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PESQUISAS DE OPINIÃO EM CAMPANHAS ELEITORAIS

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Apresentação em tema: "PESQUISAS DE OPINIÃO EM CAMPANHAS ELEITORAIS"— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISAS DE OPINIÃO EM CAMPANHAS ELEITORAIS

2 Núcleo de Tecnologia em Pesquisas de Opinião Pública
INE - Departamento de Informática e Estatística CTC – Centro Tecnológico Científico UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

3 ETAPAS DE UMA PESQUISA Montagem do pré-relatório
Reconhecimento e formulação de um problema de pesquisa Objetivos da pesquisa Processo de amostragem Elaboração do questionário Pré-teste Coleta de dados: distribuição da amostra, treinamento dos entrevistadores Codificação, digitação e tabulação dos dados Relatório final e análise dos resultados

4 QUESTIONÁRIO Perguntas importantes na construção do questionário
Que decisões preciso tomar com essa pergunta? Que problema desejo responder? Que hipóteses preciso testar? Quais os objetivos a alcançar?

5 QUESTIONÁRIO Quanto ao conteúdo das perguntas
Esta pergunta é necessária? Qual a sua utilidade para os objetivos da pesquisa? O assunto exige uma pergunta separada ou pode ser integrado a outras perguntas? O assunto já não está incluído em outras perguntas?

6 QUESTIONÁRIO Quanto ao conteúdo das perguntas
Há necessidade de várias perguntas sobre o assunto desta pergunta? As pessoas têm a informação necessária para responder à pergunta? Deve a pergunta ser mais direta, objetiva, ou indireta, ampla e mais geral?

7 QUESTIONÁRIO Quanto ao conteúdo das perguntas
O conteúdo da pergunta não estará viesado ou carregado em determinada direção? Pode ser considerada neutra por pessoas com opiniões opostas sobre o assunto? Contém opiniões ou pré-julgamentos? As pessoas estarão predispostas a fornecer o dado solicitado?

8 QUESTIONÁRIO Objetivas Quanto à redação das questões
As perguntas elaboradas devem ser: Objetivas Simples Breves

9 QUESTIONÁRIO Exemplos da falta de clareza:
Perguntas que contém uma negativa O(A) sr.(a) concorda ou discorda da seguinte afirmação: eu não estou satisfeito com o meu atual emprego. Perguntas que expressam mais de uma idéia Na sua opinião a cidade do Rio de Janeiro é bonita e agradável?

10 QUESTIONÁRIO Deve-se elaborar as perguntas usando:
as palavras que fazem parte do cotidiano dos indivíduos pesquisados; frases compostas por sentenças simples. É preferível duas ou mais sentenças simples do que uma composta.

11 QUESTIONÁRIO Deve-se utilizar uma redação balanceada Exemplo:
O(A) sr.(a) acha que a situação do Brasil melhorou desde o início do governo Fernando Henrique em 1995? Desde o início do governo Fernando Henrique, em 1995, o(a) sr.(a) acha que a situação econômica do Brasil melhorou, ficou igual ou piorou?

12 QUESTIONÁRIO Evitar coloquialismos, jargões ou lugares-comuns Exemplo
1- Gostaria que o(a) sr.(a) me dissesse se concorda ou não com algumas frases que eu vou ler. Durante a administração de Fulano há muita corrupção na prefeitura de MNOPQ. 2- O(A) sr.(a) já ouviu falar de algum caso de corrupção na prefeitura de MNOPQ? Fonte: DataUff, 11/1999

13 QUESTIONÁRIO Resultados obtidos para duas perguntas diferentes sobre corrupção, out. 1999 Pergunta Pergunta 2 Há corrupção (respostas afirmativas) % % Não há corrupção (respostas negativas) % % Fonte: DataUff, 11/1999

14 QUESTIONÁRIO Levar em consideração o nível de instrução formal dos entrevistados O questionário deve ser formulado levando em consideração tanto a população com menor sofisticação cognitiva (nível mais baixo de escolaridade formal) quanto aquela de maior sofisticação cognitiva.

15 QUESTIONÁRIO Pode-se fazer ainda os seguintes questionamentos:
A pergunta pode ser mal compreendida? Contém termos difíceis ou com significado dúbio ou obscuro? As palavras utilizadas são de domínio do público-alvo? A redação é simples e curta? Existe palavras desnecessárias? Existe algum outro sentido que a pergunta pode ter para quem responde?

