Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO
2
INJEÇÃO ELETRÔNICA SISTEMA: CFI AUTOLATINA
AULA PARTE 1/3 INTRODUÇÃO SCOPINO TREINAMENTOS
3
ENVIE SUAS DÚVIDAS À UMEC
TEMOS PLANTÃO DE DÚVIDAS AO VIVO COM O INSTRUTOR SCOPINO NO FINAL DESTA AULA.
4
Já tivemos aulas sobre sistemas de injeção eletrônica: LE JETRONIC - SPI – MULTEC 700
Agora veremos: Injeção Eletrônica CFI - FIC Linha AUTOLATINA VW - FORD
5
CFI Trata-se de um sistema fabricado pela FIC (Ford Industria e Comércio), e com apenas um injetor para alimentar o motor de 4 cilindros. CFI = Central de Injeção de Combustível Não possui lâmpada de diagnóstico no painel, mas por ser um sistema digital, permite a comunicação via scanner ou até mesmo o códigos de piscadas, através de uma lâmpada colocada no conector de diagnósticos.
6
A ESTRATÉGIA BÁSICA E C U SINAIS DE ENTRADA SINAIS DE SAÍDA
7
ECU
8
A APLICAÇÃO Este sistema está aplicado na linha Autolatina (holding que incluía as linhas VW e FORD): Família GOL – PARATI Família ESCORT – LOGUS – POINTER – VERONA - PAMPA Família SANTANA – QUANTUN –ROYALE - VERSAILLES de 1994 à 1996 Trata-se de um sistema monoponto digital. Por questões de níveis de poluentes, não atende a FASE III do PROCONVE.
9
DETALHES NO VEÍCULO
10
O PRINCÍPIO Este sistema possui sensores e atuadores ligados à ECU, e por ser um sistema digital, é possível a substituição de sinal de todos os sensores (exceção o sensor de rotação / dentro do distribuidor), também possui códigos de falhas registradas em memória de defeitos passados e presentes através de scanner, ou pelo código de piscadas (colocando lâmpada no conector).
11
FUNCION. DA BOMBA DE COMB.
CHAVE DE IGNIÇÃO POSIÇÃO DA CHAVE FUNCION. DA BOMBA DE COMB. DEFINIÇÃO DO SISTEMA CONTATO LIGADO LIGADA POR 03 SEGUNDOS O.K. LIGADA CONTÍNUA FALHA GRAVE
12
DETALHE NA CENTRAL DE FUSÍVEIS
13
DETALHES DOS RELÉS NO ESCORT: VERDE= ECU MARROM= BOMBA
14
FUSÍVEL COM SOLDA FRIA
15
O FUNCIONAMENTO Neste sistema temos uma única válvula injetora, chamado de monoponto ou single point. É justamente o controle deste atuador o principal controlado pela ECU (60 pinos), o TI = Tempo de Injeção. A ECU recebe as informações de vários sensores, processa-as e comanda os atuadores, controlando a injeção e o mapeamento do ponto de ignição.
16
MÓDULO TFI Neste sistema temos um módulo de ignição, que serve para comandar a bobina (fechamento do primário) enquanto a ECU não assume este mapeamento. O SHORTING PLUG serve como interruptor desta comunicação, portanto serve também para a regulagem do ponto de ignição.
17
MÓDULO TFI SHORTING PLUG
18
SHORTING PLUG
19
PERGUNTA QUAL É O PROCEDIMENTO PARA A REGULAGEM DO PONTO DE IGNIÇÃO ?
20
RESPOSTA .AQUECER O MOTOR .MANTER EM MARCHA LENTA
.RETIRAR O SHORTING PLUG .COM A PISTOLA ESTROBOSCÓPICA AJUSTAR O PONTO ALTERANDO O DISTRIBUIDOR .REINSTALAR O PLUG
21
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS
OBRIGADO PELO ACOMPANHAMENTO DAS AULAS. ATÉ A PRÓXIMA: INJEÇÃO ELETRÔNICA CFI – PARTE 2/3 Instrutor Scopino
22
AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
E AGORA VAMOS AO VIVO UMEC – UNIVERSIDADE DO MECÂNICO AO PLANTÃO DE DÚVIDAS COM O SCOPINO
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.