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Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul

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Apresentação em tema: "Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Criar uma vantagem competitiva em São Bento do Sul
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

2 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Considerações gerais Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

3 Por que criar uma vantagem competitiva?
Num mundo globalizado e competitivo, desenvolvimento econômico é cada vez menos baseado em vantagens estáticas Desenvolvimento econômico deve ser baseado em vantagens dinâmicas - através da criação de vantagens competitivas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

4 O que são vantagens estáticas e dinâmicas?
Vantagems estáticas Disponibilidade de matéria-prima Disponibilidade de mão-de-obra barata Disponibilidade de terrenos, localização Vantagems dinâmicas Matéria-prima criada (p.ex. reflorestamento) Mao-de-obra qualifi-cada e especializada Infra-estrutura física e institucional muito eficiente Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

5 Como criar uma vantagem competitiva?
Desenvolver um perfil industrial específico - especialização regional Investir em qualificação de mão-de-obra em todos os níveis Criar entidades de apoio para o setor privado que reflitam o perfil específico (metrologia e ensaios, apoio tecnológico, financiamento, informações sobre mercados, etc.) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

6 Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica
Nível meta Nivel macro Nível meso Nível micro Visão, capacidade estratégica, espírito de cooperação Condições macroeconômicas, política orçamentária municipal Instituições de suporte (formação, tecnologia, apoio, financiamento) Capacidade gerencial e tecnológica, cooperação e aprendizagem em conjunto Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

7 Vantagens competitivas dinâmicas ...
se baseiam em ação conjunta e demanda sofisticada têm como resultado um perfil de especialização que dificilmente é copiado por uma outra região são a base de um processo sustentado de crescimento Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

8 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Diagnóstico Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

9 A estrutura econômica de São Bento do Sul
posição predominante do setor moveleiro presença de empresas dos ramos textil, metalmecânico, cerâmico e plástico desempenho fraco de setor de serviços => a estrutura econômica de São Bento do Sul é dominada por clusters Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

10 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
O que é um cluster? um cluster é um pólo industrial altamente especializado existem dois tipos de cluster: um cluster com vantagens passivas um cluster com vantagens ativas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

11 O que é um cluster com vantagens passivas? (1)
Existem fatores que não são intencionalmente criados: mão-de-obra especializada fornecedores de insumos e equipamentos prestadores de serviços empresas comercializadoras Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

12 O que é um cluster com vantagens passivas? (2)
=> pouca especialização e cooperação entre empresas => alto nível de integração vertical => cluster típico em países do terceiro mundo Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

13 O que é um cluster com vantagens ativas? (1)
Existem fatores criados através de ação coletiva ou pelo Governo: processo coletivo, envolvendo grupos de empresas, de aprendizagem tecnológica, p. ex. através de associações oferta de mão-de-obra altamente qualificada em função de cursos específicos entidades de apoio tecnológico a nivel mundial Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

14 O que é um cluster com vantagens ativas? (2)
=> muita especialização e cooperação intensiva entre empresas => baixo grau de verticalização => cooperação e competição simultaneamente (coopetição) => modelo “Terceira Itália” / distrito industrial Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

15 Cluster e São Bento do Sul
o setor moveleiro é um cluster as outras empresas ou são ligados a esse cluster (p. ex. máquinas) ou se beneficiam da existência de outros clusters e das vantagens passivas e ativas deles em Santa Catarina Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

16 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Conseqüências para o marketing municipal / estratégia de desenvolvimento necessidade da formulação de um estratégia para o setor moveleiro no nível municipal em São Bento do Sul necessidade da articulação de estratégias com outros clusters (Joinville, Vale do Itajaí) para aumentar a competitividade dos outros setores Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

17 O setor moveleiro de S. Bento do Sul
alto crescimento de exportação na década de 90 (janela de oportunidade, devido à crise no leste Europeu, tradicional fornecedor da União Européia) perspectivas de crescimento no futuro exportação mercado interno a época do crescimento fácil acabou Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

18 Exportação de móveis (US$ milhões)
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

19 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / vantagem competitiva Pontos fortes atualização tecno-lógica produtos de boa qualidade Pontos fracos baixos conhecimento do e orientação ao cliente orientação predomi-nante à produção Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

20 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / visão global (1) Pontos fortes crescimento excepcional das exportações em 1992 / 1993 polo moveleiro reconhecido internacionalmente Pontos fracos integração passiva e dependente no mercado internacional (“facção moveleira da Europa”) participação inexpressiva no mercado internacional Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