16 QUESTIONÁRIO A redação está emocionalmente carregada ou deformada para dirigir as respostas em determinado sentido? Tende a despertar objeções, de qualquer tipo, do respondente? Consegue deixar explícito que a resposta a ser dada refere-se ao que a pessoa pensa ser a verdade e não ao que ela deseja que seja a verdade?

17 QUESTIONÁRIO Quanto à forma de resposta à pergunta Perguntas fechadas
Dicotômicas Escolha múltipla Escala

18 QUESTIONÁRIO Perguntas abertas
O entrevistado pode dar a sua própria resposta. Este tipo de questão permite explorar mais o tema junto ao entrevistado, estimulando-o a dizer livremente suas razões, seus posicionamentos, preferências etc. O entrevistador, por outro lado, irá registrar com a maior fidedignidade possível as observações, os sentimentos do entrevistado.

19 QUESTIONÁRIO Perguntas fechadas
As questões fechadas são aquelas nas quais um leque de respostas possíveis é fornecido ao entrevistado, que deve escolher aquela que melhor corresponde a sua resposta.

20 QUESTIONÁRIO - EXEMPLO
Eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro-1998 Pergunta aberta – intenção de voto espontânea Este ano teremos eleição para governador: se a eleição fosse hoje, em quem o(a) sr.(a) votaria? (não ler as opções) 1 Luiz Paulo César Maia Garotinho 7 Nenhum/Nulo/Branco/Outro 10 Indeciso/Ns 9 NR

21 QUESTIONÁRIO Eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro-1998
Pergunta fechada – intenção de voto estimulada Se a eleição para governador fosse hoje e os candidatos fossem estes (mostrar disco verde) em quem o(a) sr.(a) votaria? 1. César Maia Garotinho 3. Luiz Paulo Ciro Garcia 5. Lúcia Souto Tenório Cavalcante 8. Lenine de Souza Nílson de Almeida 12. Dalva de Moraes Maria Luisa Vidal 14. José Veríssimo Filho Paulo da Costa Freitas 7. Nenhum/Nulo/Branco/Outro Indeciso/NS-

22 Resultados para a mesma pergunta formulada de duas maneiras diferentes
QUESTIONÁRIO Resultados para a mesma pergunta formulada de duas maneiras diferentes (Eleição para o governo do estado do Rio de Janeiro: pesquisa realizada em 20 e ) Resultados Pergunta aberta Pergunta fechada % % Garotinho , ,5 César Maia , ,3 Luiz Paulo , ,8 Outros candidatos + nulo e branco 15, ,8 Indecisos , ,9 Não respondeu , ,7 Alberto Carlos Almeida, “Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião”, pg.81.

23 QUESTIONÁRIO Vantagens das perguntas com respostas abertas:
influenciam menos os entrevistados e estes podem expressar livremente suas opiniões sobre o perguntado; proporcionam aos pesquisadores comentários, explicações e esclarecimentos importantes para a interpretação e análise de perguntas com respostas fechadas.

24 QUESTIONÁRIO Desvantagens das perguntas com respostas abertas:
tempo e custo elevados; dificuldades para codificação. A codificação exige pessoal especializado e depende da interpretação subjetiva de cada codificador; possibilidade de viés do entrevistador.

25 CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO
Vantagens das perguntas com respostas fechadas:

26 CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO
Desvantagens das perguntas com respostas fechadas:

27 QUESTIONÁRIO Quanto à forma de resposta à pergunta
“...não existe uma técnica superior ou inferior de formulação de perguntas, sejam elas abertas ou fechadas... Quando a questão é nova e não muito bem explorada... a técnica de perguntas abertas pode ser a mais adequada... Quando se deseja forçar o entrevistado a escolher entre A e B, entre opções mutuamente excludentes... a técnica da pergunta fechada é a mais indicada”. (Alberto Carlos Almeida, Como são feitas as pesquisas eleitorais e de opinião, pg. 83)

28 QUESTIONÁRIO Quanto à seqüência das perguntas
Opiniões do entrevistado sobre o tema pesquisado Exemplo: Qual é o maior problema do Brasil hoje? Perguntas sobre intenções e comportamento passado Perguntas demográficas e socioeconômicas

29 QUESTIONÁRIO A disposição das perguntas precisa seguir uma progressão lógica para que o informante: tenha interesse em responder, sendo as perguntas atraentes e não controvertidas; responda os itens mais fáceis para os mais complexos; seja levado gradativamente de um quadro de referência a outro; não seja influenciado pelo conteúdo das perguntas anteriores.

