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PublicouMaria das Dores Alves Álvaro Alterado mais de 8 anos atrás
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1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard
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2 Balanced Scorecard A construção de novas capacidades X contabilidade de custos tradicional → uma nova síntese: o Balanced Scorecard Balanced Scorecard: complementa as medidas financeiras do desempenho passado com medidas dos vetores que impulsionam o desempenho futuro. Objetivos e medidas do scorecard derivam da visão e da estratégia. Focos do desempenho organizacional para o BScore: Financeira- desempenho de curto prazo Do cliente Dos processos internos e de Aprendizado- desempenho de longo prazo Crescimento (KAPLAN; NORTON, 2001)
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3 Balanced Scorecard (1) O BScore deve traduzir a missão e a estratégia da unidade de negócios em objetivos e medidas tangíveis. O BScore é mais do que um sistema de medidas, é um sistema de gestão estratégica para administrar a estratégia a longo prazo. Sistema de gestão estratégica baseado no BScore: - Esclarece e traduz a visão e a estratégia; - Comunica e associa objetivos e medidas estratégicas; - Planeja, estabelece metas e alinha iniciativas - Melhora o feedback e o aprendizado estratégico (KAPLAN; NORTON, 2001)
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4 Temas estratégicos financeiros: Crescimento e mix de receitas Redução de custos Melhoria da produtividade Uso dos ativos/ Estratégia de investimento Estratégia e finanças
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5 Balanced Estratégia do cliente Temas estratégicos do cliente: Participação no mercado Retenção de clientes Captação Satisfação Lucratividade
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6 Aprendizado e crescimento Temas estratégicos aprendizado e crescimento Capacidades dos funcionários Capacidade dos sistemas de informação Motivação, empreendedorismo, alinhamento
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7 Processos internos Temas estratégicos processos internos Inovação Operações Serviço pós-venda Vendas geradas por novos produtos Vendas de produtos proprietários Lcto novos produtos X Lcto novos produtos dos concorrentes Lcto novos produtos X Planejamento Capacidade técnica do processo de produção Tempo para desenvolver nova geração de produtos
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8 Processos internos (1) Temas estratégicos processos internos Inovação Operações Serviço pós-venda Gerenciamento do estoque Custo de atividade X Concorrência Pedidos Perfeitos Desempenho Produção Conformidade com especificações Gestão da cadeia de fornecimento
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9 Processos internos (2) Temas estratégicos processos internos Inovação Operações Serviço pós-venda Crescimento do lucro do revendedor Satisfação do revendedor
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10 Implementação da estratégia Solução: converter a estratégia em processo contínuo. Estratégia Balanced Scorecard Orçamento Recursos → Operações → Resultados
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11 Mapa Estratégico O mapa estratégico no Bscor é uma arquitetura genérica para a descrição da estratégia. Ex.: fazer uma reengenharia da fabricação. Perspectiva financeira: Melhorar margem operacional Perspectiva do cliente: Reduzir preço ao varejista Perspectiva interna: Reengenharia cadeia fornecimento cadeia logística Perspectiva de aprendizado e crescimento: instalar e lançar software Módulo Produção
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12 Modelo de Plano Estratégico (0) Análise do cliente: segmentos; necessidades não-atendidas; motivações do cliente. Análise da concorrência: identificação; grupos estratégicos; principais concorrentes; grade de força da concorrência; Análise do mercado: identificação; tamanho real e crescimento; lucratividade; estrutura de custos; distribuição; tendências e desenvolvimentos; fatores- chaves de sucesso. Análise do ambiente: tendências e eventos potenciais; análise do cenário Análise interna:desempenho; estratégias passadas; problemas estratégicos; características da organização interna; análise do portfólio; forças e fraquezas da organização; projeções financeiras.
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13 Modelo de Plano Estratégico (1) Resumo da estratégia proposta: declaração da visão; descrição de estratégia; ativos e competências que dão VCs; iniciativas-chave de estratégia.
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