21 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / visão global (2) Pontos fortes participação em feiras (nacionais e internacionais) Pontos fracos pouco conhecimento da estrutura internacional do setor pouco investimento em visão global dos funcionários (viagens, estágios no exterior...) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

22 Participação em feiras (Pesquisa CIN, 1997)
no Brasil: 98,7 % S. Bento do Sul 5 % São Paulo 5 % Bento Gonçalves 5 % Arapongas no exterior: 3 % Birmingham / UK* 2 % High Point / EE.UU.* 8 % Paris (visitante) 8 % Colônia (visitante) (* = através de agentes comerciais) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

23 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / mão-de-obra Pontos fortes cultura industrial mão-de-obra especializada Pontos fracos baixo nível de formação profissional baixa capacitação tecnológica Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

24 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / fornecedores Pontos fortes disponibilidade de madeira produtores e representantes de máquinas produtores de insumos metálicos Pontos fracos alto grau de verticalização pouca utilização de empresas disponíveis para terceirização Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

25 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / serviços Pontos fortes agentes de exportação Rio Negrinho como cluster de comercialização Pontos fracos visão inadequada do agente de exportação (produtor = “refém”) ciúme de Rio Negrinho, falta de visão regional setor de serviços pouco desenvolvido Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

26 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: micro / cooperação Pontos fortes cooperação entre empresas de produtos complementares cooperação entre empre-sas afiliadas à ARPEM cooperação entre empresas afiliadas à ACISBS / núcleos Pontos fracos individualismo comportamento predatório terceirização da culpa falta parceria para resolver problemas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

27 A competitividade do setor moveleiro de S. Bento do Sul: meso
Pontos fortes: Centro de Gestão Empresarial FETEP ARPEM Portos fracos: pouco interesse associativo articulação deficiente entre empresas e entidades terceirização da culpa ausência de lideranças fortes Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

28 Criar uma vantagem competitiva: A visão da competitividade sistêmica
Nível meta Nivel macro Nível meso Nível micro fraco: falta visão, capacidade estratégica e parcerias fraco: sofre com as condições macroeconômicas fraco: pouca articulação com instituições de suporte fraco: orientação ao mercado forte: atualização tecnológica Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

29 Cenários para o desenvolvimento de São Bento do Sul
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

30 Ambiente para o desenvolvimento do setor moveleiro
o Real continua supervalorizado Europa: concorrência forte de empresas do leste europeu (de capital nacional e multi- nacional) EE.UU.: concorrência forte de empresas asiáticas (com moedas fracas) mercado nacional: recessão, juros em alta e desemprego diminuem demanda Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

31 Cenário 1: História de uma morte anunciada
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

32 Tendências previsíveis na indústria moveleira de S. Bento do Sul
vendas em queda continua concorrência local através da redução de preços falência de uma série de empresas alto índice de desemprego na cidade Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

33 Conseqüência para o marketing municipal
necessidade de atrair qualquer investidor Problemas: mão-de-obra do setor moveleiro despreparada para outros setores crise financeira do município = poucos recursos para incentivos Paraná oferece mais incentivos Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

34 O futuro de São Bento do Sul: nublado
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

35 Cenário 2: Competitividade através de eficiência coletiva
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

36 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Pontos de partida o mercado mundial de móveis está crescendo o comércio internacional de móveis está crescendo S. Bento do Sul, como jogador minúsculo no setor, pode definir uma estratégia para se estabelecer como centro de competência para determinados nichos do mercado Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

37 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Receita para desastre tentar estabelecer uma “Marca S. Bento do Sul” no mercado internacional => marcas só têm importância para os segmentos mais altos do mercado manter relações antagônicas com agentes de exportação => é necessário uma parceria entre produtores e agentes Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

38 Necessidades para identificar nichos do mercado
comunicação contínua com clientes conhecimento do comportamento do consumidor final observação contínua de modas e tendências do estilo / da arquitetura antecipação ao gosto do cliente colaboração com empresas de design no Brasil e no exterior Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

39 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Condições de sucesso na produção: além do padrão de produção em grande escala aumentar a flexibilidade da produção - atingir eficiência na produção de pequenos lotes aumentar a qualidade - investir em modernas técnicas de gestão conduzir um benchmarking tipo “Made in Santa Catarina” para identificar as áreas mais fracas Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

40 Coopetição - criar um cluster com vantagens ativas
empresas: especialização, desverticalização e terceirização cooperação intensa com instituições de suporte Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

41 Coopetição - superar a cultura não-cooperativa
atuação conjunta para aumentar conhecimento pesquisa de mercado final viagens / missões técnicas para pólos moveleiros no Brasil e no exterior palestras Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