30 QUESTIONÁRIO tenham palavras com sentido ambíguo
Deve-se evitar perguntas que: tenham palavras com sentido ambíguo usem palavras muito enfáticas não sejam aplicáveis exijam muito da memória ( vezes ) tenham duas questões implícitas sejam tendenciosas etc.

31 Exemplos de perguntas que não devem ser formuladas
QUESTIONÁRIO Exemplos de perguntas que não devem ser formuladas O Sr(a) é a favor ou contra a Reforma Agrária: 1- A favor, em terras desocupadas do Estado 2- A favor, em terras improdutivas já desapropriadas pelo Estado 3- A favor, em terras improdutivas a serem desapropriadas pelo Estado, com a respectiva indenização prevista em Lei aos donos das terras 4- A favor, em terras produtivas, com o estabelecimento de indenização aos donos das terras 5- Contra

32 QUESTIONÁRIO Exemplos de perguntas que não devem ser formuladas
Os Impostos pagos no Brasil somam 36,45% do PIB, só perdendo para a Suécia com 47% e Alemanha com 36,7%. O Sr(a) considera esse percentual: 1- Justo, não precisa mudar pois o Governo necessita de recursos 2- Injusto, o Governo precisa fazer Reforma Tributária com urgência

33 PRÉ-TESTE O pré-teste é a aplicação piloto do questionário a um número pequeno de pessoas, fora do grupo que o está elaborando. Consiste em saber como o instrumento se comporta numa situação real de coleta de dados. A análise das respostas do pré-teste pode levar a uma revisão das perguntas. Recomenda-se realizar um pré-teste antes da finalização do questionário.

34 PRÉ-TESTE as perguntas estão sendo entendidas como deveriam ser;
Objetivos do pré-teste. Verificar se: os termos utilizados são de compreensão dos entrevistados; as perguntas estão sendo entendidas como deveriam ser; as opções de respostas nas perguntas fechadas estão completas; a seqüência das perguntas está correta; não há objeções na obtenção das respostas; se a forma de apresentar a pergunta não está causando viés etc.

35 PRÉ-TESTE Discussão com os entrevistadores Antes do pré-teste
Após pré-teste

36 COLETA DE DADOS Cronograma das atividades de coleta de dados Atividade
Início/Término N° dias disponíveis Instrumento e material para pré-teste Amostra para pré-teste Realização do pré-teste Avaliação dos resultados do pré-teste Reformulação do instrumento Impressão do instrumento Recrutamento, seleção e contratação dos entrevistadores

37 Cronograma das atividades de coleta de dados
Início/Término N° de disponíveis Material para treinamento Treinamento dos entrevistadores Aplicação dos instrumentos Verificação dos instrumentos no campo Verificação do trabalho dos entrevistadores Verificação dos instrumentos no escritório Elaboração do relatório final

38 ENTREVISTADORES Os principais erros cometidos pelos entrevistadores são provenientes de: ausência de empatia entre entrevistador-entrevistado; forma de perguntar; forma de registrar a resposta; desonestidade.

39 ENTREVISTADORES FORMA DE PERGUNTAR
Cumprimentar o entrevistado, identificar-se Apresentar os objetivos da pesquisa e prometer sigilo Procurar ficar profundamente familiarizado com o instrumento de coleta de dados Fazer as perguntas exatamente como elas estão escritas Fazer as perguntas na seqüência em que aparecem Efetuar todas as perguntas do instrumento

40 ENTREVISTADORES FORMA DE PERGUNTAR
Usar técnicas apropriadas para obter respostas Repetir a pergunta Aguardar silenciosamente a resposta Repetir a resposta do respondente Tranqüilizar o respondente (“Nós estamos apenas procurando saber o que as pessoas pensam a respeito disto”.) Estimular através de perguntas neutras (“Algo mais?”; “Alguma outra razão?”) Anotar qualquer mudança que tenha ocorrido

41 ENTREVISTADORES FORMA DE REGISTRAR A RESPOSTA
Escrever o mais legível que for possível. Anotar as respostas durante a entrevista, nunca deixar para depois. Utilizar, de preferência, as próprias palavras dos respondentes. Não sumarizar nem parafrasear as respostas.

