A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO"— Transcrição da apresentação:

1 POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO

2 POEMAS O poema é um meio privilegiado para despertar o amor pela língua materna. A rima, o ritmo e a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva das potencialidades da linguagem escrita. Essa descoberta, tão decisiva para a formação do indivíduo, adquire assim um carácter lúdico. Brincar com os sons, ouvir e ler pequenas histórias em verso, memorizar os poemas preferidos, desvendar imagens e sentimentos contidos na palavra, são atividades de adesão imediata que podem e devem ser introduzidas no universo infantil antes da alfabetização, pois constituem uma excelente forma de preparação para aprendizagem da leitura e da escrita.

3 Qual a diferença entre poema e poesia?
Poesia não é a mesma coisa que Poema, mas a Poesia está presente no Poema. Poesia – “Arte de criar imagens, de sugerir emoções por meio de uma linguagem em que se combinam sons, ritmos e significados.” Poema – “Obra em verso ou não, em que há poesia.” A poesia usa diversos recursos para expressar a linguagem de modo especial, diferente do normal, provocando diversos efeitos de sentido em quem recebe a mensagem. É responsável por dar vida e sentimentos às palavras contidas em determinada obra. É o sabor, imagens e emoções. Portanto, se o poema não tiver nenhum desses recursos citados acima ele não poderá ser chamado de poema. Para entendermos melhor: a poesia é uma forma de se escrever, enquanto o poema só existe quando escrito.

4 A importância de trabalhar o poema
O poema coloca as crianças em processo de interação com o texto, de modo a produzir sentidos, ou compreender a trama de significados presentes no próprio texto. Cada aluno aciona esquemas próprios para processar o texto a fim de atingir os diversos objetivos da poesia. Cabe ao professor valorizar as habilidades da criança, desenvolvendo habilidades de criação, e sua auto-estima. O poema poderá fazer parte dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula com alunos das séries iniciais de diversas maneiras:                    - em forma de desenho, onde o aluno após ouvir ou ler a poesia, possa colorir;                    - poderá completar a poesia, criando uma rima própria;                                      

5 - utilizar a dança ou teatro para apresentar um poema;
- construir na sala de aula um mural para expor poemas criados por eles ou recortadas de jornais;        - utilizar a dança ou teatro para apresentar um poema;                   - aproveitar datas comemorativas ( dia das mães ou pais) para recitar poemas; A competição de melhor poema aguça o gosto de participação da criançada.   Ao brincar com as palavras, a criança se relaciona com o mundo da poesia de forma espontânea e divertida com significados variados.

6 Nosso Mestre, o professor
Teresinha Santiago dos Santos. Rio de Janeiro, RJ Obrigada, professor, Por você existir Por tudo que eu sou Com você aprendi. Aprendi somar alegrias Multiplicar amizades Diminuir tristezas Dividir humildade. Parabéns, mestre, pelo seu dia, Pelo carinho e dedicação. Não podemos esquecer Você é o alicerce De qualquer Profissão !

7 Referência:

8 Fábulas

9 Definindo... São narrativas cujos personagens são animais com características humanas. É uma das mais antigas maneiras de contar histórias. A moral é o aspecto mais visível da fábula e nem sempre aparece destacado em uma frase no final do texto. Muitas vezes, encontra-se implícita na fala final de um dos personagens. Geralmente o desfecho reflete uma lição ou uma mensagem de mostrar o que é certo e o que é errado.

10 Características apresenta os elementos essenciais da narrativa;
a narrativa é curta, geralmente, um diálogo; as personagens quase sempre são animais; transmite um ensinamento; no final da história, destaca-se uma moral.

11 Por que trabalhar o gênero Fábula nas turmas do 1º e 2º anos?
Permite as crianças pensarem como essas histórias são narradas; Contribui para que avancem para além do contato com as histórias; Permite que as crianças possam explorar e pensar sobre sua forma, possibilitando desenvoltura no universo da escrita.

12 A leitura de fábulas na sala de aula possibilita ao estudante expressar-se e discutir aspectos socioculturais. Esse gênero textual não só promove a reflexão, mas também serve de exemplo para o ensino ético-moral. A fábula é vista, há muitos anos, como instrumento educacional, não só porque se trata de um texto crítico, mas também por exercer um papel fundamental para o desenvolvimento do leitor-criança.

13 Por isso, a leitura de fábulas com os alunos do Ensino Fundamental I não só fomentará a importância do ato de ler e escrever, mas também irá orientá-los a reconhecer as regras e conflitos provenientes daquelas narrativas e aplicar o produto ― ensinamento ― das verdades e reflexões em suas vivências, já que as fábulas são um “estudo sério sobre o comportamento humano”, a ética e a cidadania.

14 Vídeos de fábulas-

15 Referência História de animais – Caderno de orientações - Projeto Trilha.


Carregar ppt "POEMA PROPOSTA ALFABETIZAR LETRANDO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google