar existência de subavaliação de saldos. O auditor está interessado em constatar se todas as dívidas da companhia foram devidamente registradas na contabilidade. O teste de subavaliação também poderá ser efetuado indiretamente por ocasião principalmente da auditoria das contas de estoques ou custos/despesas. AUDITORIA DE FORNECEDORES

PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA Confirmação de saldos; Liquidação/pagamento subsequente (procedimento alternativo); Outros procedimentos. AUDITORIA DE FORNECEDORES

CONFIRMAÇÃO DE SALDOS Obter relação analítica de fornecedores, conferir soma e saldo com razão; Montar amostra dos fornecedores a serem circularizados, considerando aqueles que apresentam: maior saldo, maior volume de operações e menor saldo ou zero; Obter/elaborar as cartas de confirmação dos fornecedores selecionados (vide a seguir); Verificar se os saldos analíticos apresentados na contabilidade correspondem aos saldos informados nas circulares. Caso estejam divergentes, investigar os motivos através de conciliações. AUDITORIA DE FORNECEDORES

LIQUIDAÇÃO/PAGAMENTO SUBSEQUENTE (PROCEDIMENTO ALTERNATIVO) Obter relação analítica de fornecedores, conferir soma e saldo com razão; Obter razão dos fornecedores selecionados; Solicitar as notas fiscais que suportam os saldos registrados e verificar através dos extratos bancários o efetivo pagamento/liquidação das faturas. AUDITORIA DE FORNECEDORES

OUTROS PROCEDIMENTOS Verificar se a conta de fornecedores a pagar no exterior foi atualizada para a data do balanço; Revisar a relação de fornecedores para situações anormais (saldo devedor do fornecedor, notas fiscais antigas ou atrasadas em relação ao pagamento etc.); Se existem notas fiscais que não foram pagas na data do vencimento (falta de recursos, falta de controle etc.) e os fornecedores cobram juros, verificar se os juros devidos estão sendo contabilizados no regime de competência e não quando do pagamento. AUDITORIA DE FORNECEDORES