42 ENTREVISTADORES CONDUTAS Nunca discutir com os entrevistados.
Aceitar naturalmente todas as opiniões e não demonstrar surpresa ou desaprovação. Não apresentar suas opiniões pessoais e, muito menos, sugerir possíveis respostas a uma pergunta. Manter o controle da entrevista, desestimulando conversas desnecessárias.

43 ENTREVISTADORES Não entrevistar Pessoas juntas
Pessoas usando bótons, camisetas, bonés Pessoas em residências que possuam placas, faixas, adesivos Pessoas próximo ou em locais que possam influenciar no resultado da pesquisa Duas pessoas em uma mesma residência Casais (esposo e esposa, noivos, namorados) Pessoas que se ofereçam para responder a pesquisa

44 ENTREVISTADORES Cada entrevistador deverá gravar diariamente duas entrevistas, para que se possa tirar qualquer dúvida quanto a aplicação do questionário.

45 COORDENADORES Coordenar todas as ações dos entrevistadores Fiscalizar Conferir Dirimir possíveis dúvidas Ao final de cada dia conversar com os entrevistadores para colher impressões que possam contribuir com o trabalho. Produzir um relatório diário contendo as suas impressões e a dos entrevistadores sobre o trabalho de campo.

46 TABULAÇÃO – EXEMPLO I – Segundo Voto Consolidado para Ideli Salvatti O (A) Sr(a) diria que o seu 2° voto p/ o Senado já é um voto consolidado, firme, ou ainda pode mudar? Citações Estimuladas NA % Tem certeza de que votará na candidata Certamente votará na candidata Talvez mude de candidata Não sabe/Não respondeu (Brasmarket-Análise e Investigação de Mercado, Relatório de Pesquisa, Avaliação político-eleitoral: Estadual, Agosto de 2002, pg.35)

47 TABULAÇÃO – EXEMPLO II – Segundo Voto Consolidado para Ideli Salvatti O (A) Sr(a) diria que o seu 2° voto p/ o Senado já é um voto consolidado, firme, ou ainda pode mudar? (Brasmarket-Análise e Investigação de Mercado, Relatório de Pesquisa, Avaliação político-eleitoral: Estadual, Agosto de 2002, pg.35)

48 Pesquisas Eleitorais Exemplo III Amostra

49 NÃO EXPLICAR O ÓBVIO 2.2- Intenção de voto estimulada para 1° turno
...43% dos eleitores afirmam votar em Esperidião Amin(PPB) atualmente, obtendo 15 pontos percentuais a mais que o segundo colocado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), indicado por 28% dos eleitores... Sendo estes os candidatos a governador, para quem o(a) Sr(a)/você votaria se a eleição fosse hoje?

50 2- Governador de Santa Catarina 2.1 – Intenção de voto espontânea
Exemplo II 2- Governador de Santa Catarina 2.1 – Intenção de voto espontânea ... o atual governador Esperidião Amin obtém a liderança de intenção de voto, sendo citado por 26% dos eleitores..., LHS, ocupa a segunda colocação, citado por um em cada dez entrevistados (10%). Aparecem ainda os prefeitos de Chapecó, José Fritsch e de Florianópolis, Angela Amin, ambos com 2% de indicações. Se as fossem hoje, em quem o(a) sr(a) votaria para Governador de Santa Catarina? (Gráfico - Mapa, 26 a 03/03/2002, pg. 22)

51 Pesquisas Eleitorais Tabulação dos dados Filtros Cruzamentos
Desvios entre entrevistadores Tabular os extremos (entrevistadores), exceto quando homogêneos. Cruzamentos (Pegar exemplo de uma pesquisa)

52 Pesquisas Eleitorais Observação
Até que ponto vale a pena falar sobre Margem de erro x Nível de confiança?

53 Pesquisas Eleitorais Relatório final e análise dos resultados
Estrutura Sumário Especificação teórica da pesquisa Tabulação das perguntas Cruzamentos Sugestões Anexos Questionário Instrumental auxiliar de coleta de dados Codificação das perguntas


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