42 Por que surgiu a cultura não-cooperativa?
não é, necessariamente, só uma questão da cultura: a instabilidade macroeconômica favoreceu comportamento oportunista a legislação brasileira discrimina desverticalização e terceirização cooperação não era necessária - crescimento fácil Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

43 Como criar uma cultura cooperativa?
aplicar metodologia participativa (visualização / Metaplan) no trabalho em grupo; ter um facilitador treinado (modelo: núcleos nas ACIs) começar com assuntos fáceis = evitar assuntos complicados / com alto potencial de comportamento oportunista (compras, design, compartilhar pedidos, vendas) visitar lugares com experiências similares (p. ex. Criciúma, Blumenau, Itália, Dinamarca...) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

44 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Ações concretas programas de formação / atualização de funcionários de todos os níveis = articulação com FETEP e UNIVILLE participação ativa no programa do Governo Federal para aumentar as exportações, junto com a FETEP fazer lobby para a criação de um PRODEC Móveis Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

45 Não esquecer o mercado nacional
buscar parceria com comércio de Rio Negrinho explorar a viabilidade de um design próprio da região explorar a viabilidade de criar outlet centers / franquias no país estabelecer uma nova marca para móveis pinus; por exemplo: Kiefer Alemão Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

46 Propostas para o marketing municipal
atrair / criar fornecedores, terceirizados e prestadores de serviços para o setor moveleiro verificar a posição do setor moveleiro e os demais setores através de um Benchmarking “Made in Santa Catarina” Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

47 Atividades concretas para um marketing municipal
propaganda do município verificar o interesse em divulgar o município para atrair novas indústrias identificar empresas complementares ao perfil industrial do município e atraí-las criação de novos empreendimentos cursos CEFE formação voltada ao empreendorismo (FETEP, UNIVILLE) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

48 Algumas observações sobre conselhos e fóruns de desenvolvimento
contratar um moderador capacitado em planejamento estratégico e técnicas de moderação / visualização criar um consenso sobre a necessidade e vantagens desta forma de trabalho assegurar resultados imediatos compatíveis com uma estratégia de médio e longo prazo Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

49 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Os próximos passos conscientização das empresas do setor moveleiro (ACISBS, FETEP) facilitação / moderação de reuniões de empresas do setor moveleiro (ACISBS) articulação entre empresas e instituições de suporte no setor moveleiro (ACISBS) definir uma estratégia de competitividade para os demais setores (ACISBS) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

50 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Uma fundação de Associações Comerciais e Industriais (ACIs) em Santa Catarina, Brasil, para apoiar o desenvolvimento de associações empresarias Em parceria com a Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera (HWK), Munique, Alemanha Apoio: SEQUA, Bonn, e Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento, Bonn, Alemanha O objetivo do Projeto de Parceria em implantação desde 02/91 é entre outros a divulgação e difusão das experiências sobre o desenvolvimento organizacional de associações empresariais e a abertura destas para integração de médias e pequenas empresas. Nós oferecemos o nosso know how através de treinamentos, consultoria, e publicações. Este arquivo faz parte do nosso material de apresentação e orientação para dirigentes e executivos de associações empresariais, para colaboradores de projetos de cooperação técnica e outros interessados. Estamos permanentemente empenhados em desenvolver, complementar e aprimorar este material e também procuramos adaptá-lo para grupos alvo específicos (no nome do arquivo, o penúltimo algorismo refere-se ao ano da edição e o ultimo indica a versão). Atualmente dispomos de versões em português, espanhol, alemão e inglês. Este arquivo poderá, conforme desejo dos interessados, ser aplicado, reproduzido ou modificado (não cobramos direitos autorais). Temos entretanto um grande pedido: enviem-nos, por favor, exemplares (na forma de arquivo ou impressos) e outras informações, quando utilizarem o referido arquivo o algum dos seus elementos. Nós precisamos deste retorno e feed back para comprovar os efeitos do nosso trabalho perante todas as instituições que apoiam / financiam a Fundação Empreender. Nossas agradecimentos! A Equipe da Fundação Empreender Fundação Empreender a/c Associação Comercial e Industrial de Joinville Rua do Príncipe, andar - C.P Joinville, Santa Catarina, Brasil Tel (0) / Fax 0055-(0) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

51 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Anexo Estatístico Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

52 Comércio internacional de móveis
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

53 Exportação de móveis (US$ milhões)
Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender

54 Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender
Exportações brasileiras de móveis: principais países de destino (US$ milhões) Projeto Marketing Municipal Fundação Empreender


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